Antes de pensar que a sujeira é algo inútil no seu organismo, lembre-se que essa “meleca” é responsável pela defesa do nosso organismo, servindo como barreira protetora. Embora útil, é preciso removê-la. “A melhor forma de limpar as secreções do nariz é usar soro fisiológico.
Novo estudo publicado pelo European Respiratory Journal identificou que o hábito de tirar meleca do nariz pode espalhar a bactéria pneumococo, que causa pneumonia, otite, sinusite e meningite, contaminando objetos e outras pessoas. Não apenas cutucar o nariz, como esfregar a mão nele tiveram o mesmo efeito no estudo.
O nariz entupido é um incômodo muitas vezes associado à presença de muco, especialmente em excesso, mas a sensação pode aparecer mesmo sem esse elemento. “Sim, o nariz pode ficar entupido mesmo que não haja muco”, afirma o otorrinolaringologista Fabiano Haddad.
A boa notícia é que, apesar de ser algo nojento, comer catota ou cera de ouvido não é algo que faz mal. Além da quantidade ser pequena, ao serem engolidas, a acidez gástrica inativa elas e a digestão se inicia no estômago. O máximo que vai acontecer, portanto, é você ser julgado por alguém que te viu fazendo isso.
Cutucar o nariz é um hábito bastante anti higiênico e que pode gerar sensação de ojeriza às pessoas em volta. A manipulação excessiva do nariz pode causar traumas e lesões na mucosa respiratória aumentando a produção de crostas e levando a lesões persistentes.
COMO TIRAR CATARRO DO NARIZ COM ALHO? ISSO DA CERTO? É SEGURO?
Qual o jeito certo de tirar meleca do nariz?
“A melhor forma de limpar as secreções do nariz é usar soro fisiológico. A higiene nasal, além de remover o muco nasal, secreções purulentas, restos de células e crostas, diminui a inflamação local da mucosa. Cuidado ao retirar a secreção de qualquer jeito, pois pode causar sangramento”, orienta o otorrino.
O som de fungadas pode desencadear reações de luta ou fuga e/ou raiva (com resultados que podem incluir até violência involuntária) em algumas pessoas que sofrem de misofonia.
Ela serve como um filtro para o ar que respiramos, principalmente se você vive em uma cidade poluída, como Belo Horizonte. Na meleca ficam grudadas partículas de poeira e poluição, que podem causar alergias e outras doenças.
A meleca é um fluido corporal viscoso à base de água que o corpo produz para ajudar a se proteger. Ele funciona como a linha de frente na defesa contra infecções: ele ajuda a reter poeiras e qualquer outra partícula inalada acidentalmente, isso inclui vírus, bactérias e fungos.
Conhecida popularmente como meleca, o muco é uma mistura de proteínas protetoras, sais e água. Ele mantêm as passagens nasais lubrificadas e livres de germes, agindo como uma barreira hidratante contra a desidratação e objetos estranhos, incluindo bactérias e vírus.
Como parar de cutucar o nariz? Se você está buscando parar com o hábito de cutucar o nariz, por motivos higiênicos ou de saúde, confira as dicas a seguir: Spray de soro fisiológico: aplicar uma pequena quantidade de soro fisiológico no nariz, quanto ele estiver muito seco, pode prevenir o surgimento de “meleca seca”.
Numerosas bactérias habitam as mãos humanas, e praticamente ninguém desinfeta o dedo antes de enfiá-lo na narina. Se a imunidade está debilitada e a mucosa, danificada, os micróbios podem ir parar no cérebro, provocando uma meningite bacteriana.
Tanto o muco rosa quanto o vermelho indicam a presença de sangue. Quanto mais claro, menor a quantidade, claro. As causas mais comuns de sangramentos não devem ser motivo de preocupação. Elas incluem: ar seco, lesão por cutucar o nariz, resfriado, uso de drogas ou inalação de irritantes químicos.
Há quem diga que é falta de educação, mas cientistas do Canadá descobriram que cutucar o nariz e comer a “meleca” pode ser bom para a saúde. De acordo com eles, é uma forma de estimular o sistema imunológico.
Quando a secreção dos olhos entra em contato com o ar, ela se resseca, em um processo bem parecido com o das melecas no nariz. E, assim como suas primas catotas, as remelas também carregam impurezas e sujeiras em seu interior. "Tudo que pode ter risco de estar contaminado não é legal de comer, de jeito nenhum.
Tirar caca do nariz ou meleca, por exemplo, é um ato trivial de todos os seres humanos e por isso também deve ser investigado. Trata-se de um ato involuntário que começa desde criança, é mais inconsciente do que consciente, atinge bem e mal educados, que são levados pelo impulso de por o dedo no interior do nariz.
Para tirar o catarro da garganta, existem algumas dicas simples como beber bastante líquidos, tomar chá de limão com mel e fazer gargarejos com água e sal. Essas dicas diminuem a irritação na garganta e diluem o muco, facilitando a sua eliminação.
Cutucar o nariz aumenta o risco de infecção pelo SARS-CoV-2, segundo estudo holandês em profissionais de saúde - Especial COVID-19 - Atualidades - UNA-SUS.
Quando a gente engole o catarro ele vai pro pulmão?
O otorrinolaringologista Geraldo Augusto Gomes, do Hospital Universitário Clementino Fraga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), adverte que engolir a secreção não é a coisa mais segura a ser feita. "O muco pode ir parar nos pulmões e se aliar a outros fatores que contribuem para uma pneumonia", alerta.
“Não há problemas em engolir catarro. Na verdade, fazemos isso grande parte das vezes, apenas não notamos. Essa secreção é completamente destruída no estômago e no intestino. Portanto, tal prática não deverá piorar quadros de gripe ou o resfriado”, afirma o pneumologista Alexandre Kawassaki.