Os computadores se conectam uns aos outros e à internet por meio de fios, cabos, ondas de rádio e de outros tipos de infraestrutura de rede. Todos os dados enviados pela internet são traduzidos em pulsos de luz ou eletricidade, também chamados de "bits," e depois interpretados pelo computador receptor.
A conexão das redes acontece por meio de milhões de cabos de fibra óptica distribuídos pelo mundo, interligando os continentes até mesmo por baixo dos oceanos. A partir disso, são exigidos equipamentos e protocolos que fazem a comunicação entre os “nós”, como roteadores, modems, portas de comunicação e placas.
A comunicação digital é qualquer troca de informações – texto, imagem ou vídeo – feita através de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIC 's). Os dispositivos conectados à internet, como smartphones, computadores, tablets, smart TV, são exemplos de TIC's.
Os cabos submarinos desempenham um papel vital na entrega de internet de alta velocidade para empresas e residências em todo o mundo. No entanto, poucas pessoas se questionam sobre esse mundo virtual que acessamos diariamente e como ele chega até as nossas casas.
A ligação da internet entre os continentes é feita através de grandes cabos submarinos (conhecidos como backbones) que se encontram dispostos em uma enorme estrutura de comunicação criada mundo afora.
O conceito de comunicação digital é amplo e de extrema importância: é ela quem conecta, promove produtos e serviços, fideliza clientes, alavanca vendas e permite também a expansão dos negócios.
A comunicação digital é um elemento central na maneira como as pessoas compartilham informações, investem em digitalização, interagem entre si e fazem negócios. Incorpora diversas atividades, desde o envio de mensagens instantâneas até a produção de conteúdos por meio das redes sociais.
Quais são as formas de comunicação antes da internet?
Jornais e cartas foram os principais veículos de comunicação desde o surgimento da escrita. Depois, apareceu o telégrafo, capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Após o telégrafo, foi inventado o telefone. Passamos dos meios de comunicação escritos para aqueles que enviavam sinais sonoros à distância.
Qual o protocolo básico de comunicação na internet?
Protocolo TCP/IP
Juntos, formam a base de envio e recebimento de dados por toda a Internet. O protocolo TCP/IP surgiu em 1969 nos Estados Unidos a partir de uma rede de computadores de pesquisas militares denominada ARPANET.
A conexão utiliza a rede telefônica, fibra óptica, sinais de rádio ou satélite para conectar sua rede local com o provedor. Para ligar as redes entre si, formando o que chamamos de Internet, é preciso um modem. Para consultar quem é o seu ISP, você pode acessar o site www.whoismyisp.org.
A comunicação entre computadores da rede é feita através do protocolo TCP/IP que gerencia e encaminha mensagens de dados entre os computadores. O TCP/IP utiliza a tecnologia de comutação de pacotes – packet switching.
A transferência de informações pode ser feita por meio de cabos de rede, de conexões sem fio ou de satélites, permitindo que os dados sejam enviados para diferentes locais. Diante disso, podemos falar em comunicação como um processo de conexão entre dispositivos distintos.
Escrita: trata-se da principal forma utilizada para a comunicação, e é definida como um conjunto de símbolos e códigos empregados na transmissão de informações.
A comunicação pode ser verbal ou não verbal, ou seja, ela pode se dá por meio da linguagem oral ou escrita ou por meio de gestos, expressões corporais, sinais, entre outros. Contudo, independentemente de ser comunicação verbal ou não verbal, os elementos da comunicação estão presentes em qualquer processo comunicativo.
De modo geral, podemos dizer que os 7 principais tipos de comunicação são: comunicação verbal, comunicação oral, comunicação escrita, comunicação formal, comunicação informal, escuta ativa e comunicação digital.
Comunicação em rede refere-se à transferência eletrônica de informações, comunicação mediada por um computador ou periférico. Com o surgimento das novas tecnologias, muito tem-se facilitado à livre circulação da informação, emitida de pontos diversos.
Por meio dela, por exemplo, podemos conversar facilmente com pessoas de todo o mundo, em tempo real. Além disso, é possível realizar uma série de atividades e transações a partir de qualquer dispositivo conectado à rede, de qualquer lugar, 24 horas, 7 dias por semana.
A invenção da internet modificou tudo aquilo que conhecíamos a respeito das formas de comunicação. Essa rede que integra mundialmente milhares de computadores foi capaz de aproximar pessoas, diminuindo longas distâncias e reduzindo o tempo de transmissão de uma informação.
Os computadores se conectam uns aos outros e à internet por meio de fios, cabos, ondas de rádio e de outros tipos de infraestrutura de rede. Todos os dados enviados pela internet são traduzidos em pulsos de luz ou eletricidade, também chamados de "bits," e depois interpretados pelo computador receptor.