- A peça recém comprada precisa de um banho antes de ser usada no corpo. O objetivo é eliminar resíduos que possam ter se acumulado no processo de fabricação, entre a tecelagem, passando por costura e embalagem, e o trajeto até chegar a você. - Na hora da lavagem, evite misturar as toalhas com outros tipos de roupa.
Nesse momento é importante fazer a lavagem sem sabão, para garantir que a peça fique macia para uso. Para essa lavagem, use vinagre e bicarbonato de sódio, assim as fibras serão desentupidas e desinfetadas, fazendo com que o pano fique com toque leve na pele na hora de secar.
A atenção para que suas toalhas de banho fiquem sempre como novas já começa nos primeiros cuidados. Assim que adquirir a sua peça, é indicado fazer uma lavagem inicial, antes de começar a utilizá-la. Neste momento, é importante não utilizar amaciante.
Então, como você viu, sim, sempre devo lavar toalhas novas antes de usar. Coloque um copo de bicarbonato para lavar e outro de vinagre na hora de enxaguar. Se possível, deixe de molho no bicarbonato por um tempo. Essa combinação ajuda a tirar bactérias e também a goma da fábrica.
Para evitar que isso aconteça, a recomendação é lavá-las com água fria. A água quente, além de tirar o brilho, resseca as fibras e a gramatura da toalha, deixando-as duras e diminuindo a absorção das mesmas.
- O vinagre branco é uma ótima opção para lavar toalhas de banho novas, pois ele possui ácido acético, que ajuda a eliminar bactérias e retirar a umidade das toalhas, ao mesmo tempo em que as suaviza. Então, no último enxágue, acrescente um copo de vinagre branco no compartimento para amaciante.
Aí é que está: não estamos limpos quando saímos do chuveiro
Mas não é só isso: no ar, existem milhares de espécies de micro-organismos, como fungos e bactérias, que se reproduzem mais com a umidade do tecido. Eles podem se impregnar na toalha e causar micoses e crises alérgicas.
O amaciante que utilizamos normalmente são menos concentrados, e então, acabam não formando uma película tão resistente em nossas roupas, e tão pouco fazem com que elas fiquem impermeáveis.
O ideal é trocar as toalhas em uso (banho e rosto) a cada cinco ou sete dias, dependendo do clima e da quantidade de banhos. Se for possível deixá-las secando ao sol ou bem ventiladas todos os dias, as toalhas vão manter-se macias e sem cheiro por mais tempo.
Outro erro comum é utilizar amaciante na hora de lavar toalhas de banho. Ao contrário do que o senso comum prega, esse produto não deixa as toalhas mais macias, e sim cria uma camada que prejudica a absorção de água. Ou seja, além de tornar a peça áspera ao toque, você ainda perde capacidade de secar.
Para ir direto ao ponto sobre quanto tempo você deve usar essas peças, Bloomfield diz que "uma frequência razoável [para a troca] seria pelo menos uma vez por semana". "Apesar de parecerem limpas, as toalhas terão contraído milhões de germes ao longo do tempo que podem ser um sério risco à saúde de quem mora com você."
Quantas vezes por semana devo trocar a toalha de banho?
As toalhas de mão e de rosto devem ser trocadas a cada 2 dias e as de banho no mínimo semanalmente, deixando-as bem esticadas após o uso”, orientou a especialista. No verão, a frequência deve ser maior, com a roupa de cama sendo trocada pelo menos 2x por semana.
Outra forma de remover goma de toalha nova é deixá-la de molho em água morna por 30 minutos, sem adicionar nenhum produto durante esse tempo. Após essa meia hora, pegue outro balde com água em temperatura ambiente e adicione um copo de vinagre branco.
Evite deixar as toalhas de molho, isso porque, caso elas fiquem muito tempo submersas na água e sabão, elas podem ficar com um cheiro estranho. Selecione o ciclo de lavagem suave e a temperatura da água de acordo com as instruções da etiqueta da toalha, o melhor é sempre lavar com água fria.
Mas o que usar, então, para lavar toalha de banho? Anote a listinha: sabão líquido ou em pó como o Lava-Roupas Tixan Ypê vinagre de álcool (ou outro transparente)
– Vinagre branco: Além de usar na primeira lavagem, você também pode adicionar vinagre branco no lugar do amaciante durante as lavagens regulares. Ele ajuda a amaciar as fibras e remover odores. – Não use alvejante: Evite o uso de alvejante comum, pois pode danificar as fibras da toalha.
Porque minhas toalhas de banho ficam com cheiro ruim?
Muitas toalhas cheiram mal porque não secam de maneira adequada, por isso evite deixá-las no banheiro após o banho. A umidade faz com que elas demorem a secar e facilita o acúmulo de sujeira.
Você pode não saber e a pessoa com quem você compartilhar a toalha ter piolhos, micoses, sarnas, em fases iniciais, em que talvez nem essa pessoa saiba ainda. Usando a toalha diretamente no corpo, você aumenta muito as chances de contaminação.
O ideal é lavar a toalha nova antes de usar, só com sabão e sem amaciante pra remover a goma, restos de tingimento e fiapos. Quem comprou toalhas, mesmo as de boa qualidade e elas estão soltando pêlos não se desespere com o tempo vai parar de soltar pêlos.
Algodão. Se você está procurando por uma toalha de banho que enxuga bem, as opções em algodão são as melhores. Elas também proporcionam maior maciez e durabilidade do que as confeccionadas em outros tecidos.
Utilize água na temperatura mais alta. Alternativamente, prepare um balde com água quente e o sabão e deixe-as de molho por cerca de 2 horas. Após torcer ou centrifugar, estenda as toalhas, de preferência no sol!
Segundo Philip Tierno, professor perito em higiene, microbiologista e patologista da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, as toalhas de banho podem causar mais danos do que ajudar. Isso porque a peça pode servir de refúgio para bactérias, fungos e diferentes tipos de germes presentes no banheiro.
Para toalhas novas, lave-as sempre antes do primeiro uso. - Após cada banho, evite deixá-las secando dentro do banheiro. Tente colocar a toalha bem estendida no varal, de preferência no sol. - Na hora de lavar, evite misturar toalhas com outras peças de roupa e não use muito amaciante.