Como usar a expressão "mas sim"?
Essa conjunção geralmente traz a ideia de oposição, indicando que os termos conectados são diferentes ou se opõem entre si. "Esse vestido não é dourado, mas sim roxo."Tem vírgula depois de mas?
OBS: Não é necessário usar vírgula depois do "mas" quando ele aparece de forma direta, ou seja, entre orações. A conjunção "mas" nunca vem entre vírgulas, em nenhum contexto. Diferente de "entretanto", que tem o mesmo significado e permite as vírgulas.Como pontuar mas sim?
Na expressão MAS, SIM, o “sim” é tão somente um reforço de “mas”, podendo, por isso, ser retirado da frase sem nenhum prejuízo de sentido; nesse caso, porém, deve vir entre vírgulas porque é um elemento intercalado. Exemplos: Biúde não quer obediência, mas, sim, respeito.Tem vírgula antes de sim?
Vamos ver, sim, gostei, gostei sim, sim, quero, quero sim, sim, espero, espero sim. Todas as vezes que você for utilizar. uma dessas expressões, você precisa usar a vírgula.✍Como usar a vírgula com o SIM
Tem vírgula depois do mas sim?
Frequentemente, nas minhas aulas, os alunos perguntam: – Professor, quando é que se usa vírgula depois do “mas”? Na verdade, não existe vírgula “depois” do “mas”; nem “depois” de “e”, nem de “que” ou de qualquer outro conectivo. A vírgula jamais se refere a qualquer conectivo; mas sim, à estrutura da frase.O que é mas sim?
Quando se utiliza a expressão «mas sim», estamos perante uma coordenação adversativa focalizadora1, na qual um dos termos é modificado por não e outro por sim. Esta construção permite marcar o contraste entre os dois termos coordenados ou entre constituintes dos dois termos.Pode vírgula antes do mas?
2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."Tem sim senhor vírgula?
Nos diálogos escritos veem-se outros tipos de vocativo: sim, mãe; não, doutor; sim, filha; não, excelência, etc. O usual entre nós é aparecerem as duas palavras formando um conjunto, uma resposta única, articulada sem a pausa e portanto sem a vírgula: sim senhor, sim senhora; não senhor, não senhora.Quando é proibido o uso da vírgula?
Nos casos onde o sujeito está deslocado, ou seja, ele não inicia a frase, a vírgula é proibida; Caso o Objeto Direto ou o Objeto Indireto apareçam deslocados, a vírgula é facultativa; Se a frase apresentar um predicativo do sujeito, com verbo de ligação, a vírgula é proibida.Onde colocar vírgula?
Usos da vírgula
- Para separar elementos que podem ser listados.
- Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.
- Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Para separar orações independentes.
Como se escreve e sim?
Vejam que na expressão “mas, sim,” o “sim” deve vir entre vírgulas, pois é uma palavra intercalada que serve apenas para reforçar o valor adversativo do “mas”. Já quando usamos a expressão “e sim”, o “sim” não vem entre vírgulas.Quando não usar vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separam por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.Tem vírgula depois de desta forma?
O conectivo "dessa forma" pode ser utilizado no início ou meio de uma frase, sendo precedido por uma vírgula ou ponto e vírgula.Tem vírgula depois de Olá?
Na expressão "olá, João", o nome João corresponde de facto ao vocativo, pois introduz uma interpelação ou chamamento, e deve estar separado da interjeição olá por uma vírgula.Tem vírgula depois de assim?
Antes de qualquer conjunção coordenativa, deve-se empregar a vírgula. Exemplos de conjunções coordenativas: mas; porém; contudo; todavia; entretanto; não obstante; no entanto; portanto; assim; logo; portanto; por isso; por conseguinte; de modo que, de maneira que; porque; pois; senão, etc.Vai vírgula depois de mas?
Vírgula obrigatóriaA vírgula antes da conjunção mas é obrigatória quando esta possui valor adversativo, isto é, de oposição. Veja os exemplos: Estudou muito, mas não passou.