O Olympic e o Titanic eram praticamente idênticos, mas os dois navios tiveram histórias bastante diferentes. O irmão mais velho se envolveu em várias colisões, mas nunca chegou a afundar. Ele fazia a mesma rota que deveria ser feita pelo Titanic, ligando a Europa aos Estados Unidos.
O Californian estava atravessando o Oceano Atlântico na madrugada do dia 15 de abril de 1912, muito próximo da área onde o RMS Titanic havia colidido com um iceberg e estava afundando.
Desde sua reforma no final de 1912 até o lançamento do Queen Mary em 1936, o Olympic foi a maior embarcação comercial britânica já construída. Além disso, junto com o Titanic, os dois foram os navios mais noticiados e divulgados pela imprensa na época.
Joseph já tinha construído quatro navios que superaram a construção do RMS Oceanic, de 1899: RMS Celtic, RMS Cedric, RMS Baltic e o RMS Adriatic, todos muito luxuosos, mas não tão rápidos.
José Joaquim de Brito nasceu a 16 de abril de 1871 em Loulé, São Clemente, Algarve, Portugal. Era filho de Francisco José Fonseca e Maria de Brito. Tinha olhos descritos como “cinzentos” e cabelos castanhos. Sua esposa se chamava Mariana Teresa do Carmo.
A Liverpool and London Steamship Protection and Indemnity Association, que foi assumida pela White Star Line, afirmou ser dona de propriedades do navio porque pagou por elas. As duas empresas chegaram a um acordo não divulgado em 2007, e a RMST opera até hoje como proprietária.
Navegou por 4 dias, até às 23:40h de domingo, 14 de abril. Demorou 2 horas e 40 minutos para desaparecer da superfície do oceano. 4) Nos 4 dias de navegação, o navio recebeu 21 avisos de iceberg. Só no dia do afundamento, o Titanic recebeu 6 avisos de outros navios que navegavam nessas rotas.
Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine. Ter um barco que não afunda é o sonho de todo navegador, em especial aqueles que se aventuram em águas revoltas.
E seus destroços agora repousam a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, em um local do Oceano Atlântico a cerca de 640 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá. Até hoje, os icebergs representam risco à navegação.
Os restos do Titanic ficam no Oceano Atlântico Norte, cerca de 600 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá, e a cerca de 3,8 mil metros de profundidade. Os restos do naufrágio estão divididos em duas partes — com a proa e a popa separadas por cerca de 800 metros.
Mais de 100 anos depois de o Titanic ter afundado em sua viagem inaugural, em 1912, o testemunho do sobrevivente Frank Prentice continua sendo um relato poderoso e angustiante do terror absoluto sentido por quem estava a bordo. Frank Prentice tinha 23 anos quando sobreviveu ao naufrágio do Titanic.
Das 10 mil pessoas registradas a bordo do transatlântico, apenas 1.239 foram contadas como sobreviventes, tornando o ataque do Gustloff o naufrágio com o maior número de vítimas na história marítima, de acordo com a enciclopédia Britannica.
Paul Henry Nargeolet é considerado um dos maiores especialistas do Titanic, tendo embarcado em mais de 30 expedições para estudar o navio que está naufragado. De acordo com o jornal inglês, The Guardian, o estudioso está a bordo do submarino que está desaparecido no fundo do mar após irem visitar os destroços do navio.
Em abril de 1935, o navio foi retirado de operação e, posteriormente, vendido como sucata e atração de exibição para vários hotéis e alojamentos ingleses.
Jack morreu de hipotermia, e seu corpo afundou para o fundo do oceano, fazendo-o ser sepultado no mar. Por razões desconhecidas, não houve registro da existência de Jack a bordo do Titanic, devido ele não ter comprado legalmente suas passagens e não ter feito o check-up ao embarcar.
Os três navios da classe Olympic foram construídos pela Harland and Wolff, em Belfast, Irlanda. O Olympic foi o primeiro a ser lançado, em 1911, e o Titanic o segundo, em 1912. O Britannic, o terceiro, foi lançado em 1914, mas foi convocado logo pela marinha britânica para ser usado na Primeira Guerra Mundial.
Seus nomes foram depois definidos como Olympic, Titanic e Gigantic (depois alterado para Britannic), em referência a três raças da mitologia grega: olimpianos, titãs e gigantes.
Em 1912, no naufrágio do Titanic, 72% das mulheres que estavam a bordo sobreviveram. Das crianças, sobreviveram mais de 45%. Dos homens, menos de 20%. Havia um código de conduta que, naquela trágica ocasião, foi respeitado: em emergências, mulheres, idosos e crianças devem ser salvos primeiro.
Bruce Ismay, presidente da White Star Line e dono do Titanic, que se salvou em um dos botes. Acusado de covardia, ele caiu no ostracismo e foi à falência. Com o naufrágio, muitos destroços do navio foram perdidos e ficaram no fundo do oceano.
Gerou a sua fortuna estimada em US$ 87 milhões construindo hotéis, como o Waldorf-Astoria Hotel em 1897. Jacob Astor era pai de dois filhos, fruto do seu primeiro casamento.
Em uma reportagem do jornal inglês “The Guardian”, o leiloeiro Andrew Aldridge afirmou que Astor não era apenas o passageiro mais rico a bordo do Titanic, mas também um dos homens mais ricos do mundo, com um patrimônio estimado em cerca de US$ 87 milhões – o equivalente a bilhões de dólares hoje em dia.
Relembre o caso. As vítimas do acidente são o magnata britânico Hamish Harding, o CEO da OceanGate Stockton Rush, o mergulhador francês Paul-Henry Nargeolet, além do empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho, Suleman Dawood. Detritos do submersível foram encontrados a cerca de 500 metros da proa do Titanic.