A veia safena magna é a principal veia superficial localizada nos membros inferiores. Ela é uma das responsáveis por levar o sangue dos pés, pernas e coxas de volta ao coração.
Em cada perna, temos 2 veias safenas: uma maior que vai da virilha até o pé, chamada veia safena interna ou magna, e uma menor, que vai do joelho até o pé, correndo na face posterior da perna, a veia safena externa ou parva.
A veia safena é a principal veia do sistema venoso superficial dos membros inferiores e é responsável, junto com outras veias, por levar o sangue dos pés, pernas e coxas ao sistema venoso abdominal e em sequência ao coração.
A veia femoral é um grande vaso localizado profundamente na coxa. Ela às vezes é chamada de veia femoral superficial, para distingui-la da veia femoral profunda.
As varizes na coxa podem surgir mesmo com veias safenas normais, sendo resultado de alterações em outros sistemas de veias. Uma condição especial pode acontecer quando um mau funcionamento de veias de dentro do abdome se manifestar com o aparecimento de veias varicosas na região da virilha e coxa.
VEIA ENTUPIDA, QUAL A SENSAÇÃO? Como combater a falta de circulação nas pernas, pés e coração
O que causa dor na veia da coxa?
Uma das principais causas vasculares de dor nas pernas é a insuficiência venosa crônica, que é a doença que dá origem às varizes, microvarizes e vasinhos (telangiectasias). É uma má condição de circulação sanguínea que compromete o retorno venoso do sangue ao coração e pulmões.
A principal causa para as varizes dos membros inferiores é genética e hereditária, ou seja, a pessoa apresenta tendência para desenvolver as varizes, herdada de um familiar próximo que também apresenta esta predisposição.
A veia femoral é uma veia de grande calibre que se estende ao longo da parte interna da coxa. Ela começa na região inguinal, onde se conecta à veia safena magna, e se estende até a região poplítea, onde se divide em veias poplíteas.
A artéria femoral é a segunda maior artéria do corpo (a primeira é a aorta), localizada ao longo da coxa, sendo o principal vaso sanguíneo a irrigar o membro inferior.
A veia safena é uma das maiores veias do nosso corpo e se estende ao longo da perna, desde o tornozelo até a virilha, ela é responsável por transportar o sangue das pernas de volta para o coração.
Na maioria dos casos, os pacientes costumam apresentar dor, inchaço e vermelhidão na perna que está com a veia entupida. Outros sintomas possíveis são: calor nas pernas, dificuldade para andar, inchaço intenso e pele de cor esbranquiçada ou azulada.
Com o termo safena costuma-se designar ao menos uma das veias safenas do corpo humano. Além disso, em cada uma das pernas temos duas veias safenas principais: veia safena parva ou externa: a veia parva se localiza na parte posterior da perna, indo do tornozelo até a altura do joelho.
Quando está alterada, começa a aumentar de tamanho e seu fluxo passa a ser de cima para baixo, gerando um acúmulo de líquidos no membro – que se traduzirá das seguintes formas: Na pele: escurecimento (arroxeado em pés e acastanhado em tornozelos) e dificuldade de cicatrização.
Eles podem indicar uma complicação grave, como a embolia pulmonar, e exigem avaliação urgente. Se você sentir uma dor intensa e repentina na perna, principalmente na região onde o coágulo pode estar presente, pode ser um sinal de que o coágulo está causando uma obstrução grave no fluxo sanguíneo.
A artéria poplítea é a artéria que passa atrás do joelho. É a continuação da artéria femoral superficial da coxa e é responsável por gerar as artérias que levam sangue ao pé.
A artéria femoral é uma continuação da artéria ilíaca externa, e constitui a principal fonte de suprimento sanguíneo para o membro inferior. Na coxa, a artéria femoral passa através do trígono femoral (triângulo femoral ou de Scarpa), uma depressão rasa e triangular formada por músculos na parte superior da coxa.
Um aneurisma na perna geralmente não causa sintomas, a menos que um coágulo de sangue se forme no aneurisma. Se houver um coágulo de sangue, ele pode se desprender do aneurisma e obstruir o fluxo sanguíneo no pé e este fica dolorido, dormente e frio.
Quando ocorre uma ruptura de aneurisma da aorta torácica, uma dor extrema geralmente começa na região superior das costas. Essa dor pode irradiar para a região inferior das costas e para o abdômen conforme a ruptura progride. A dor também pode ser sentida no tórax e braços, como durante um ataque cardíaco.
Problemas na veia safena magna, tende a ocasionar dor nas pernas, edema, manchas escuras na pele e o surgimento de outras veias dilatadas e defeituosas na perna que “quebraram” por não aguentar toda a pressão em excesso na veia safena magna.
A mais comum de ser atingida e provocar casos do tipo é a artéria femoral, na coxa, ou sua “irmã”, a veia femoral, como aconteceu no episódio do sargento da Marinha Fábio dos Santos Maciel, em 2012.
A trombose venosa profunda se caracteriza pela formação de coágulos de sangue (trombos) nas veias profundas, geralmente nas pernas. Coágulos de sangue podem se formar em veias lesionadas, um distúrbio provoca a coagulação do sangue, ou algo retarda o retorno do sangue para o coração.
Nesse último caso, o vaso mais utilizado, mas não o único, é a veia safena. Como? Retiramos cirurgicamente um pedaço da veia safena da perna (isso mesmo: a veia safena se localiza na perna!) e colocamos lá no coração.
Varizes são aquelas veias dilatadas, tortas e de coloração roxa azulada que aparecem principalmente nas pernas, coxas e pés. Além do incômodo estético, elas podem causar dores, inchaço e sensação de fadiga, entre outros sintomas.
Dores, queimação e inchaço nas pernas. Sensação de peso nos membros inferiores. Cansaço. Presença de veias mais grossas, esverdeadas, azuladas ou avermelhadas, especialmente na área da perna.