A Guerra do Vietnã aconteceu entre 1959 e 1975 e foi um conflito entre os dois governos estabelecidos que lutavam pela unificação do país sob a liderança de quem vencesse. O conflito no Vietnã iniciou-se poucos anos depois de um primeiro conflito ter se encerrado: a Guerra da Indochina.
A Guerra do Vietnã foi um conflito armado envolvendo o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul. Influência da Guerra Fria: Norte (comunista) e Sul (capitalista). Os Estados Unidos entraram definitivamente na guerra, na década de 1960, ao reagirem a um ataque das tropas do Vietnã do Norte a uma embarcação norte-americana.
Renúncia de um presidente, adoção casuística do regime parlamentarista, radicalismo político, golpe de Estado seguido de ditadura militar, fechamentos do Congresso, elevado número de diferentes governos e subversão armada são alguns dos acontecimentos que movimentam o Brasil na conturbada década de 60.
A Guerra da Lagosta, como denominado jocosamente à época pela imprensa, foi um conflito entre os governos do Brasil e da França que se desenrolou entre 1961 e 1963. Um Boeing B-17 da Força Aérea Brasileira sobrevoando o navio de guerra francês Tartu (D636), ao largo da costa do Brasil em 1963.
A Guerra do Vietnã ficou marcada na história pelo envolvimento dos Estados Unidos. O governo norte-americano enviou tropas para o Vietnã entre 1965 e 1973, e a participação do país na guerra foi considerada um desastre completo do ponto de vista militar, da reputação do país e da opinião pública.
A Guerra dos Seis Dias foi um conflito que Israel travou contra Egito, Síria e Jordânia em 1967. Esse entrevero se iniciou quando Israel atacou o Egito de surpresa.
Foi uma década marcada pela repressão, censura e violência. Uma época que, no âmbito político, foi muito marcada por falta de democracia. Na política, os anos 60 no Brasil não foram anos de orgulho. No ano de 68 o Ato Constitucional Nº5 é decretado.
Nesta época teve início uma grande revolução comportamental como a Segunda Onda do feminismo que atingiu os Estados Unidos e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais. O Papa João XXIII abre o Concílio Vaticano II e revoluciona a Igreja Católica.
Os anos 1960 foram marcados por intensa militância política e militar de grupos de jovens rebelados mobilizados por ideias radicais que visavam modificar as sociedades de seus países. Estas ações foram acompanhadas por inúmeros manifestos públicos.
21 de abril: O Congresso dos Estados Unidos aprova a Lei de Direitos Civis de 1960 (Civil Rights Act of 1960). 21 de maio: O porta-aviões norte-americano USS Kitty Hawk é lançado. 17 de junho: A Vigésima-Terceira Emenda da Constituição dos Estados Unidos é aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos.
Nos últimos anos da década de 60 e início dos anos 70, ao mesmo tempo em que vivia seu período de milagre econômico e de ufanismo modernizante, o Brasil, governado por militares, montava o mais cruel sistema repressor que o país já viveu. Foram os chamados "anos de chumbo".
Os anos 60 foram marcados pela popularização do Rock and Roll com bandas como The Beatles, The Rolling Stones, Credence Clearwater Revival, The Who, entre tantas outras. Nessa época, também, a música era considerada pelos jovens como um ato político, por isso os influenciava tanto.
Com a renúncia de Jânio Quadros em agosto de 1961, João Goulart, ou Jango, como era conhecido, foi empossado na presidência da República, em 7 de setembro, após a aprovação pelo Congresso da emenda constitucional que instaurou o regime parlamentarista de governo.
Mudanças nos costumes e comportamentos: A juventude dos anos 60 no Brasil questionou e rompeu com padrões tradicionais de comportamento, como a rigidez moral e a repressão sexual. Houve uma valorização da liberdade individual, do amor livre e da busca por novas formas de relacionamentos afetivos.
A Guerra do Futebol, também conhecida como Guerra das Cem Horas, foi um conflito militar de curta duração – cerca de cinco dias –, envolvendo Honduras e El Salvador, em 1969. A tensão entre os beligerantes remontava a questões internas de ambos os países.
1970: Jordânia entra em guerra civil com conflito entre Exército e palestinos. Começou a guerra civil na Jordânia entre as forças do Exército, fiéis à monarquia hachemita, e os guerrilheiros palestinos no país.
A Guerra do Yom Kippur foi um conflito ocorrido em 1973 entre israelenses e árabes, na fronteira entre Israel e Egito, próximo ao Canal de Suez. Disputava-se o domínio das terras próximo ao canal.
O Festival de Rock Woodstock, ocorrido em agosto de 1969, nos EUA, marcou uma geração de jovens ligados aos ideais do movimento hippie e ao rock'n'roll. Woodstock foi um evento embasado pelos preceitos contraculturais que pregavam, entre outras coisas, a paz e o amor.
Em 12 de outubro de 1986, terminou em Reykjavik o encontro entre o então presidente americano Ronald Reagan e o então secretário-geral do PC soviético, Mikhail Gorbatchov. Foi um marco na superação da Guerra Fria.