A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
A onda de frio que promete ser a mais intensa do inverno de 2024 mal começou e já tem data para terminar. De acordo com Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, as baixas temperaturas seguem até a próxima quinta-feira (15/8).
Frio não será tão forte como no começo de agosto, mas pode causar geadas em áreas do Sul. Depois da onda de frio mais forte de 2024 no começo de agosto, seguida de uma onda de calor que ainda não acabou, o Centro-Sul do Brasil espera uma nova virada de tempo.
Desirée Brandt, Meteorologista Sócia Executiva da Nottus, diz que o inverno de 2024 não será rigoroso. Porém, as movimentações das massas de ar polar, que serão influenciadas pela neutralidade do início da estação, podem indicar um risco, principalmente para a agricultura.
As temperaturas, no geral, deverão ficar acima da média em grande parte do Brasil no trimestre de inverno, principalmente na porção central. Entretanto, isso não quer dizer que não teremos dias mais frios ao longo do inverno, com a atuação de massas de ar frio!
Onda de frio chega ao Brasil nesta 5ª feira com possibilidade de neve no Sul | SBT Brasil (08/08/24)
Quando vai começar a esfriar em 2024?
Em 2024, a estação mais gelada do ano começará na tarde de 21 de junho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessa data, conhecida como solstício de inverno, será também o dia mais curto do ano.
A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
A chegada de uma forte frente fria neste final de semana, o último de junho de 2024, promete provocar uma queda brusca da temperatura em várias Regiões do Brasil, especialmente na Região Sul.
A oitava onda de calor registrada em 2024, que elevou as temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste na primeira semana de outubro, vai diminuir a abrangência sobre o território brasileiro a partir desta quarta-feira (2/10), mas não irá terminar. Primavera 2024: qual a previsão do tempo para a nova estação?
Segundo a Climatempo, a próxima onda de frio deve avançar pelo País a partir do dia 19 de setembro. A data é próxima ao início da primavera (22 de setembro).
LOC.: A primavera 2024, no Brasil, começa oficialmente no próximo domingo, 22 de setembro, às 09 e 44 da manhã; horário de Brasília. E para a estação, os brasileiros podem esperar um clima seco até meados de novembro, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet.
Forte frente fria que chega no final desta semana provoca virada no tempo em muitos estados brasileiros, confira! O mês de agosto de 2024 tem sido marcado por extremos climáticos em todo o Brasil.
Sim, dias de frio intenso ainda são esperados nas próximas semanas após a onda de calor, segundo o MetSul Meteorologia. As temperaturas baixas devem ocorrer com efeitos maiores no Sul do Brasil.
Fenômeno deve permanecer intenso até o dia 20 de setembro, informa a Climatempo. A onda de calor que se instalou no Brasil no início de setembro deve continuar em ação e elevando as temperaturas até 20 de setembro, informa a Climatempo. O fenômeno é o mais longevo e intenso já registrado em 2024.
Sob o cenário que se apresenta, de acordo com a análise da MetSul, é extremamente improvável que se repita neste inverno um período ao mesmo tempo de frio tão atipicamente intenso e prolongado como do final de junho e da primeira de metade de julho.
Apesar do atraso do fenômeno La Niña, a primavera 2024 traz temperaturas acima da média e secas intensas, especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, enquanto o Sul e Sudeste apresentam boas previsões de chuva para o trimestre.
As temperaturas médias globais durante os três meses de verão (junho, julho e agosto) foram as mais altas já medidas, ultrapassando o recorde de 2023, anunciou nesta sexta-feira (6) o observatório europeu Copernicus.
Se comparado a estação passada, o inverno em 2024 será bem mais frio, afirma Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. A explicação é o El Niño, que influenciou o clima em 2023, mas está enfraquecendo, dando espaço para o retorno da La Niña.