Êxodo 12:13, 23 O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga.
O que significa passar sangue nos umbrais das portas?
O ato de passar o sangue do cordeiro nas portas identificava claramente quem adorava a Jeová. Imaginem a coragem que os antigos israelitas tiveram quando obedeceram ao mandamento de passar sangue em cada porta.
Em seu contexto original, o termo se refere aos umbrais da porta de casa, que pode compreender a trave superior, ou os dois postes que ladeiam a porta. O texto bíblico ordena escrever as palavras de Deus nas mezuzot, isto é, nos batentes da porta de casa, além de mandar escrever nos portões das cidades (Dt 6,9).
Por que Deus mandou pintar o batente da porta com o sangue do cordeiro?
O cordeiro da Páscoa é aquele cujo sangue foi aspergido, aplicado nas portas como sinal de livramento. Não adiantava apenas ter o cordeiro, era preciso aplicar o sangue, ele devia ser colocado nos umbrais e na verga da porta, pois era o símbolo da cruz, o símbolo da salvação (veja Êxodo 12).
Umbral ou ombreira é a denominação dada à laje de pedra ou peça de madeira colocada na parte inferior de uma porta sobre o piso ao nível do chão ou ligeiramente acima deste (soleira).
O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga.
O que os israelitas precisavam colocar nos umbrais de suas portas para se salvar da última praga?
Uma marca de sangue. Essa foi a ordem de Deus para as famílias israelitas que se encontravam no Egito. O sangue de um cordeiro sacrificado por cada família deveria ser passado nas laterais e nas vigas das portas das casas.
O Porta das Ovelhas, conforme citado na bíblia sagrada, Neemias, Capitulo 3, versículo 1 e em João, capítulo 5, versículo 2, é uma localidade ao norte de Jerusalém, por onde as ovelhas eram introduzidas para os sacrifícios por ocasião da Páscoa judaica.
O que era feito com o sangue do cordeiro na Bíblia?
Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, derramou seu sangue na cruz por nós para selar uma nova aliança com Deus, uma aliança de graça e de vida!
A mezuzá pode ser afixada por qualquer membro da família, contanto que seja afixado no umbral direito de cada dependência do lar, sinagoga ou estabelecimento judaico como lembrança do criador, com o propósito de santificação.
O mandamento bíblico para escrever nos umbrais das portas das casas, literariamente, é uma metáfora para simbolizar a importância de manter os olhos fixos na palavra de Deus, assim como em outras passagens se ordena escrever sobre as tábuas do coração, para interiorizá-las na memória.
Representa a imortalidade; seu fluxo contínuo consagra a infinitude. Capacita, também, algum entendimento sobre as emoções humanas, a essência da vida, o afeto, a proximidade físico-química: amor, paixão, desejo, domínio, violência, morticínio, extinção, fim.
O Sangue de Cristo é uma arma potente para a salvação da nossa vida e da nossa família, para a salvação da nossa nação e do mundo. Não há pecado algum, por mais grave que seja, que a Santa Igreja, pelo Sacramento da Misericórdia, que é a confissão, não possa perdoar.
Nesse contexto, tem como significado “oportunidade”. Em Jo 10.9, Jesus afirma, metaforicamente, ser a porta. Na lição de hoje, vamos aprender sobre o significado dessa afirmação para as nossas vidas. Ao afirmar ser a porta, Jesus estava querendo dizer que é a via de acesso e a oportunidade.
Elas continuam representando segurança e proteção. Na Bíblia, a palavra “porta” é citada mais de 300 vezes. O próprio Jesus Cristo diz que Ele é a porta que dá acesso ao Pai. Em nossa vida existem portas que precisam ser fechadas e outras que estão esperando para serem abertas.
Por sua parte, “Cristo, Bom Pastor, tornou-se a porta da salvação da humanidade, porque ofereceu a vida pelas suas ovelhas. Jesus, bom pastor e porta das ovelhas, é um chefe cuja autoridade se expressa no serviço, um chefe que para comandar doa a vida e não pede a outros que a sacrifiquem.
É o sacrifício no qual há derramamento de sangue. Exemplo de uso da palavra Sacrificio de aspersão: O sacrifício de aspersão é o que Jesus Cristo que se entregou para que seu sangue fosse derramado na Cruz do Calvário em favor de toda humanidade.
Porque o cordeiro tinha que ser assado e não cozido?
O sangue fala de sermos protegidos do julgamento de Deus, mas o ato de comer a carne assada do cordeiro significa que nos apropriamos dessa proteção. O Senhor Jesus passou através do fogo da ira divina contra o pecado.
Levítico 17:14 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) A vida de toda criatura está no sangue. Por isso eu disse aos israelitas: 'Jamais comam sangue, pois a vida de toda criatura está no sangue'.
O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga.
Ele também é o anjo da morte na tradição judaico-cristã. Azrael é a forma em português para o nome árabe Azra'il (em árabe: عزرائیل). O nome literalmente significa "aquele a quem Deus ajuda". Também é conhecido como Samael ou Sariel pelos cristãos.