Tinha ou havia particípio?

Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: "Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo". Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: "Ele foi salvo por um herói" e "Os bandidos estão presos".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Tinha particípio?

Após os verbos ter ou haver, devemos usar a forma regular: “havia suspendido”, “tinha ganhado”, “havia gastado”, “tinha conquistado”. Após os verbos ser ou estar, usa-se a forma irregular: “foi aceito”, “estava suspenso”, “fora ganho”, “era gasto”, “será pago”. Exemplos: O time tinha ganhado o último campeonato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escreverbem.com.br

Como saber qual particípio usar?

No caso dos verbos abundantes, a regra é simples: o particípio regular é utilizado com os verbos ter e haver (tempos compostos da voz ativa); o irregular, com os verbos ser e estar (tempos da voz passiva).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

Qual a regra para usar o particípio que tem duas formas?

Use ter e haver com o particípio regular e ser e estar com o particípio irregular. Modernamente, no entanto, alguns particípios podem ser usados com todos os auxiliares. É o caso dos verbos ganhar, gastar, pagar, pegar: tem gasto ou tem gastado, havia pegado ou havia pego, tinha pago ou tinha pagado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Como colocar o verbo no particípio?

O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado). Eles tinham dançado muito na festa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em laits.utexas.edu

HAVIA ou TINHA SE PRECAVIDO?

Tinha chegado ou havia chegado?

O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Tinha eleito ou havia elegido?

Elegido é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Os cidadãos tinham elegido o antigo presidente. Eleito é usado com os verbos auxiliares ser ou estar: – O candidato teria sido eleito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Tinha pagado ou tenha pago?

Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Tinha pago ou tenha pagado?

Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em curso-objetivo.br

Que eu tinha pego ou pegado?

Reforço que deve ser observado o verbo auxiliar (como exposto mais acima): “A Polícia tinha pegado prova contra o traficante.” “Prova contra o traficante foi pega (é ou ê) pela Polícia.” Etimologicamente, o particípio irregular “pego” não possui lógica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

É exemplo de verbo na forma nominal no particípio?

O particípio corresponde a forma nominal de uma ação terminada e divide-se em particípio regular e particípio irregular. As terminações do particípio regular são –ado e –ido e são formas nominais da 1ª, 2ª e 3ª conjugação verbal. Veja os exemplos abaixo: Exemplo 20: Brenda tinha fritado ovos para o almoço.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Como saber se é particípio ou adjetivo?

O particípio é uma forma nominal do verbo, por isso, se comporta como um adjetivo. Desse modo, os verbos no particípio flexionam-se em gênero e número. Em geral os verbos no particípio apresentam-se acompanhados de outros verbos (auxiliares), formando uma locução verbal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nilc.icmc.usp.br

É correto falar eu tinha trazido?

Onde entra nisso? Bem, o verbo TRAZER só tem UMA forma de particípio, que é a regular (trazido). Logo, a ÚNICA forma correta de se dizer é eu TINHA TRAZIDO. Ou seja, essa história de “tinha trago” é pura invenção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em forbes.com.br

Tinha trago ou tinha trazido exemplos?

A palavra “trago” é a primeira pessoa do singular, no presente do indicativo, dos verbos “trazer” e “tragar”. Já a palavra “trazido” é o particípio regular do verbo “trazer”. Considerando isso, a expressão “tinha trago” não existe, de modo que a expressão correta nesse caso seria “tinha trazido”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br

Tinha gastado ou gasto?

Gasto acompanha os auxiliares ser e estar: O dinheiro foi gasto com presentes para o Natal. A sola do sapato está gasta. Gastado pede a companhia de ter e haver: O idoso tem gastado muito com remédios. Ele havia gastado o dinheiro quando recebeu o convite.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Tinha sido entregue ou entregado?

Entregado usa-se com os verbos auxiliares ter e haver e não varia em género e número: – Ninguém tinha entregado uma proposta. Entregue utiliza-se com os verbos auxiliares ser e estar : – A proposta está entregue.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

É correto dizer havia?

A palavra havia corresponde à 3ª pessoa do singular (ele havia), enquanto haviam está na 3ª pessoa do plural (eles haviam). O verbo haver pode ser empregado em dois casos: No sentido de “ter”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blogdoead.com.br

Qual o tempo verbal de Havia?

Ao usar o verbo haver para indicar tempo transcorrido, observe o tempo da frase. Caso seja presente, use haver no presente (há); se o verbo da oração principal estiver nos pretéritos imperfeito ou mais-que-perfeito do indicativo, use haver no pretérito imperfeito do indicativo (havia).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portais.ufma.br

Qual é o verbo havia?

O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Tem ganho ou tem ganhado?

Ganhado se usa com os auxiliares ter e haver:tinha ganhado, havia ganhado. Ganho tem a vez com ser e estar: é ganho, está ganho. Modernamente, há forte preferência pelo emprego de ganho com todos os auxiliares: tem ganho, havia ganho, foi ganho, estava ganho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blogs.correiobraziliense.com.br

Qual é a função do particípio?

O particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br