Os famosos trens de alta velocidade europeus atingem velocidades de até 320 km por hora e são a maneira mais rápida de viajar entre as principais cidades européias. Os principais são o TGV, o Eurostar, o Thalys, o AVE e o ICE. São chamados popularmente de trem bala.
Com velocidade de até 320 km/h, os vagões operam entre Frankfurt e Colônia, no Vale do Reno, e entre Munique e Nuremberg, na Baviera, com nove linhas. Também há conexões internacionais para os Países Baixos, Bélgica, França, Suíça e Áustria.
🚆 os TGVs podem atingir uma velocidade de até 320 km/hora, assim como o trem-bala japonês Shinkansen 500. 🎫 até setembro de 2021, quando completou 40 anos, a SNCF informou que os TGVs da França já tinham transportado cerca de 3 bilhões de passageiros, segundo a RFI.
Quanto custa uma passagem de trem na Europa? Uma passagem de trem na Europa por 15 dias para um viajante em segunda classe custa 509 dólares. No caso da escolha ser primeira classe, o valor sobe para 679 dólares.
A rede ferroviária europeia é extensa e conecta a maioria dos países do continente. É possível viajar de trem para quase todos os países europeus, incluindo destinos populares como França, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Áustria, Holanda, Bélgica e muitos outros.
O trem de alta velocidade internacional TGV Lyria liga França e Suíça. No norte, você pode viajar de Paris para várias cidades suíças, como Genebra, Berna e Zurique.
Le Frecce conta com três trens - Frecciarossa (FR), Frecciargento (FA) e Frecciabianco (FB). Juntos, eles percorrem a maior parte da Itália, incluindo as principais cidades, como Roma, Milão, Veneza e Nápoles.
A partir da capital Lisboa, viaje em conforto para Coimbra, Porto e Braga, no norte, ou para Faro, no extremo sul. Com velocidades de até 220 km/h, os trens Alfa Pendular são o modo mais rápido de se locomover em Portugal. Além disso, contam com excelentes instalações, como Wi-Fi gratuito, snacks e bebidas a bordo.
A falta de investimentos e o desenvolvimento das rodovias tirou a força das locomotivas brasileiras. Por volta do ano de 1960, a malha ferroviária brasileira chegou ao seu auge no que diz respeito a quilometragem dos trilhos.
O preço normal para uma passagem de Madrid para Barcelona custará em torno de 386R$ se ela for comprada no dia da partida, mas passagens mais baratas podem ser encontradas por apenas 340R$.
Como falar das viagens de trem mais bonitas do mundo sem mencionar o Bernina Express, a locomotiva entre a Itália e a Suíça que corta as deslumbrantes paisagens alpinas oferecendo vistas inesquecíveis de montanhas, lagos e pitorescos vilarejos.
Eurostar é o serviço exclusivo de trem de alta velocidade que liga Londres a Paris, Bruxelas, Amsterdã e o resto da Europa, a velocidades de até 320 km/h. Todos os trens Eurostar têm instalações modernas, confortáveis e muito espaço para bagagem, além de um vagão-restaurante.
Até 2027, o governo português prevê que o tempo de percurso direto entre Lisboa e Madri seja reduzido para seis horas. Quando o percurso estiver totalmente operacional serão três horas. Hoje um dos trajetos ferroviários mais rápidos entre as duas capitais pode levar cerca de nove horas e envolve duas trocas de trem.
O custo da passagem de trem para 1 adulto na Europa varia entre 20€ até mais de 200€. O valor depende do roteiro, número de paradas, horário de embarque e classe do trem. Em geral, viagens de trem sem conexões e entre países costumam ter um preço mais alto.
Os dois principais pontos de partida dos trens da Thalys são Paris e Amsterdã (Holanda). Assim, você consegue chegar a destinos como Bruges (Bélgica) e Colônia (Alemanha).
Em termos de desenvolvimento ferroviário, a China está inquestionavelmente à frente. Em apenas uma década, o gigante asiático construiu quase 40 mil km de estradas de alta velocidade, mais do que o resto do mundo somado, e quer chegar aos 70 mil km até 2035.
A nova linha marca também a superação da meta de construção de ferrovias de alta velocidade que estava prevista para 2030. Segundo informou o Conselho de Estado da China no começo deste ano, o país já possui os 45 mil km de linhas de trem-bala.
A melhor dica é pegar um trem regional da TrenItalia (estação Milano Centrale) até a cidade fronteiriça de Tirano. Depois, é necessário sair da estação ferroviária e atravessar uma praça até a estação Bernina.
O Brasil deu um passo significativo no setor de transportes ao anunciar a construção de sua primeira linha de trem-bala, que ligará as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, com previsão de operação a partir de 2032.
Em apenas 15 anos, a China já construiu quilômetros de ferrovias de alta velocidade suficientes para circundar a Terra. O País também foi o primeiro a implementar um sistema maglev de trem, com serviço comercial em Xangai, com potência para até 431 km/h.
A Brightline, que está prestes a construir a linha Brightline West de Los Angeles a Las Vegas, também opera uma linha de Miami a Orlando, com uma velocidade média de 111 km/h. A outra é a linha Acela da Amtrak, entre Boston e Washington, D.C., que só é considerada de alta velocidade em 80 km de sua rota de 735 km.