23 de abril de 2024: Pink Moon (Lua Rosa) 23 de maio de 2024: Flower Moon (Lua das Flores) 21 de junho de 2024: Strawberry Moon (Lua de Morango) 21 de julho de 2024: Buck Moon (Lua dos Cervos)
Teremos duas superluas em 2024, segundo o calendário astronômico do Observatório do Valongo da UFRJ: 🌕 uma entre os dias 17 e 18 de setembro; 🌕 e outra em 17 de outubro.
Hoje, 20 de agosto de 2024, a Lua está na fase Cheia, está 100% visível e crescendo. Faltam 6 dias para a Lua Minguante. Confira o calendário completo de fases da Lua em agosto.
A superlua de abril iluminará o céu durante todo o fim de semana e, embora seja chamada de lua rosa, não é realmente dessa cor. A lua rosa aparecerá cheia do início desta sexta-feira (15) à segunda-feira (18) de manhã, de acordo com a Nasa.
Na noite da segunda-feira (19), ficou visível no céu a primeira das quatro Superluas que ocorrem em 2024. A observação do fenômeno foi, desta vez, ainda mais especial: durante a madrugada, foi possível ver a rara combinação de uma Superlua e uma Lua azul.
Nesta segunda-feira (19), todo o Brasil poderá admirar a primeira Super Lua azul do ano, visível a olho nu. Ela surgirá no horizonte por volta das 15h25 (horário de Brasília).
A Lua Sangrenta ocorre quando um eclipse lunar e a Super Lua ocorrem simultaneamente. O Eclipse lunar consiste no alinhamento entre Sol, Lua e Terra, tendo em vista que esta fica entre os dois primeiros. A Super Lua, por sua vez, ocorre quando este satélite se aproxima o máximo possível da Terra.
O eclipse lunar penumbral de 2024 está previsto para começar após o nascimento da Lua cheia, às 1h53 (horário de Brasília). O fenômeno será visível em grande parte dos hemisférios ocidental e oriental.
Esse evento ocorre quando as inclinações da Lua e da Terra atingem seu máximo. Com isso, a Lua nasce no ponto mais a nordeste do horizonte e se põe na posição mais a noroeste. Isso faz com que o astro permaneça no céu por mais tempo. Este evento ocorre apenas a cada 18 anos e seis meses.
Março será marcado pela Lua de Minhoca, que foi batizada com este nome por tribos nativas norte-americanas, em referência a diferentes criaturas emergindo de seus esconderijos de inverno para dar as boas-vindas à primavera (nos EUA).
Publicado em 19/08/2024 - 15:18 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília. A primeira superlua do ano aparece no céu na noite desta segunda-feira. O fenômeno acontece quando a Lua Cheia está no ponto mais próximo da Terra.
No Hemisfério Norte, a primeira lua cheia de abril é saudada como a 'Lua Cheia Rosa', um nome que desperta curiosidade e admiração. Esta denominação vem de antigas tradições de povos nativos que associavam esse evento ao desabrochar das flores rosas na primavera.
Por que é a Lua das Flores? A Lua Cheia em Sagitário, que ocorre no mês de maio, recebe o nome de Flower Moon (Lua das Flores ou Milk Moon (Lua de Leite). Fiel ao seu nome, a Lua Cheia de Flores coincide com o pico da Primavera no Hemisfério Norte, quando as flores estão em plena floração.
O Festival da Lua Verde, comemorada a cada ano em San Andrés, é uma expressão da cultura desta região do Caribe. Durante este evento há shows de bandas musicais de países como Jamaica e Haiti. Também há palestras sobre música, projeções de documentais, apresentações de danças típicas e de gastronomia local.
A Lua azul é um fenômeno astronômico que pode ser descrito como a segunda Lua cheia de um mês calendário. A última Lua azul aconteceu na noite de 30 de agosto de 2023. A Lua azul é a segunda Lua cheia de um mês, sendo um fenômeno astronômico raro. Apesar do nome, só adota uma coloração azulada em raras situações.
Este evento lunar é chamado de lua da colheita porque está perto do equinócio de outono (no hemisfério norte), uma época em que os agricultores costumam colher suas plantações, disse a Nasa. Quando a lua começa sua ascensão no céu pode parecer um tom alaranjado queimado.
O eclipse solar de 2024, que ocorrerá no dia 8 de abril, fará com que partes do México, dos Estados Unidos e do Canadá experimentem breves momentos de escuridão semelhantes aos do amanhecer ou do anoitecer em plena luz do dia.
Não será visível por aqui, mas o próximo eclipse solar visível do Brasil acontecerá em 2 de outubro de 2024. Será um eclipse parcial, visível apenas no centro-sul do país. O eclipse começará no Brasil por volta das 15h e durará até o pôr do sol.
O Dia Mundial da Terra de 2024 pede mais esforços para reduzir o consumo de plástico. O 54º Dia Mundial da Terra 2024, celebrado no dia 22 de abril, será marcado pelo tema "Planeta versus Plástico".
O ciclo lunar tem duração de, aproximadamente, 29 dias e corresponde ao tempo que a Lua demora para realizar uma volta ao redor do planeta Terra. Neste mês de Agosto, do ano de 2023, seremos capazes de testemunhar um evento astronômico raro: A Superlua Azul.
A Lua Azul ocorre quando temos duas Luas Cheias em um único mês do calendário, algo raro, que acontece a cada dois ou três anos. Ou seja, não tem nada a ver com a cor da Lua, mas sim com sua ocorrência em um curto período de tempo.