19 de agosto, 18:26 GMT: Superlua do Esturjão (Lua Azul sazonal) 18 de setembro, 02:34 GMT: Superlua da Colheita. 17 de outubro, 11:26 GMT: Superlua do Caçador (a maior Lua Cheia de 2024) 15 de novembro, 21:29 GMT: Superlua do Castor.
Quando é a próxima Lua Azul? A próxima Lua Azul sazonal ocorrerá em 19 de agosto de 2024, às 18:26 GMT. De acordo com a tabela de Superluas de Fred Espenak, ex-astrofísico da NASA, esta Lua Cheia também será a primeira Superlua de 2024. A próxima Lua Azul calendárica ocorrerá em 31 de maio de 2026, às 08:45 GMT.
Em 25 de março de 2024, todo o continente americano poderá observar um eclipse lunar penumbral. De acordo com a agência espacial, durante um eclipse lunar total, a Lua inteira fica dentro da parte mais escura da sombra da Terra, conhecida como umbra.
Esta Lua Cheia de abril ainda recebe outros nomes, em sua maioria relacionados com o início da primavera no hemisfério Norte. Alguns a chamam de Lua da Grama, em referência à volta do verde após o inverno. Ela também pode receber o nome de Lua do Peixe, pois está é a época que os peixes sobem o rio para desovar.
A Lua azul de 2023 foi uma superlua. A Lua azul aconteceu uma vez no ano de 2023, depois de dois anos de sua última ocorrência, em 2021. O fenômeno de 2023 pode ser considerado ainda mais raro do que a Lua azul habitual, porque tivemos, simultaneamente, a superlua.
O Dia Mundial da Terra de 2024 pede mais esforços para reduzir o consumo de plástico. O 54º Dia Mundial da Terra 2024, celebrado no dia 22 de abril, será marcado pelo tema "Planeta versus Plástico".
Se a concepção ocorrer durante a Lua crescente, o casal terá uma menina. Já se for na fase de Lua minguante, será um menino. Além disso, acredita-se que nascem mais meninas na transição da Lua minguante para nova e mais meninos na virada da crescente para a cheia.
Em junho de 2024, haverá vários alinhamentos de planetas e conjunções de astros. A imagem acima mostra Júpiter (à esquerda) e Saturno (à direita) se separando lentamente no céu depois de aparecerem próximos durante a “grande conjunção” que ocorreu em 2020.
Admiradores de fenômenos da natureza poderão visualizar, nesta quarta-feira (30), a Lua Azul. O evento, que ocorre quando há repetição de duas luas cheias em um único mês, poderá ser visto a olho nu, caso as condições meteorológicas estejam favoráveis. "Isso ocorre porque o ciclo lunar é menor que o nosso calendário.
O Festival da Lua Verde, comemorada a cada ano em San Andrés, é uma expressão da cultura desta região do Caribe. Durante este evento há shows de bandas musicais de países como Jamaica e Haiti.
Lua de Sangue é a denominação dada para Lua Cheia quando ocorre um Eclipse Lunar Total. O apelido foi criado por causa da coloração avermelhada que a Lua exibe ao ser ocultada pela sombra da Terra. Entenda aqui o que é Superlua, Lua de Sangue e Lua Azul e seus significados astrológicos.
Em suma, a lua de sangue pode ser vista quando ocorre um eclipse lunar total. Portanto, trata-se de um fenômeno raro. De acordo com a NASA, o eclipse lunar total só ocorreu cinco vezes em 1910, 1928, 1946, 1982, 2015 e o próximo está previsto para 8 de outubro de 2033.
Júpiter estará de volta de forma no final de 2024, aparecendo 60° acima do horizonte quando estiver na direção sul e fazendo oposição dia 7 de dezembro. Marte e Vênus também voltaram à cena no final do ano, Vênus no céu noturno, enquanto Marte se dirige à oposição em janeiro de 2025.
O nome, impregnado de mistério e tradição, refere-se à segunda lua cheia do ano, frequentemente associada a fortes nevões na América do Norte e na Europa.