A cebola e o alho podem ser higienizados rapidamente com um pano úmido, embora não seja extremamente necessário, já que você provavelmente irá descartar as cascas. Depois disso, é só usar normalmente.
Para fazer o consumo de cebola ou de qualquer outro alimento oriundo do campo, sua higienização sempre deve acontecer antes do preparo ou do consumo in natura. No caso da cebola, uma simples higienização, como retirar as folhas mais superficiais do bulbo, resolve muitos dos problemas.
Deixe a cebola de molho por cerca de 20 a 30 minutos. Em seguida, escorra a água, descartando-a, e seque bem com um papel toalha antes de usar na receita para não deixar seu prato desnecessariamente aguado. Prontinho, já terá uma cebola bem menos ácida do que tinha meia hora antes!
- Frutas, legumes e verduras podem ficar de molho na solução de água potável e água sanitária por cerca de 15 minutos. No caso das folhosas, este tempo pode ser reduzido para 10 minutos. Após a imersão, enxaguar bem o alimento em água filtrada.
Focando-se no alho e na cebola, a especialista diz que mesmo tendo a casca, continua a ser necessário lavar antes de usar. "Se não forem lavados, os patógenos podem ser transferidos para as porções internas do alho ou da cebola enquanto são cortados [ou manuseados]", acrescenta.
O JEITO CERTO DE LAVAR SUA SALADA! COMO HIGIENIZAR SEUS VEGETAIS CORRETAMENTE
Tem que lavar o alho-poró?
Lave em água corrente para remover terra ou bichinhos que podem se alojar na parte interna do alho-poró. Seque o alimento com um pano limpo e corte em superfície plana no sentido contrários dos primeiros cortes.
Se quiser comê-lo cru, em seu estado natural, pode evitar seu sabor e seu cheiro tomando um pouco de suco de limão ou mastigando uma folha de menta. Dessa maneira poderá aproveitar ao máximo seus benefícios sem terminar com mau hálito ou com aquele sabor desagradável na boca.
Ah, e esse processo é melhor ser feito minutos antes de consumir. A cebola e o alho podem ser higienizados rapidamente com um pano úmido, embora não seja extremamente necessário, já que você provavelmente irá descartar as cascas. Depois disso, é só usar normalmente.
A temperatura baixa da geladeira transforma o amido presente nas cebolas em açúcar e faz com que elas murchem e estraguem mais rápido do que quando são armazenadas em temperatura ambiente. Por isso, o correto é armazená-las fora da geladeira em um local seco e arejado e consumi-las em até uma semana.
Existem muitos truques para obter uma cebola mais suave, alguns feitos em segundos, inclusive, mas isso varia muito de cozinheiro para cozinheiro. Danilo Galhardo, por exemplo, usa a estratégia de deixar a hortaliça fatiada de molho em água gelada por uma hora. “Fica sem acidez!”, garante o chef.
Também a cebola e o alho são produtos alimentares que provocam flatulência, pois contêm fibras e outros compostos que não são completamente digeridos, resultando na produção de gases. Uma forma de reduzir a flatulência é consumir estes alimentos cozinhados.
A maneira certa de guardar a cebola para durar mais é colocando em uma fruteira ou bacia, sozinha, fora de sacos e armazenada em local seco. Desse jeito, a cebola dura por até 7 dias e deve ser consumida durante esse mesmo período.
O alho e a cebola crus e em excesso são capazes de irritar a mucosa do estômago. Por isso, quem possui problemas gástricos graves e já diagnosticados deve evitar. Se for o caso, agende uma consulta com um gastroenterologista para acompanhamento e saber se pode incluir esses alimentos no seu cardápio.
Por exemplo, alimentos ricos em vitamina C, cebola, cúrcuma, uvas e alimentos ricos em ômega-3 afinam o sangue e contribuem para melhorar a circulação.
Lave os tomates: Coloque os tomates sob água corrente fria. Use uma escova de cerdas macias para remover sujeira visível e resíduos. Utilize vinagre: Em um recipiente, misture uma parte de vinagre com três partes de água. Mergulhe os tomates nessa solução por alguns minutos.
Em frutas cuja casca não é consumida, deve-se borrifar a solução de hipoclorito de sódio com água no momento do consumo. Lembre-se de enxaguá-la, também. A banana escurece se for lava- da e higienizada. É recomen- dável que ela esteja verde no momento da compra e você aguarde para higienizá-la an- tes do consumo.
Já para os legumes como cenoura, berinjela, batata e outros, pode optar por lavar com água corrente e fazer leves esfregadas com ajuda de uma escova, ou então, preparar a solução com água e sanitizante e deixar de molho por uns 15 minutos também.
Entenda como este processo deve ser feito. Mesmo que sejam descascadas antes de preparadas e cozidas, todas as batatas-doces precisam ser lavadas. Ao, lavar, são retirados não só os produtos químicos e pesticidas, mas também sujeiras e bactérias.
A batata-doce pode ser cozida também com casca. Nessecaso, deve-se lavar as raízes antes, em água corrente. Caso se pretenda descascar as batatas antes docozimento, deve-se realizar este procedimento debaixo da água, pois as raízes têm uma liga que gruda nas mãos.
Os alimentos devem ser lavados apenas com água da torneira fria, asseguram os especialistas. Lavar com detergente pode ser perigoso, dado que os vegetais e frutas são permeáveis e absorvem esses químicos.
- Além desse efeito anti-hipertensivo, o alho possui uma ação antiagregante plaquetária, então, pessoas que têm algum distúrbio de coagulação sanguínea, como hemofilia, ou tomam medicamentos popularmente conhecidos por “afinar o sangue”, como aspirina, devem evitar o consumo do alho - indica o médico nutrólogo.
Porque os chineses comem alho cru junto com a comida?
Porque os chineses comem alho junto com a comida? O seu cheiro e sabor característicos não só aguçam as papilas gustativas, como também agem como um agente bactericida natural e que auxiliam na digestão dos alimentos.
O que acontece se eu comer um dente de alho por dia?
Devido à ação antioxidante e anti-inflamatória proporcionada pela alicina e pelo enxofre, e devido ao seu teor em selênio e colina, o consumo frequente de alho ajuda a proteger as células do cérebro e a diminuir os danos causados pelos radicais livres, que estão envolvidos no surgimento de doenças neurodegenerativas, ...