Babosa. Você pode moer a aloe vera (babosa) e deixar descansá-la em um recipiente com água. Após alguns minutos, coloque a mistura em um borrifador e espalhe sobre os móveis ou pisos de madeira que tenham cupins. Esta planta é conhecida por ser um poderoso inseticida natural, principalmente contra os cupins.
Espalhe bicarbonato de sódio nas áreas onde o inseto for encontrado. O bicarbonato de sódio vai acabar com cupins e também desativar os ovos. Essa dica é boa para resolver o problema de infestação na madeira.
Essa é uma ação que requer tempo, use ao menos três vezes por dia até a madeira estar totalmente livre dessa infestação de insetos. Você também pode utilizar o vinagre natural, sem diluir na água, mas o cheiro pode ser muito forte e acabar incomodando.
Vinagre. Cupins em apartamentos e casas são muito comuns, especialmente em imóveis mais antigos. Contudo, quando a infestação está no início, é possível utilizar vinagre para acabar com essa praga. Basta aplicar uma quantidade pura ou diluída em água nos lugares afetados.
Além de uma boa dedetização, dependendo da situação, é possível ter pequenas atitudes que podem manter esses insetos indesejados longe do guarda-roupas. Uma boa solução para evitar traças e cupins é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do armário.
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.
É preciso ser feito um pente fino nos móveis, aberturas e forros da casa para localizar possíveis furinhos ou farelos granulados – este último caracteriza os resíduos fecais dos cupins. Se a infestação for localizada, podem ser usados inseticidas domésticos especiais para esse tipo de inseto.
Alguns creem que encontrar cupins em sua casa pode significar que há uma ou mais pessoas com raiva pelas suas conquistas, ou seja, com inveja (o que dizem que também pode atrair traças).
A Origem dos Cupins e Sua Expansão. Os cupins são atraídos principalmente por materiais à base de celulose, como madeira, papel e certos tipos de tecidos. Eles se adaptam rapidamente às condições, especialmente em ambientes quentes e úmidos, tornando casas e edifícios alvos potenciais.
Como eliminar cupim com ingrediente natural e seguro?
1 – Óleo de cravo
O óleo de cravo pode ser usado como uma solução em água ou óleo de coco. Aplique dez gotas para cada 100 ml de qualquer um dos líquidos. Limpe os objetos infectados e, em seguida, passe a mistura com um pano úmido. O óleo de cravo é uma solução eficiente quando a infestação ainda estiver no início.
Recomenda-se misturar 100 ml de água e quatro colheres de sopa de sal. Umedeça cada bolinha de algodão com a mistura de água e sal. Esta receita servirá para atrair os cupins até algodão e a água com sal irá agir como uma forma de desidratar o inseto.
Esses pequenos insetos não costumam picar os humanos, apenas outros insetos. Apesar de o cupim soldado ter mandíbulas em formato de pinça que ajudam no processo de alimentação, o ataque às pessoas não faz parte das características da sua natureza. Além disso, eles também não transmitem nenhum tipo de doença.
A aplicação de inseticida é uma excelente alternativa para prevenir cupim na madeira. O produto possui ação cupinicida e formicida e pode ser utilizado tanto em ambiente interno quanto externo em construções, forros, estruturas de telhados, móveis e esquadrias.
Umidade – A umidade excessiva é um dos principais fatores que atrai cupins para uma casa. Eles precisam de água para sobreviver, então qualquer área que esteja úmida ou úmida é um lugar perfeito para eles. Madeira molhada – A madeira molhada é particularmente atraente para os cupins.
Faça uma solução com metade água e metade vinagre. Então, borrife nos móveis, portas ou no solo infestado por cupins e aguarde. Os resultados virão em seguida. Afinal, o vinagre é um item muito versátil na rotina da casa.
Borrife óleos com odores aromáticos e adocicados. Os óleos de laranja ou cravo são usados para matar a colônia de cupim, são menos tóxicos se comparados ao vinagre e devem ser borrifados como estratégia de combate e prevenção de novas colônias.
O óleo de cravo, para utilizar basta misturar 10 gotas do óleo em 1 litro de água. Em seguida, umedeça um pano limpo na mistura e aplique na madeira atingida pelos insetos. Já o óleo de laranja pode ser colocado diretamente nos móveis com cupins, além de ajudar no controle dessas pragas, deixa o ambiente perfumado.
Diluir 30 mL de PODEROSO 25 CE para cada 6 litros de água ou diluição desde que seja na mesma proporção. Homogeneizar a mistura. Aplicar o produto na superfície a ser tratada. Aplicar o produto a cada seis meses ou quando houver nova infestação de pragas.
O reparo da madeira danificada, apesar de ser um grande desafio, é possível quando o material não está gravemente comprometido pelo cupim de madeira. Por isso, ao suspeitar de uma infestação, é recomendável buscar assistência profissional para avaliar a extensão do problema e aplicar estratégias de controle adequadas.
Uma das principais características que os cupins odeiam é a presença de substâncias químicas naturais encontradas em algumas madeiras. Essas substâncias incluem taninos e resinas, as quais conferem um sabor desagradável aos cupins, tornando a madeira menos atrativa para eles.
O Agimax é considerado o melhor veneno para cupim de madeira, contendo bifentrina como ativo que atua por contato direto nas pragas. Em formato aerossol, ele combate focos de insetos em diversas áreas com eficiência, segurança e rapidez.
"É importante a colocação de telas em portas, janelas e outras aberturas para evitar a entrada dos insetos, principalmente durante as revoadas nupciais, que é quando os pares se formam e se reproduzem", orienta o especialista em descupinização, o serviço de erradicação de cupins.