Tinha pegado ou eu tinha pego?
Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.Foi pegada ou pega?
Você usará o pegado sempre quando o verbo anterior, ou seja, a palavra anterior. for ter ou a ver. Por exemplo, ele tinha pegado as minhas chaves, ele havia pegado as minhas chaves. Agora o pego você usará quando o verbo anterior.Foi pego ou pêgo?
Seja qual seja a pronúncia, observamos que pego,na frase acima, está associado ao verbo auxiliar ser: ele foi pego. É portanto particípio. Nada diverso de pago (foi pago), ganho (foi ganho) e gasto (foi gasto).Qual a diferença entre pego e pego?
O professor Pasquale fala sobre as diferentes pronúncias de 'pego', particípio passado do verbo 'pegar'. Segundo ele, a grafia antiga previa acento circunflexo, favorecendo 'pêgo'; contudo, o acento caiu. Hoje, na linguagem oral, a pronúncia varia de região para região, e os dois modos são aceitos.PEGO ou PEGADO? Fácil de entender | Aula de Português para concursos, vestibulares, provas, ENEM
O que é uma pegada?
Pegadas são as impressões ou imagens deixadas por uma pessoa andando ou correndo com ou sem sapatos. Rastros são aquelas deixadas por animais com cascos ou patas em vez de pés. Elas podem ser reentrâncias no chão ou algo colocado na superfície que ficou preso na sola do pé.É pegar ou pega?
A forma pegapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de pegar] , [terceira pessoa singular do presente do indicativo de pegar] , [nome feminino no português de Portugal / nome masculino no português do Brasil] , [nome feminino] ou [nome masculino] .Como usar o verbo pegar?
Expressões com o verbo "pegar"
- Embarcar, tomar (meios de transporte) - Ela pegou o ônibus às 10h.
- Adquirir (doença) - Peguei uma gripe, então fiquei em casa o dia inteiro. ...
- Segurar - A menina pegou sua bolsa.
- Buscar - Seu pai o pegou na escola.
- Capturar - O policial pegou o ladrão.
É correto pegar?
Verbos como “pegar” e “imprimir” podem ser conjugados no particípio de duas formas: pela forma regular “pegado” e “imprimido” e pela forma irregular “pego” e “impresso”. Para muitos linguistas e estudiosos da área, não existe certo ou errado.Tinha pagado ou tinha pago?
Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.Tinha sido expulso ou expulsado?
Expulsado usa-se com os verbos auxiliares ter e haver, por exemplo: – O árbitro tinha expulsado o jogador. Expulso utiliza-se com os verbos auxiliares ser e estar: – O jogador foi expulso.Tinha gasto ou gastado?
Gasto acompanha os auxiliares ser e estar: O dinheiro foi gasto com presentes para o Natal. A sola do sapato está gasta. Gastado pede a companhia de ter e haver: O idoso tem gastado muito com remédios.Tinha pegado ou tinha pego?
Reforço que deve ser observado o verbo auxiliar (como exposto mais acima): “A Polícia tinha pegado prova contra o traficante.” “Prova contra o traficante foi pega (é ou ê) pela Polícia.” Etimologicamente, o particípio irregular “pego” não possui lógica.Como conjugar pegar?
pegar
- Presente. eu. pego. tu. pegas. ele/ ela/ você pega. nós. ...
- Pretérito Perfeito. eu. peguei. tu. pegaste. ele/ ela/ você pegou. nós. ...
- Pretérito Imperfeito. eu. pegava. tu. pegavas. ele/ ela/ você pegava. nós. ...
- Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. pegara. tu. pegaras. ele/ ela/ você pegara. nós. ...
- Futuro. eu. pegarei. tu. pegarás. ele/ ela/ você pegará nós.