Em vários pontos das cidades e das rodovias alemãs, existem radares de velocidade como os nossos, mas eles têm um tipo de radar ainda mais rígido. Em alguns lugares, os radares calculam a média de velocidade com que você trafegou num determinado trecho.
A Alemanha é o único país da Europa sem limite de velocidade em suas autoestradas. Existe uma velocidade recomendada de 130 km/h, que atinge praticamente 50% das autobahnen (plural de autobahn).
As multas por excesso de velocidade na Alemanha podem variar de € 10 a € 680. O valor da multa dependerá de onde seu carro foi parado e de quanto você excedeu o limite. Dirigir mais de 21 km/h acima do limite em qualquer cenário também resultará em pontos em sua carteira de motorista.
“Em alguns países da Europa, os radares fotográficos das rodovias, além de detectarem a velocidade instantânea dos veículos, são capazes de determinar a velocidade média desenvolvida pelos veículos entre dois radares consecutivos.
Ou seja: em ruas em que a velocidade máxima permitida é de 70km/h, por exemplo, a tolerância dos radares será de 77km/h. Já em estradas em que a velocidade é 110km/h, por exemplo, a tolerância será aplicada até 117,7km/h. Vale ressaltar que todas essas informações estão no Art.
Uma boa referência para saber se um radar existe ou não no local é o site do INMETRO. Outra fonte de informação interessante é o portal do DNIT, onde é possível visualizar os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados em todo país.
Usuários do Google Maps no Android e iOS conseguem ver avisos de radar e alertas de acidente quando pedem uma rota de carro: Enquanto isso, os limites de velocidade só aparecem quando você começa a navegação.
Para conferir se o radar que registrou a infração por excesso de velocidade estava dentro do prazo de validade previsto, é preciso acessar ao PSIE Inmetro - que é o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados. Ao acessar o site, basta clicar em "consulta de instrumentos".
No total são 232 e a maioria destes dispositivos são câmaras que 'apanham', de forma automatizada, quem não tem colocado o cinto de segurança (224 câmaras), os traços contínuos (quatro), quem passa sinais vermelhos (duas) e também não respeita os sinais de STOP (duas).
Em caso de infração a polícia alemã poderá exigir, a um condutor estrangeiro, o depósito de uma caução - caso seja recusada ou não se consiga pagar, o veículo será confiscado.
Pagamento de multas por infracções rodoviárias na Alemanha
Se um condutor for multado, receberá uma notificação com todos os dados necessários para o pagamento. Para pagar a coima, pode dirigir-se a qualquer banco ou instituição de crédito.
As multas por conduzir sob influência de álcool ou de substâncias psicotrópicas podem ir até aos 5000 euros e/ou levar a uma pena de prisão de seis meses. O consumo de álcool é proibido durante as horas de trabalho e nas seis horas que antecedem um período de trabalho.
Legalmente, as autobahns não têm limites de velocidades para algumas classes de veículos. No entanto, limitações são impostas (e executadas) em áreas urbanizadas, propensas a acidentes ou em construção. Em caso de mau tempo, os limites de velocidades são impostos e frequentemente fiscalizados.
Até hoje a Alemanha é o único país do mundo onde nenhum limite geral de velocidade se aplica às rodovias. Mas isso pode mudar rapidamente. O assunto na Alemanha é um pouco delicado, e, ao longo dos anos, houve incontáveis esforços para a introdução de um limite de velocidade para as rodovias alemãs.
É possível dirigir automóveis na Alemanha na classe que sua carteira de habilitação permitir seja a habilitação brasileira ou internacional e dentro da validade.
O site da Secretaria Nacional de Trânsito, antigo Denatran, também permite consultar multas de trânsito em todo o Brasil. Para isso, é necessário se cadastrar no portal https://gov.br e informar o CPF e a placa do veículo.
Como posso saber que órgão fez a autuação? O órgão autuador está discriminado no Auto de infração de trânsito, na Notificação de autuação e na Notificação de imposição de penalidade. É a esse órgão que você deve se dirigir, caso queira apresentar Defesa prévia ou Recurso.
A partir daí é preciso que a aferição do radar seja feita regularmente, respeitando um período de 12 meses, segundo a Portaria 158/2022 do Inmetro. Essa verificação metrológica visa atestar que o equipamento se mantém dentro das homologações técnicas vigentes.
Quer saber se o equipamento foi verificado? Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento, clique em consulta de instrumentos e defina Medidores de Velocidade. Tenha em mãos o número do INMETRO e número de Série do instrumento que deseja consultar.
Muitos motoristas têm adotado o Radarbot para escapar de multas nas rodovias brasileiras. O aplicativo de detecção de radares promete alertar sobre a presença de equipamentos que flagram o excesso de velocidade.
Os registros de radares móveis ou portáteis, conforme a proposta, só serão válidos caso a velocidade aferida esteja acima de 120Km/h. Mesmo os radares fixos, segundo o texto, só poderão aferir, para fins de registro de infração de trânsito, velocidades acima de 60Km/h.
Portanto, nas rodovias (via rural) com velocidades regulamentadas, iguais ou acima de 80 km/h, deve existir a sinalização R-19, entre 1km e 2km antes do ponto onde se localiza o equipamento eletrônico. E nas rodovias abaixo de 80km/h, a distância da sinalização é entre 300m e 1km.
O Sygic GPS Navigation o avisará quando houver um radar de velocidade móvel em seu caminho. Você receberá um alerta com bastante antecedência para que seja possível ajustar sua velocidade a tempo.