A verdade não é nada agradável. Se isso acontecer, você precisa descartar o alimento. Isso mesmo, esse inseto carrega diversos componentes, como bactérias, fungos, vírus e ovos de vermes, já que se alimentam de material orgânico em decomposição, principalmente de fezes.
O que acontece se eu comer uma comida que a mosca pousou?
Para se ter noção, em apenas um segundo que a mosca tiver pousado na sua comida, ela pode contaminá-la com salmonella, tuberculose, febre tifóide e ainda depositar muitos ovos de parasitas e vermes.
Na verdade, as larvas podem se hospedar no intestino ou no cólon e começarem a se alimentar dos tecidos do corpo, provocando lesões e infecções. Por todos esses motivos é tão importante estar atento as moscas e não continuar comendo caso ela pouse em sua comida.
Doenças. As moscas podem comer alimentos em decomposição e fezes de animais. Isso faz com que elas sejam transmissoras de agentes patógenos que podem causar problemas de saúde. Por exemplo, intoxicação alimentar, infecções respiratórias, cólera, diarreia, disenteria e febre tifoide.
Assim, além da sujeira transportada pelas patas das moscas, ainda é possível, ao consumir um alimento por onde ela esteve, ingerir ovos que as fêmeas botam e que, depois de 8 a 24 horas, eclodem se formando larvas.
Isso é o que acontece quando uma mosca pousa na sua comida
O que fazer caso tenha comido ovo de mosca?
Se você acha que comeu alimentos contaminados com ovos de mosca, especialmente caso surjam sintomas, é recomendado consultar um infectologista ou clínico geral para uma avaliação e iniciar o tratamento adequado.
A dica basicamente é: se uma mosca pousar na sua comida, é melhor parar de comer imediatamente. Moscas pousam em muitos alimentos. Descarte-os imediatamente.
“Moscas e suas larvas podem infestar o intestino humano em uma condição clinicamente denominada miíase intestinal”, conforme escreveram os médicos para a revista. As pessoas que sofrem com miíase intestinal muitas vezes são assintomáticas, mas em algumas ocasiões podem apresentar vômitos, diarreia ou dores abdominais.
Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.
Diferente das larvas (vermes) de moscas caseiras comuns, a maioria das larvas que causam a miíase invadem tanto os tecidos saudáveis quanto os mortos. Os médicos removem as larvas lavando as feridas e puxando as larvas para fora. Eles podem também cortar os tecidos mortos.
Os ovos deste inseto são brancos e alongados, medindo cerca de menos de 1 mm. São colocados massas de 75 a 170 ovos de cada vez, num total de 500 a 800, depositados em qualquer matéria orgânica fermentável como lixo, fezes, etc.
Os resultados obtidos mostraram que elevados períodos de exposição a baixas temperaturas (5°C) diminuem a sobrevivência das moscas, mas não inviabilizam a emergência de adultos. Altas temperaturas (30°C) não afetaram significativamente a sobrevivência dos insetos.
A "virose da mosca" é o nome popular dado às doenças diarreicas agudas (DDAs), um grupo de enfermidades causadoras de gastroenterites, que são inflamações no estômago e no intestino. Os principais sintomas provocados são diarreia, febre, dor abdominal, vômitos, desidratação e, em alguns casos, sangue ou muco nas fezes.
Uma mosca doméstica tem olhos compostos, formados por mais de 3 mil minúsculas estruturas chamadas omatídeos. Eles fornecem quase 360 graus de visão periférica.
Se isso acontecer, você precisa descartar o alimento. Isso mesmo, esse inseto carrega diversos componentes, como bactérias, fungos, vírus e ovos de vermes, já que se alimentam de material orgânico em decomposição, principalmente de fezes.
O que acontece se a mosca pousar na comida e eu comer?
É seguro comer um alimento em que uma mosca pousou? A comunidade científica aponta que, na prática, o risco de adoecer por causa disso é relativamente baixo. No entanto, não deixa de ser nojento, principalmente levando em consideração que moscas precisam vomitar na comida antes de ingerir.
Se você acha que seu filho comeu alimentos contaminados com ovos de mosca, especialmente caso surjam sintomas, é recomendado consultar um pediatra ou clínico geral para uma avaliação e iniciar o tratamento adequado¹.
Dependendo da espécie da mosca responsável pela miíase, a larva pode permanecer mais superficialmente na pele, ou penetrar, resultando em infecções mais graves e que devem ser tratadas imediatamente para prevenir complicações. Conheça mais sobre a miíase humana.
De acordo com microbiologistas, sim. Embora as moscas vivam de comer alimentos em decomposição, é difícil que as bactérias na superfície do corpo delas sejam capazes de causar infecções alimentares após um breve contato com a bebida ou comida.
Na maioria das vezes não acontece nada, mas observar sintomas gastrointestinais, principalmente, para saber se a mosca era 'sorteada' ou não era", aconselha Ana.