Vejamos o que é Morte Biológica: fisicamente falando é a falência dos órgãos que animam um ser humano e, quando se dá este esgotamento, ocorre a morte do corpo físico. Nosso corpo espiritual desliga-se do corpo físico ficando então o físico como matéria inerte, decompondo-se com o passar dos dias.
Já a morte tem sido definida ao longo dos tempos como a “cessação irreversível” dos processos vitais, comumente apoiados pelo coração, pulmões e cérebro. Historicamente, a parada cardíaca era considerada o ponto sem retorno, no quak a morte era tratada como irreversível.
A morte deve ser compreendida como condição natural para os seres vivos, e que desencadeia a esperança na própria vida. Na morte programada e prevista pelas células biológicas, seja por motivo de saúde ou até mesmo a finalização de um tempo de vida, as etiquetas químicas da morte entram em ação.
Os especialistas explicam que a morte das células acontece de maneira progressiva. A ordem com a qual o processo acontece depende da causa da morte. “Se um corpo que sofreu morte encefálica continuar sendo mantido de forma artificial, os órgãos fora do sistema nervoso podem continuar funcionando por semanas.
Entre as mudanças tardias no corpo humano após a morte, o NCBI menciona a autólise, uma atividade de “autodestruição” na qual as enzimas fazem a decomposição de células e de tecidos do corpo humano. Há também a putrefação, nome dado à decomposição do corpo por ação de microorganismos.
O que a Ciência diz sobre o que sentimos no instante da morte
O que é que acontece quando morremos?
O que acontece quando morremos? Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Mesmo que nosso corpo morra, nosso espírito — que é a essência de quem somos — continua. Nosso espírito vai para o mundo espiritual, que está dividido entre o paraíso e a prisão espiritual.
Quanto tempo leva para a alma sair do corpo após a morte?
Acredita-se que, para a alma sair do corpo, demora cerca de 24 horas. Por isso, recomenda-se uma espera de um dia para que o enterro possa ser realizado. Além disso, se a família optar pela cremação, é preciso esperar no mínimo 72 horas para garantir a liberação da alma e sua purificação.
O Zohar ensina que 30 dias antes de a pessoa morrer a alma começa a sair do corpo. A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo.
É verdade que depois da morte o cérebro projeta 7 minutos das melhores memórias?
Hoje sabemos que isso não é verdade; é o dedo que murcha após a morte e causa essa impressão. Entretanto, depois que o coração para de bater, o corpo fica sem oxigênio e perdemos a consciência, os neurônios cerebrais levam de 3 a 7 minutos para morrer.
De acordo com o estudo publicado no periódico científico Frontiers in Aging Neuroscience, momentos antes e depois da morte, seu cérebro apresentou oscilações gama, uma atividade associada a funções cognitivas, como sonho, meditação e memória — que podem resultar na “recordação da vida”.
Desprendimento do corpo, luzes no fim de um túnel, sensação de acolhimento inexplicável. Os médicos chamam isso de EQMs (experiências de quase-morte), mas afirmam não terem reconhecimento científico.
A principal causa de morte humana nos países em desenvolvimento são as doenças infecciosas. As principais causas em países desenvolvidos são aterosclerose (doenças cardíacas e derrames), câncer e outras doenças relacionadas à obesidade e ao envelhecimento.
A consciência pode diminuir. Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas.
Vejamos o que é Morte Biológica: fisicamente falando é a falência dos órgãos que animam um ser humano e, quando se dá este esgotamento, ocorre a morte do corpo físico. Nosso corpo espiritual desliga-se do corpo físico ficando então o físico como matéria inerte, decompondo-se com o passar dos dias.
Segundo a neurociência, no momento da morte, o sistema nervoso central cessa suas funções de forma permanente. Isso implica que a consciência e todas as funções cerebrais associadas, como pensamentos e percepções, também cessam.
A pesquisa também mostra que as pessoas tendem a perder seus sentidos em uma ordem específica. Primeiro, fome e sede, depois fala e visão. A audição e o toque parecem durar mais, o que significa que muitas pessoas podem ouvir e sentir os entes queridos em seus momentos finais, mesmo quando parecem inconscientes.
O coração é um músculo autônomo e pode bater até quando retirado do corpo. A oferta de oxigênio é o que o induz a continuar ativo após a morte cerebral, e esta é suprida por respiradores eletrônicos, nos casos em que a morte ocorre em socorro hospitalar.
Pessoas que relatam esses acontecimentos também costumam interpretar como sonho lúcido, e o fazem diferenciando de sonhos normais. Isso acontece pois não possuem referencia e informação adequada para compreender o fenômeno. Muitos lembram de experiências lúcidas vividas como sonho.
Quanto tempo o espírito fica no corpo após a morte?
Espiritismo. Para os espíritas, a morte não representa o fim, afinal, nosso espírito permanece vivo mesmo depois da morte do corpo físico, quando passamos a viver em um novo plano astral ou reencarnaremos em um novo corpo.
O que são as chamadas “últimas 48 horas de vida”? Na verdade, é a continuidade da evolução de sinais e sintomas associados a uma doença avançada e de caráter progressivo, apresentando disfunções orgânicas já irreversíveis, em um paciente com declínio funcional importante.
O que acontece com o corpo 5 minutos após a morte?
Diante de um evento como um acidente vascular cerebral (AVC), os neurônios suportam por até cinco minutos a falta de oxigenação e da chegada de nutrientes. Da mesma forma, quando o coração deixa de funcionar, as células do corpo humano ainda permanecem em atividade por um tempo.
A projeção consciente, também conhecida como “experiência fora do corpo”, “viagem astral” ou “desdobramento”, é mais comum do que se imagina. Algumas pessoas têm consciência de sair do corpo, mas outras fazem essa viagem de forma inconsciente.
Como o corpo físico acabou, o espírito estará em outra dimensão, então nada que seja feito como colocar flores, objetos e velas no túmulo não tem importância. O que é importante são as preces, a lembrança sincera, amor e oração. Túmulos suntuosos realmente não importam e não fazem a diferença para quem parte.