A Linha de fitas LED COB requer o uso de uma fonte chave de 12V com 3 Ampéres, código 18016. As fitas 120 LEDs também devem ser utilizada com a fonte chave de 12V com 3 Ampéres, código 18016. Já as fitas de 180 e 240 LEDs necessitam da fonte chave de 12V com 5 Ampéres, código 18017.
Nesse sentido, será necessária uma fonte de alimentação de 60W ou 5A para atender a demanda de iluminação da sala de estar, como, por exemplo, a Fonte Slim para Fita Led 12V 5A / 60W Bivolt.
Como calcular a amperagem da fonte para fita de LED?
Outra forma prática para calcular a fonte ou driver para um rolo de fita é se, uma fita 12v que é 22w/m, logo a potência total é 110w (22w/m * 5m = 110w), o total 110w divide-se pela voltagem da fita que neste caso é 12v, e o resultado será a amperagem necessária para ligar o rolo de fita (110w / 12v = 9,16 ...
Para escolher a fonte ideal para sua instalação de fita de LED é necessário saber a metragem que será utilizada na instalação e a potência (W/m) ou corrente (A/m) da fita de LED que será instalada. Cada fita possui sua potência por metro, essa informação está presente no catálogo e na embalagem.
A fonte de alimentação deverá ter uma potência superior a 30% da potência total instalada, para que possa haver uma folga. Assim, para uma fita com 24 watts de consumo, um rolo de 5 metros de 4,8 watts por metro.
Sim, a Fita LED 5050 5 Metros Siliconada Branco Frio 6000k Prova D'água Sem Fonte é uma opção que não requer fonte de energia. Ela é à prova d'água e pode ser instalada em áreas úmidas e expostas ao tempo.
Quantos metros de fita de LED posso ligar em uma fonte?
Recomendamos que a ligação linear de uma fita LED 12V ou 24V não ultrapasse 5 metros de comprimento. Ligações lineares com quantidade superior a 5 metros podem ocasionar uma diferença de fluxo luminoso entre o início e o final do circuito.
Quanto tempo uma fita de LED pode ficar ligada direto?
Fitas de boa qualidade podem durar até 5 mil horas, enquanto as demais chegam a 30 mil. Sendo assim é possível deixar suas luzes ligadas por horas a fio sem se preocupar em substituí-las por um bom tempo, mas aqui também entra outro ponto importante: o uso consciente.
A Linha de fitas LED COB requer o uso de uma fonte chave de 12V com 3 Ampéres, código 18016. As fitas 120 LEDs também devem ser utilizada com a fonte chave de 12V com 3 Ampéres, código 18016. Já as fitas de 180 e 240 LEDs necessitam da fonte chave de 12V com 5 Ampéres, código 18017.
A corrente com que um LED trabalha é dada pelo fabricante. Geralmente, esta corrente está entre 6 e 20 mA. Para quase todos os tipos de LED a tensão sobre ele é próxima de 2 V.
Geralmente fonte para fita de LED opera em 12V ou 24V (depender da especificação da fita) e, ainda sim, é necessário levar em consideração a amperagem da fonte driver (mais comuns 1A, 2A, 3A, 5A, 10A, 12A, 15A e 20A) para realizar o cálculo para casar a fonte ideal para a fita ideal.
Se você tentar ligar a fita direto na tomada, as luzinhas podem pifar por conta da oscilação de energia. Do mesmo modo, o borne serve para conectar os fios da fita e do driver. Para facilitar, você pode comprar um kit que já venha com o rolo, o drive e os bornes.
Isso acontece porque não chega energia suficiente até os LEDs, pois a energia tem que percorrer um caminho mais longo fazendo com que a tensão diminua no final do rolo de fita. A tensão pode cair até 0.6V por metro.
Você pode usar a mesma fonte para alimentar mais de uma fita LED. Para isso, basta calcular a corrente total. Como as fitas LED podem ter comprimentos e especificações diferentes, o correto é ligar as fitas em paralelo com a fonte ou controlador.
Mas com as fitas de LED, é seguro deixá-las acesas a noite toda. Essas luzes emitem quase nada de calor. Eles são altamente eficientes e sua dissipação de calor é excelente.
As fontes de LED são extremamente reconhecidas por sua eficiência energética. Elas convertem a maior parte da energia em luz, reduzindo o desperdício de energia em forma de calor. Isso não apenas economiza dinheiro a longo prazo, mas também contribui para a sustentabilidade, pois reduz a pegada de carbono.
Escolha fitas LED de 12V se estiver trabalhando em um projeto menor, mais próximo da fonte de alimentação, e se o custo for um fator importante. Escolha fitas LED de 24V se estiver planejando uma instalação maior, onde a eficiência energética e a segurança são mais importantes.
“O consumo médio mensal depende da voltagem e da extensão da fita. Por exemplo, se temos dois perfis de LED com comprimento de 2 m com potência de 10W/m em uma sala comercial, o consumo será de cerca de 6.400W/mês”, diz.
A temperatura operacional da faixa de LED é de 122 a 140 graus Fahrenheit ou 50-60 graus. Normalmente, não excede 75 graus Celsius. Mas se isso acontecer, a faixa de LED esquentará, o que é denominado superaquecimento.