Mais frequentemente, o bebê vira-se a partir da 28ª semana. Até o trabalho de parto se iniciar, ainda é possível que o bebê atinja essa posição tão favorável.
Geralmente, o bebê vira sem problemas por volta da 35º semana, porém, em alguns casos, pode não virar e ficar de cabeça para cima ou deitado na transversal, sendo necessário realizar uma cesárea ou um parto pélvico.
Durante a gestação, a maioria dos bebês ficam na posição cefálica ,ou seja, com cabecinha para baixo. Contudo, a apresentação pélvica ,que é quando o bebê fica “sentado”, ocorre em cerca de 30% das gestações até 28 semanas. Mas essa porcentagem reduz para 3 a 4% em torno de 37 semanas.
A boa notícia é que uma minoria de bebês permanece sentada quando a gestação chega a termo (37 a 42 semanas). A chance da apresentação permanecer pélvica diminui conforme a gravidez avança, pois a cabeça do bebê é a parte mais pesada de seu corpo e a tendência é que ele fique de cabeça para baixo na reta final.
Existem uma série de fatores que podem influenciar na posição do bebê e fazer com que ele fique pélvico até depois da 37ª semana de gestação. "Algumas vezes é possível identificar a causa, como em úteros com malformação, placenta prévia, miomas grandes, prematuridade, malformação fetal.
COM ATÉ QUANTAS SEMANAS O BEBÊ PODE VIRAR E ENCAIXAR PARA O PARTO NORMAL | Monica Romeiro
O que pode acontecer quando o bebê está sentado na barriga?
Os bebês podem ser imprevisíveis, como quando se posicionam sentados na barriga da mãe, fato conhecido como “bebê pélvico”. Quando isso acontece, pode ser necessário realizar um parto pélvico, que pode gerar preocupação nas mães, já que não é um parto comum.
Nesse sentido, atividades como caminhadas e alongamentos podem ajudar a versão do bebê. Além disso, alguns exercícios específicos são de grande valia, tais como: Agachar com as costas eretas e com o ombro em linha reta, permanecendo na posição por cerca de 10 a 30 segundos. Repetir o agachamento cinco vezes.
Por que, então, alguns bebês não viram? Muitas vezes, não se trata de uma simples divergência em relação ao que é conforto, mas algo que os impede de fazer o movimento mais natural.
A forma mais fiável para se saber se a fase de crescimento já terminou é fazendo um exame de idade óssea. Mas existem outras formas de avaliar o crescimento.
O momento em que o bebê começa a ficar acima do umbigo da mãe é um dos marcos emocionantes da gestação. Isso geralmente ocorre entre as 20 e 22 semanas de gravidez. Vale destacar que cada gravidez é única, e a posição exata em que o bebê atinge essa altura pode variar.
“Os bebês nascidos entre 37 e 35 semanas geralmente não têm grandes complicações. Podem ficar no quarto com a mãe, mas precisam de atenção especial para controle de glicemia, de icterícia prolongada ou maior dificuldade no aleitamento”, explica a Dra. Teresa.
Nos últimos 15 dias, algumas mulheres relatam sentir uma dor intensa nas costas que as deixa nervosas e inquietas. Também é comum que apareçam sintomas parecidos aos de uma TPM, como dor de cabeça, irritabilidade e ansiedade. Está tudo bem.
Sintomas de alívio da pressão no estômago, mudança na aparência da barriga e sensação de pressão na bexiga são sinais importantes de que o bebê está encaixado. Mas ressaltamos sempre que nem todos os bebês se encaixam da mesma forma ou no mesmo ritmo.
Você pode notar que sua barriga parece estar mais baixa e alguns sintomas comuns podem aparecer. Uma mudança notável é a sensação de alívio na respiração. Com o bebê mais embaixo, seus pulmões ganham mais espaço e respirar fica mais fácil. No entanto, essa nova posição pode trazer novos desafios.
O bebê deve começar a tentar rolar entre o 4° e 5° mês, sendo que no final do 5° mês já deve ser capaz de fazer isso totalmente, virando de um lado para o outro, ficando deitado de barriga para baixo e sem ajuda dos pais ou apoios.
Desconforto Pélvico: Algumas gestantes podem sentir desconforto pélvico quando o bebê se encaixa. Isso pode incluir dor na região pélvica ou nas costas baixas. Aumento na Frequência de Micções: Com o bebê pressionando a bexiga, é comum que as grávidas experimentem um aumento na frequência de micções.
Quando o bebê está prestes a nascer, ele mexe muito.?
Um sinal interessante também é quando você tem um aumento da pressão na pelve. Então o aumento da pressão nessa região mais baixa do abdômen. O que acontece? Acontece que o bebê ele vai se movimentando mais, ele vai nessa região abdominal, a gente chama de insinuação e descida.
Quando o bebê se encaixa, quanto tempo falta para ele nascer?
A insinuação fetal ocorre geralmente cerca de 2 semanas antes do parto nas primigestas (mulheres que estão grávidas pela primeira vez). E cerca de 2 a 5 dias antes do parto nas multíparas (mulheres com vários partos anteriores).
Em geral, a cabeça está na frente, mas às vezes, as nádegas (apresentação pélvica), o ombro ou a face estão na frente. A posição diz respeito à direção em que o feto está voltado, se para trás (occipital anterior) ou para frente (occipital posterior). O occipital é um osso na parte posterior da cabeça do bebê.
Este foi o tema de reportagem da revista Crescer, que conversou com o médico Dr. Leandro Gustavo de Oliveira, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, sobre o parto do bebê sentado. Normalmente, o bebê vira de cabeça para baixo até as 34 semanas de gestação, mas alguns não fazem essa movimentação.
Entre os quatro e seis meses de idade o bebê deve adquirir a habilidade de deitar e rolar. O movimento consiste na capacidade de rolar de barriga para cima quando está de bruços e vice-versa. Esse é o chamado “rolar completo” e é relevante para que as crianças trabalhem o desenvolvimento motor².
Uma dica é deixar o bebê deitado de barriga para cima e, ao lado dele, chamá-lo pelo nome. Isso incentiva a criança a se virar e se concentrar em você ou em algum objeto que você esteja segurando, o que é importante para o desenvolvimento motor e cognitivo, o incentivando a se virar de bruço para alcançá-los.
«Pode tentar colocar-se com as mãos e os joelhos no chão, relaxar os cotovelos e apoiar os antebraços no chão, de forma que o rabo fique mais elevado», ensina Yates. «Este exercício cria mais espaço e liberta o peso do bebé da parte inferior das costas. É importante verificar que as costas não fiquem arqueadas».
Segure nas laterais da toalha e auxilie o movimento de rolar, levando o bebê para decúbito lateral direito, esquerdo e completando o movimento. Permita que o bebê inicie ou termine o movimento sozinho. 🧸 Coloque brinquedos que chamem atenção na direção em que o movimento ocorrerá.