Por quanto tempo devo usar o aparelho de contenção? O ideal é que a contenção seja utilizada para sempre, durante toda a vida do paciente. Porém, no caso dos aparelhos móveis, os especialistas costumam recomendar o uso por, no mínimo, o mesmo período do tratamento com o aparelho fixo.
Depende! Você não precisa usar a sua contenção para sempre se não se importar dos seus dentes, como qualquer outro órgão humano, com o passar dos anos, sofrerem mudanças inerentes a qualquer pessoa, pela ação do envelhecimento. Os dentes não ficarão alinhados para sempre.
Deixar de usar aparelho móvel favorece uma nova movimentação dos dentes, que acarreta perda de controle da função mastigatória e alteração estética no sorriso. Ou seja, o paciente terá que lidar com retração gengival, abertura de espaço entre dentes e outros problemas do tipo.
Já os adolescentes e crianças normalmente precisam utilizar o aparelho de contenção por mais tempo, até a presença de todos os dentes permanentes e/ou até os ossos da face pararam de crescer. Entretanto, o ortodontista é o único que pode definir por quanto tempo você precisará utilizar o aparelho móvel.
QUANTO TEMPO USAR A CONTENÇÃO ORTODÔNTICA | É VERDADE QUE A DE BAIXO É PRA SEMPRE?
Pode ficar sem usar aparelho móvel?
Por quanto tempo devo usar o aparelho de contenção? O ideal é que a contenção seja utilizada para sempre, durante toda a vida do paciente. Porém, no caso dos aparelhos móveis, os especialistas costumam recomendar o uso por, no mínimo, o mesmo período do tratamento com o aparelho fixo.
Muitos pacientes que não utilizam o aparelho de contenção podem colocar a perder todo seu tratamento, uma vez que a chamada recidiva vai contribuir para que os dentes voltem a sua posição original antes do tratamento ortodôntico.
Esse tempo de seis anos é muito tempo para se usar um aparelho ortodôntico, precisa avaliar o motivo desse tempo, pois não é normal isso. Eventualmente o uso prolongado e o excesso de forças de movimentação sobre os dentes pode provocar sequelas sim, dentre elas a reabsorção das raizes.
Como cada caso apresenta diferentes necessidades, e que não é incomum que alguns pacientes tenham que estender o tratamento por até cinco anos, por exemplo.
Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos. A seguir, veremos as razões para essa diferença de duração do tratamento.
Qual é o máximo de tempo que uma pessoa pode ficar com aparelho?
Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico
O tempo de duração do tratamento com aparelho nos dentes vai variar de acordo com a situação específica. Geralmente, o período dura entre 18 e 24 meses, mas também pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Diversos fatores vão influenciar nesse tempo de duração.
Quanto tempo depois de tirar o aparelho os dentes voltam?
Quanto tempo depois de tirar o aparelho os dentes podem entortar? Esse processo, que é conhecido na odontologia por recidiva (algo que volta a acontecer depois do tratamento para sanar) é gradativo. Por isso, é impossível dizer matematicamente: os dentes podem voltar a entortar em exatos x meses.
Assim sendo, quando o aparelho é removido, os dentes têm a tendência de voltar às posições com as quais estavam mais familiarizados, ou seja, às antigas colocações. Isso porque a estrutura óssea, a musculatura e os tecidos moles da boca precisam se adaptar ao novo posicionamento e à nova mordida.
Quantos anos uma pessoa tem que ficar de aparelho?
Outro mito muito comum é que o tratamento em adultos tem uma duração bastante superior. Com a evolução da ortodontia, isso não é mais uma realidade e, em média, o tempo total varia entre 18 e 24 meses, praticamente o mesmo período das pessoas mais novas.
Durante o tratamento, muitos pacientes relatam que começam a notar mudanças na sua aparência facial, sendo que a maior mudança perceptível é no sorriso ( alinhamento e nivelamento). Em resumo, o aparelho pode deixar o rosto mais bonito e uniforme, juntamente com o sorriso.
Não é comum um tratamento durar 10 anos. Converse com seu ortodontista e faça também uma avaliação com um cirurgião bucomaxilo, pois seu caso pode ser cirúrgico.
Normalmente, a remoção do aparelho não causa dor e não é necessário realizar nenhum tipo de preparação para a visita ao dentista. A sensação ao retirar o aparelho costuma de ser de alívio, já que não há mais pressão nos dentes e a superfície dental fica lisa novamente.
O que acontece se ficar muitos anos com aparelho nos dentes?
Como dito, o aparelho ortodôntico oferece maior risco ao surgimento de problemas que afetam a saúde bucal, como inflamações, acúmulo de bactérias, tártaro, cáries e gengivite, que ocorrem, principalmente, devido à má higienização da boca.
Qual o tempo máximo para usar aparelho ortodôntico?
Existem inúmeros fatores a serem considerados e usar amigos e conhecidos como parâmetro não é a melhor opção. No entanto, é possível ter uma estimativa: um tratamento ortodôntico normal dura, em média, entre 12 a 24 meses.
Um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses, contudo esse tempo pode variar devido a diversos fatores. Algumas das variáveis podem ser a gravidade da má oclusão, a necessidade de extrações, a idade do paciente, problemas hormonais, medicações e mecânica utilizada.
BEIJAR. Sim, à primeira vista os alinhadores e aparelhos de contenção podem não parecer a coisa mais sensual do mundo, mas a verdade é que não têm de estragar os momentos mais românticos. Dependendo do quão confortável se sente com a pessoa, poderá ser mais fácil ser franco sobre a necessidade de tirar o seu aparelho.
É normal o dente entortar durante o uso do aparelho?
Geralmente é um processo normal do tratamento, uma vez que o aparelho ortodôntico tem a intenção de movimentar os dentes até o seu alinhamento final, mas o ideal neste caso é tirar as suas dúvidas em relação ao planejamento proposto com seu ortodontista.
Preciso usar a contenção para dormir? Normalmente sim! É o período mais importante de uso, pois o aparelho fica por mais horas contínuas na boca. A quantidade de horas de uso da contenção varia de um caso para o outro.