Vai ter aula ou haverá aula?
O verbo "ter" não pode ser usado, na norma culta, com valor de "ocorrer", "existir", "acontecer", "haver" (ou sinônimos). O verbo "ter", portanto, não pode ser usado com valor existencial. Veja: Amanhã, tem aula. (errado) Amanhã, haverá aula.Vai haver ou vai ter?
Sim! Todos os dias, usamos “tem isso”, “há aquilo”, “tem mesmo?” Qual é, então, a diferença entre os citados verbos? Bem simples e vital: o “ter” só deve representar POSSE; já o “haver”, enquanto verbo principal, representa EXISTIR, ACONTECER, OCORRER.Vai ter aulas ou vão ter aulas?
É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.Quando usar o ter e haver?
O verbo “ter” só deve representar POSSE; Ex: "Eu tenho duas casas e um carro." (I have two houses and a car) já o “haver”, enquanto verbo principal, representa EXISTIR, ACONTECER, OCORRER.VERBO HAVER: Havia ou Haviam? Houve ou Houveram? Como Usar o Verbo HAVER? Aprenda Passo a Passo!
Quando se usa o haver?
Como sabemos, o verbo “haver”, quando tem o sentido de “existir”, “acontecer”, “realizar-se”, “fazer” (em orações temporais), é impessoal. Por isso, sempre deve ficar na 3. pessoa do singular. Nessa frase, observamos o sentido temporal, pois há a ideia de tempo transcorrido, passado.Vai ter ou vão ter pessoas?
'Vão ter vários eventos' ou 'vai ter vários eventos'?No padrão formal da língua, o verbo 'ter' não ocorre no sentido de existir, de ocorrer. Já na linguagem oral esse uso do verbo 'ter' é comum e curiosamente as pessoas começam a flexionar.
Vão haver esta correto?
A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que tem de se conjugar sempre na terceira pessoa do singular. Neste caso, como se usa com um auxiliar (ir), é o verbo auxiliar que tem de ser colocado no singular, concordando assim com o verbo principal (haver).O que significa "vai haver"?
“Haver”, escrito com H e junto, é um verbo irregular. Pode significar “existir”, “acontecer” ou “fazer”, indicando tempo passado.Não teve aula ou não houve aula?
O verbo “haver”, no sentido de acontecer, existir ou tempo decorrido, é conjugado somente na terceira pessoa do singular, ou seja, houve. Seja no singular ou no plural, independentemente do restante da frase, a opção correta é, e sempre será, houve.Deve haver ou deve ter?
Erro: Devem haver muitas pessoas naquele auditório. Forma correta: Deve haver muitas pessoas naquele auditório. Explicação: O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, só é usado no singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, no caso, “deve”, este também se torna impessoal.Como se escreve "não haverá aula"?
O certo é “haverá” .Quando o verbo haver é usado com o sentido de existir, fazer, acontecer ou de tempo decorrido, ele é impessoal. Afinal, não há sujeito para ele concordar.