A aguardada chuva de meteoros Perseidas atingirá sua máxima atividade em torno das noites entre 11 e 13 de agosto de 2024, oferecendo condições de visualização razoáveis para quem está principalmente na Região Norte no Brasil.
Quadrantidas: ativa de 28 de dezembro de 2023 a 12 de janeiro de 2024 (pico para visualização do fenômeno: de 3 a 4 de janeiro). Pico de meteoros por hora: 110. Liridas: ativa de 14 a 30 de abril (pico: de 22 a 23 de abril). Pico de meteoros por hora: 18.
O ano de 2024 está sendo empolgante para os aficionados em observar fenômenos astronômicos. Até a metade do ano, já foi possível ver o alinhamento de planetas e um incrível eclipse solar total, que ocorreu em abril.
Por isso, o melhor momento para observar o 2024 MK deve ser pouco antes do amanhecer, entre 5h e 6h. Neste momento, o asteroide deve estar visível próximo à linha do horizonte na direção oeste.
TÁ ACONTECENDO: CHUVA DE METEOROS PERSEIDAS 2024 COM TEMPESTADE SOLAR!
Que dia vai ser a escuridão de 2024?
No dia 8 de abril de 2024, haverá um eclipse solar total. A Lua irá cruzar seu trajeto com o Sol e bloquear totalmente sua visão. O eclipse começará a ser visível no México.
E o nome é o que mais vem chamando a atenção de muita gente na internet. Apesar de ser chamado oficialmente de 12P/Pons-Brooks, ele ficou conhecido como 'Cometa do Diabo' por ter dois 'chifres' feitos de gelo e gás.
As diferentes superluas passaram a ser nomeadas, na década de 1930, a partir de cerimônias indígenas ao redor do mundo, dando origem a nomes como Lua do Esturjão, Lua Vermelha, Lua do Milho, Lua do Grão e Lua do Cachorro.
Publicado em 19/08/2024 - 15:18 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília. A primeira superlua do ano aparece no céu na noite desta segunda-feira.
Na noite da segunda-feira (19), ficou visível no céu a primeira das quatro Superluas que ocorrem em 2024. A observação do fenômeno foi, desta vez, ainda mais especial: durante a madrugada, foi possível ver a rara combinação de uma Superlua e uma Lua azul.
O que vai acontecer com a Terra no dia 2 de junho de 2024?
No dia 2 de junho, o cometa vai fazer sua aproximação máxima da Terra, ficando a 224 milhões de quilômetros do nosso planeta — a distância é cerca de 50% maior que aquela entre o Sol e a Terra.
Já 2024 contará com o domínio do planeta Saturno, que faz referência à responsabilidade, ao aprimoramento, à missão e ao propósito de vida de cada um de nós.
De acordo com os pesquisadores, uma chuva de meteoros é classificada como perigosa se elevar o influxo de meteoróides perigosos à superfície de uma espaçonave totalmente exposta na órbita baixa da Terra em um mínimo de 5% acima da taxa esporádica.
Apelidado de Cometa do Diabo, o 12P/Pons-Brooks se tornará visível em todo o Hemisfério Sul a partir deste domingo, 21 de abril, quando atingirá sua máxima aproximação do Sol.
A maioria dos meteoritos atinge a superfície terrestre na forma de pó ou de partículas muito pequenas após cruzarem a atmosfera. É por isso que normalmente não os observamos.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que uma bola de fogo iluminou o céu de diversas cidades do Piauí por volta das 0h10 deste sábado (13.jul.2024).
Até setembro de 2024, haverá uma imensa explosão a cerca de três mil anos-luz da Terra, proporcionando aos astrônomos e amantes da observação espacial uma chance rara de testemunhar esse evento – como se uma nova estrela despontasse no céu.
Superluas ocorrem quando o satélite natural da Terra está na fase Cheia e no ponto da órbita mais próximo da Terra. Em 2024, esse momento vai acontecer duas vezes, e em datas bem próximas: 18 de setembro e 17 de outubro. No dia 18 de setembro, a Lua estará na constelação de Peixes.
23 de abril de 2024: Pink Moon (Lua Rosa) 23 de maio de 2024: Flower Moon (Lua das Flores) 21 de junho de 2024: Strawberry Moon (Lua de Morango) 21 de julho de 2024: Buck Moon (Lua dos Cervos)
Diferentes povos de diferentes lugares do mundo e culturas deram nomes às luas cheias de acordo com o período do ano e os costumes locais. Um dos nomes dados à Lua Cheia de fevereiro é Lua de Neve. Isso porque, nesta época do ano, no Hemisfério Norte, costumam ocorrer as nevascas mais fortes.
Mas, por que o apelido Cometa do Diabo? O astrônomo Filipe Monteiro conta que não há nenhuma maldição ou motivo para temer. O que explica o nome é a aparência do cometa. O Cometa do Diabo tem um diâmetro de 30 quilômetros, sendo três vezes maior que o ponto mais alto da Terra, o Monte Everest.
O Cometa do Diabo deve aparecer no céu na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol. No entanto, se você quiser poupar o tempo de procurar pelo corpo celeste, ou garantir que está mesmo vendo o cometa, também é possível achá-lo com a ajuda do aplicativo de astronomia Sky Tonight – Mapa de Estrelas.