A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
O acento indicativo de crase deve ser usado entre numerais ou não? Veja a explicação do professor: Entre numerais ocorre o acento indicativo de crase se, anteriormente ao primeiro numeral, houver o artigo a(s), que poderá estar contraído com alguma preposição: de + a(s) = da(s); em + a(s) = na(s).
O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.
Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido ou pronome demonstrativo (aquela, aquele, aquilo). É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.
Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.
Para saber quando fazer uso da crase antes de lugar, lembre-se: quem vai, sempre vai a algum lugar. Isso significa que o verbo “ir” sempre pede a preposição “a”. O lugar aonde vamos que pode vir ou não precedido do artigo definido “a”. Se o lugar não vier antecedido do artigo “a”, não ocorre crase.
A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
* Em se tratando da indicação de um determinado horário, torna-se necessário sempre fazer uso do acento indicador da crase diante das horas, ou seja: Chego à escola às 7h. Viajaremos às 18h30min.
O meio-dia é representado por 12h00, 12h ou 12:00, e a meia-noite, por 00h00, 00h ou 00:00. Ainda como se vê no exemplo acima, se se usa o formato que já traz o símbolo de hora (“h”), não se deve escrever a palavra “hora(s)”.
Portanto, a dica: “a” no singular e termo ao qual ele se refere no plural, sem crase. Nunca haverá crase diante de verbos, afinal, verbos não admitem artigo, não ocorrendo a fusão da preposição “a” mais artigo feminino “a”.
Dessa forma, só HÁ CRASE e, portanto, se acentua o A, diante de palavras FEMININAS e DETERMINADAS (pelo artigo). CORRETO: A exposição ocorrerá de 22/4 A 25/5. (25 é palavra masculina: dia 25) CORRETO: Aquela enfermeira ficará de plantão das 14 ÀS 2h.
Eu almoço das 13 às 14 horas. Já nesse outro caso, a indicação de um intervalo de tempo obedece a uma regra de uso de preposições: “de” um período “a” outro período. Como o artigo “as” se junta a essas preposições em cada caso, a crase só aparece na segunda ocorrência, para indicar a preposição: das 13 às 14 horas.
Normalmente, quando se inicia o intervalo com a preposição DE, não haverá crase com o elemento limite do intervalo. Observe: A alta temporada nos hotéis vai de dezembro a março.
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
Portanto, há redundância no acréscimo de atrás ou de qualquer outra palavra que denote tempo decorrido em tais expressões. Para evitar redundância, deve-se usar apenas há dez anos ou dez anos atrás.
- Nos casos em que o numeral indicar horas, configurar-se-á como uma locução adverbial feminina, ocorrendo, portanto, a crase. Os passageiros partirão às dezenove horas. - Diante de numerais ordinais femininos a crase está confirmada, visto que estes não podem ser empregados sem o artigo.
2. Deve-se empregar a crase antes de locuções que indiquem hora. Por exemplo: “Tenho uma reunião às 15h”; “Minha aula começa às 8h”; “Estarei aí, às 21h”. Contudo, é preciso estar atento: nas situações em que as horas aparecem antecedidas das preposições “para”, “desde” e “até”.
“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.
“Igreja”, por sua vez, é um substantivo feminino que normalmente está acompanhado do artigo feminino “a” (Exemplo: A igreja). É por isso que os professores sempre dizem que a crase só ocorre antes de substantivos femininos, porque não há como ocorrer a fusão entre a preposição “a” e o artigo “o”, por exemplo.