A artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico produz anticorpos e outras substâncias que atacam as células saudáveis do corpo (principalmente das articulações), como se fosse estranhas ao organismo, isso provoca a inflamação nas articulações (artrite).
A causa da artrite reumatoide é desconhecida. É uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano.
Qual é a diferença entre artrite e artrite reumatoide?
A osteoartrite também é conhecida como doença articular degenerativa. A artrite reumatoide, por outro lado, é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos - nesse caso as articulações. Isso causa uma inflamação crônica, inchaço doloroso e pode levar à deformação das articulações.
Mas são doenças distintas, embora ambas não sejam transmissíveis, apresentem um fator genético bem expressivo e há sintomas que se apresentam nas duas situações. É preciso diferenciá-las, até para que o médico possa propor o tratamento adequado ao paciente”, pontua a Dra. Ingrid Moss, reumatologista do CID Grupo.
A artrite mutilante é a forma mais grave da doença por ser erosiva e destrutiva mas ocorre em apenas cerca de 5-8% dos pacientes, geralmente mais jovens.
Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.
A fibromialgia não é uma doença autoimune, mas pessoas com fibromialgia frequentemente também têm doenças inflamatórias crônicas ou autoimunes. A fibromialgia e a síndrome de dor miofascial não são estritamente sinônimas, mas são semelhantes porque ambas são síndromes de dor central.
A artrite reumatóide, doença multifatorial, é influenciada por situações de estresse e por fatores psicossociais em todo seu processo. Os aspectos psicossomáticos estão fartamente presentes na literatura referente à artrite reumatóide.
A AR e a fibromialgia também progridem de maneira muito diferente. A fibromialgia geralmente causa dor constante que pode piorar com falta de sono e estresse. Por outro lado, a AR pode agravar-se e piorar progressivamente sem tratamento.
O tratamento da artrite reumatoide deve ser orientado pelo reumatologista ou ortopedista e inclui o uso de remédios, como anti-inflamatórios ou corticoides, e fisioterapia, por exemplo, para aliviar a dor e o inchaço nas articulações e melhorar a qualidade de vida.
Qual é o remédio mais eficaz para artrite reumatoide?
DMARDs, como metotrexato, hidroxicloroquina, leflunomida e sulfassalazina, retardam a progressão da artrite reumatoide e são dados para quase todas as pessoas com artrite reumatoide. Os médicos normalmente receitam esses medicamentos logo que o diagnóstico de artrite reumatoide é feito.
Pacientes diagnosticados com artrite reumatoide podem praticar exercícios, com segurança, podendo alcançar uma melhor condição aeróbica, aumento da força muscular, da resistência e flexibilidade, facilitando tarefas do dia a dia, como caminhar, se abaixar, cuidar dos afazeres domésticos.
O médico também pode solicitar exames de laboratório. Alguns desses exames servem para avaliar o grau de inflamação e são chamados provas de atividade inflamatória. Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue.
O diagnóstico de doenças reumáticas é feito por uma combinação de fatores que incluem exame físico, histórico médico completo e exames laboratoriais4,8. Na consulta, o médico reumatologista realiza uma entrevista que aborda os históricos de vida pessoal e familiar do paciente, a anamnese.
A Fibromialgia é uma doença reumática crônica (com duração maior que 3 meses) e não inflamatória que cursa com dor generalizada, fadiga e sono não repousante.
A espondiloartrite (também chamada espondiloartropatia ou espondilopatia) é um termo usado para descrever um grupo de doenças que causam inflamação articular proeminente, afetam a coluna vertebral e outras articulações e compartilham algumas outras características.
A artrite reumatoide é uma doença progressiva e potencialmente perigosa, que além de comprometer as articulações pode causar complicações diversas em vários órgãos do corpo.
O Actemra®, cujo princípio ativo é o tocilizumabe, é um medicamento que tem ganhado destaque devido à sua eficácia no tratamento de condições inflamatórias crônicas.
Os principais exames para doenças reumatológicas são exames físicos e laboratoriais. Além deles, para a conclusão da hipótese diagnóstica, também são utilizados exames de imagem, como a ressonância magnética, radiografia, densitometria óssea e tomografia computadorizada.
Qual a expectativa de vida de uma pessoa com artrite?
De acordo com essa pesquisa, a média da idade de morte dos paciente portadores da doença foi de 76,7 anos, entre os anos de 1986 a 1998, e de 86,7 anos entre 2002 a 2012.
O caráter autoimune da artrite reumatoide leva a presença de sintomas sistêmicos, ou seja, pode acometer outros órgãos e sistemas além das articulações. Dessa forma, complicações, como as cardíacas e as pulmonares, podem aparecer. Com isso, o tratamento é amplo tem o objetivo de prevenir estes possíveis danos futuros.