Ainda no assunto comunicação, é proibido acessar a Internet. A população em geral consegue, no máximo, usar a Intranet, uma rede de computadores interna e para lá de censurada, sem redes sociais, por exemplo. A Coreia do Norte proíbe ainda falar com estrangeiros, seja por ligações ou na rua.
Um artigo do Centro Estratégico de Estudos Internacionais (CSIS, em inglês) afirma que o acesso à internet na Coreia do Norte é limitado a pessoas de confiança do governo e algumas agências de segurança.
Na Coreia do Norte, a maioria da população não possui acesso a carros particulares devido a restrições econômicas e políticas. O uso de veículos privados é um privilégio reservado principalmente à elite governamental, estrangeiros residentes e algumas empresas estatais.
O turismo na Coreia do Norte é rigidamente controlado. Viajantes individuais não são permitidos, e os grupos são acompanhados. As receitas do turismo são utilizadas para apoiar o regime do ditador Kim Jong Un.
Bem-vindo ao namoro coreano! O Korean Dating é uma plataforma da Web para encontros que permite que coreanos e pessoas de todo o mundo estabeleçam conexões, se comuniquem e namorem.
Também mostra oficiais fardados repreendendo os garotos por não "refletirem profundamente sobre seus erros". O entretenimento sul-coreano, incluindo conteúdos de TV, é proibido na Coreia do Norte.
Segundo alguns levantamentos divulgados em 2022, o país tem em torno de 6,5 e 7 milhões de usuários de celulares. Cerca de duas entre 10 pessoas na Coreia do Norte utilizam esses modelos mais badalados, o resto da população tem celulares mais baratos.
Hoje, há ao menos duas igrejas presbiterianas em Pyongyang, uma das quais recebeu o evangelista americano Billy Graham em 1992. Em 1988, foi reconstruída uma catedral católica, a Igreja de Changchung, na cidade, mas sem sacerdotes residentes, celebrando missas apenas segundo a disponibilidade de clero estrangeiro.
Desde a China, que restringe o acesso a várias plataformas desde 2009, até a recente decisão da Rússia de bloquear o X em meio a conflitos, a lista de nações que restringem redes sociais é longa e diversa: Mianmar, Irã, Coreia do Norte, e Turcomenistão também fazem parte deste grupo.
Coreia do Norte: em 1º de abril de 2016 o país anunciou oficialmente o bloqueio de websites como YouTube, Facebook, Twitter, a Voz da América e vários outros sites de mídia sul-coreanas.
Mas, com tantas proibições, é praticamente impossível ter acesso a este tipo de conteúdo. Falando em sensualidade, o país também proíbe roupas justas e sensuais. Isso serve tanto para homens quanto para mulheres. Biquini, então, nem pensar.
Sua história não é nada convencional. A plataforma foi criada em 2011, após o terremoto seguido de tsunami que causou estragos no país. Além de servir como app de mensagens, o Line reúne uma série de outros recursos como sistema de pagamentos, feed de publicações, games e um monte de stickers como o WhatsApp no Brasil.
Qual o aplicativo de mensagem mais usado na Coreia?
A maioria dos 52 milhões de usuários do KakaoTalk está na Coreia do Sul. Já no Japão, são quase 90 milhões de usuários do Line só no Japão, também segundo dados da Statista, consultoria especializada em estatísticas e bases de dados. Já o Viber é popular em países do Leste Europeu, como Ucrânia e Belarus.
Escapar da Coreia do Norte é uma ação perigosa e difícil. Nos últimos anos, o líder do país, Kim Jong Un tem reprimido cada vez mais aqueles que tentam fugir. No início da pandemia, ele fechou as fronteiras do país, tornando Songmi, então com 17 anos, uma das últimas pessoas conhecidas a deixar o país.
A economia da Coreia do Norte é completamente nacionalizada, o que significa que alimentos, habitação, saúde e educação são oferecidos pelo Estado gratuitamente. A cobrança de impostos foi abolida desde 1 de abril de 1974.
É difícil entrar na Coreia do Norte? A menos que você seja cidadão sul coreano, não. Até mesmo americanos não costumam ter dificuldades para entrar no país, a taxa de reprovação é baixíssima, em geral não há entrevista e normalmente sua agência vai organizar tudo para você.