Como qualquer outro peixe, o salmão também tem carne branca. Mas de onde vem aquela cor avermelhada característica do salmão? Essa coloração que conhecemos é adquirida com o tempo, em virtude de um corante natural chamado de astaxantina.
A cor real do salmão varia de quase branca a vermelha profunda, dependendo dos níveis de carotenoides que obtêm do krill e do camarão, sua alimentação; nos salmões criados em cativeiro, é-lhes administrado artificialmente o corante na comida.
A cor salmão apresenta diversas tonalidades que vão desde alaranjado até o rosado escuro. Como a cor salmão tem uma tonalidade leve é possível utilizá-la em detalhes decorativos ou até mesmo na pintura das paredes.
Já reparou que quando cozinha salmão vai-se libertando uma substância branca? Se sempre achou que essa substância era gordura, saiba que estava enganado. Esta substância, que até pode não ser muita apelativa ao olhar é na verdade, como explica o Independent, é proteína coagulada ou albumina.
A truta arco-íris, a mais usada no Brasil como salmonada, surgiu como alternativa para o salmão no país, porque se desenvolve em água doce (apesar de ter a capacidade de se adaptar à água salgada) e em temperaturas mais amenas, de 10°C a 20°C.
Habilidades de corte de salmão - Como cortar um salmão para o sashimi
Como identificar salmão falso?
Cor: O salmão fresco deve ter uma cor rosa-alaranjada brilhante. Se o salmão tiver uma cor desbotada ou esbranquiçada, pode ser um sinal de que foi tratado com corantes artificiais. Textura: O salmão fresco deve ter uma textura firme, mas macia e deve se desfazer facilmente em lascas.
No entanto, boa parte do salmão consumido no mundo é criada em cativeiro e não se alimenta do camarão, por isso, a carne desse animal apresenta naturalmente a cor cinza. Por motivos comerciais, a astaxantina sintética é incluída na refeição dos animais, dando o tom rosado à carne dos salmões de cativeiro.
A tinta salmão é uma ótima alternativa para quem quer trazer um ar sofisticado para os ambientes. Resultado da mistura entre vermelho, laranja e amarelo, ela pode ser encontrada em diversos tons, podendo ter nuances mais alaranjadas ou rosadas.
A cor salmão claro também é uma excelente alternativa para criar destaques na decoração com o uso de móveis e objetos nessa tonalidade. Na decoração em estilo clean, a cor salmão claro pode ser usada para combinar com as tonalidades brancas. A cor salmão claro varia do rosado ao coral.
O salmão antes eu pagava 38 reais, hoje está 44”, disse Nogueira. Segundo a Abipesca, Associação Brasileira da Indústria do Pescado, o aumento do preço está relacionado, em especial, à alta do custo da soja no mercado internacional, grão usado na ração dos peixes e que representa até metade do custo de produção.
A truta salmonada, também conhecida como truta salmão, possui algumas pintas avermelhadas, ao contrário do salmão. A coloração da carne do peixe também ajuda na diferenciação. Enquanto a truta salmonada possui uma tonalidade mais intensa, o salmão apresenta um tom mais suave.
O salmão é um peixe mediano da família Salmonidae, peculiar aos mares e rios europeus. Naturalmente encontrados nos oceanos Atlântico e Pacífico, eles retornam à água doce na época da procriação, quase sempre escolhendo o mesmo rio em que nasceu.
O peixe Corvina é um peixe de escamas, com coloração prata azulada, boca oblíqua, com um grande número de dentes recurvados e pontiagudos. Possui dentes na faringe e a parte anterior dos arcos branquiais apresenta projeções afiadas com a margem interna denteada.
Ao contrário da carne bovina, que obtém sua característica tonalidade vermelha do contato com o oxigênio do ar, o salmão selvagem obtem seu tom avermelhado por comer krill e camarão, que são muito ricos em um pigmento vermelho chamado astaxantina, o carotenóide mais poderoso do mundo.
O salmão é uma cor que se situa entre o rosa e o laranja, com um toque de pêssego. É uma tonalidade calorosa e convidativa que pode transmitir uma variedade de emoções e sensações, dependendo de como é utilizada.
A cor salmão transmite uma sensação de suavidade e calor, combinando a serenidade do rosa com uma tonalidade mais sutil e terrosa. Este tom evoca uma atmosfera tranquila e acolhedora, ideal para criar espaços que buscam equilíbrio e conforto visual.
O peixe criado em liberdade de alimenta de crustáceos que vão pigmentando naturalmente a sua carne até chegar à cor entre o alaranjado e o rosa tão particular. Porém, muitos criadores, para reduzir seus custos, alimentam o salmão com produtos sintéticos que tingem sua carne de forma artificial.
Uma das combinações mais populares é com tons neutros como branco, cinza e bege, que trazem um contraste suave e elegante para o ambiente. Além disso, é possível combinar a cor salmão com tons mais fortes como azul, verde e roxo, criando uma decoração mais vibrante e moderna.
Ao contrário da carne bovina, que obtém sua característica tonalidade vermelha do contato com o oxigênio do ar, o salmão selvagem obtem seu tom avermelhado por comer krill e camarão, que são muito ricos em um pigmento vermelho chamado astaxantina, o carotenóide mais poderoso do mundo.
Os olhos devem estar brilhantes e a guelra avermelhada. – Salmão em postas: É importante observar se a carne está com a cor mais rosada que vermelha e com um fresco aroma de mar. Evite postas esbranquiçadas, pois é um sinal de que o peixe está velho.
A truta tem uma forma mais arredondada do que o salmão, o que, em termos de aproveitamento do peixe, faz dele um peixe mais versátil, de onde se conseguem os melhores filetes.