A língua é apresentada por Bakhtin não como objeto abstrato, todavia como atividade social, fundada nas necessidades de comunicação, assim, a natureza da língua seria essencialmente dialógica.
A primeira concepção de língua é chamada por Bakhtin de “subjetivismo idealista”. O filósofo sintetiza essa concepção basicamente dizendo que a língua é uma atividade, um processo criativo ininterrupto de construção (“energeia”), que se materializa sob a forma de atos de fala individuais.
Bakhtin, na tentativa de conceber a noção de língua e compreender sua realidade fundamental, bem como seu modo de existência, afirma que a língua deve ser entendida “como um fenômeno social da interação verbal, realizada pela enunciação (enunciado) ou enunciações (enunciados)”, e “não constituída por um sistema ...
A linguagem do ponto de vista bakhtiniano tem vida em um espaço enunciativo-discursivo e, com isso, amplia-se mais ainda ao ser considerada não como um privilégio do verbal, ou seja, todas as manifestações que tenham a interferência do homem constituem-se como linguagem, enunciado, texto.
Entende-se que Bakhtin é um “filosofo da interação” sua teoria engendra sempre a comunicação entre um “eu” e “outro” e, os enunciados são a liga dessa interação. O enunciado é a representação de uma dada realidade, que ao mesmo tempo que retrata a realidade nela se refrata, portanto, a ressignifica.
Linguística: Bakhtin e sua teoria | Bruna Martiolli
Qual é a teoria de Bakhtin?
Ele acredita que a língua está sempre a serviço de um locutor que a usa numa determinada condição de enunciação em que a palavra, o signo, está de acordo com a situação social estabelecida concretamente; o locutor serve-se da língua para suas necessidades enunciativas concretas.
Concepção de língua(gem): um breve recorte histórico
De modo geral, os autores apresentam três: linguagem como expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem como forma ou processo de interação.
Qual a concepção de língua para Saussure, Jakobson e Bakhtin?
O ponto congruente entre Saussure e Bakhtin é que tanto para um quanto para o outro, a língua é essencialmente social. Aquele postula que a língua é um produto depositado na mente dos falantes e tem caráter coletivo, que ele chamou de langue (FREIRE, 2007, p. 1).
Qual linguagem é definida por Bakhtin como objetivismo abstrato?
A segunda concepção, chamada por Bakhtin (2006) de “objetivismo abstrato”, ou, conforme Geraldi (1984), de “linguagem como instrumento de comunicação”, considera uma gramática universal com base em fatores fonéticos, gramaticais e lexicais, os quais permanecem imutáveis para todos os enunciados, ou seja, um sistema ...
A comunicação, tomada como realidade fundamental da língua, é justamente o processo de expressar-se em relação ao outro, e não simplesmente para o outro. É esse em relação, pelo qual o eu só existe em relação ao outro, e só assim pode se expressar, que configura a dinâmica da interação verbal/discursiva.
Quais as contribuições de Mikhail Bakhtin para os estudos da linguagem?
Assim, para tal autora, a principal contribuição de Bakhtin para as ciências humanas seria, sobretudo, sua cosmovisão de linguagem dialógica, introduzindo o discurso como social, situando a fala num contexto mais amplo, do seu conteúdo ideológico, com significado e sentido.
A idéia bakhtiniana é integrar o ato de enunciação individual num contexto mais amplo, a fim de revelar relações intrínsecas entre o linguístico e o social; haja vista que limitar-se ao estudo interno da língua não seria tarefa de um linguista que intenta dar conta do seu objeto.
Qual o conceito de linguagem para Vygotsky e Bakhtin?
Na perspectiva vygotskyana e bakhtiniana, não é o biológico que explica o desenvolvimento da linguagem, mas sim as interferências sócio-históricas; tese também aceita por Franchi. A linguagem é ela mesma um trabalho pelo qual, histórica, social e culturalmente, o homem organiza e dá forma a suas experiências.
Bakhtin e Volochinov (1992) explicam que a “palavra” sempre se dá em contextos de enunciações precisos, logo, em um contexto ideológico preciso e, em decorrência disso, a palavra sempre estará “carregada de um conteúdo ou de um sentido ideológico ou vivencial”, pois “não são palavras o que pronunciamos ou escutamos, ...
Começamos afirmando que Bakhtin considera o dialogismo e o diálogo como um “fenômeno quase universal, que penetra toda a linguagem humana e todas as relações e manifestações da vida humana, em suma, tudo o que tem sentido e importância” (2010b, p.
O círculo de Bakhtin foi um grupo de intelectuais multidisciplinares que se dedicou a pensar nas formas de estudar linguagem, literatura e arte. São vastas as suas contribuições em diversas áreas, tais como: a sociolinguística e análise do discurso.
Para Bakhtin, a realidade da fala-linguagem não é o sistema abstrato das formas linguísticas, não é o enunciado monológico isolado, mas o evento social da interação verbal. A palavra orienta-se para um destinatário e esse destinatário existe numa relação social clara com o sujeito falante (STAM, 1992, p. 42).
Na Estética da Criação Verbal (BAKHTIN, 2003), o autor postula que a compreensão da língua não se dá a partir de frases ou orações, mas a partir de gêneros do discurso.
Para fins de classificação de um gênero discursivo, faz-se necessário que sejam considerados alguns aspectos definidos por Bakhtin, a saber: conteúdo temático (assunto), plano composicional (estrutura formal) e estilo (leva em conta a forma individual de escrever; vocabulário, composição frasal e gramatical).
A língua é uma unidade por si só. Para Saussure, ela é a norma para todas as demais manifestações da linguagem. Ela é um princípio de classificação, com base no qual é possível estabelecer uma certa ordem na faculdade da linguagem. Vocês devem estar pensando que isso tudo é muito complicado.
Qual a diferença entre linguagem e língua para Saussure?
A linguagem tem caráter de uma faculdade presente nos indivíduos, mas que só pode ser falada a partir da língua. Por outro lado, a língua ocupa o espaço social e o autor ainda reforça que um fato só passará a ser linguístico quando ele se tornar um fato social, reconhecido por “todos”.
Três concepções de linguagem foram consideradas para este estudo: linguagem como expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem como forma de interação.
Segundo Bakhtin, para o objetivismo abstrato, o fato linguístico existe a despeito dos indivíduo que o realizam. Ele é independente dos sujeitos. E A língua é vista como um sistema fechado, imutável para cada indivíduo.
Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim. As línguas podem se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Ela acontece porque o princípio fundamental da língua é a comunicação, então é compreensível que seus falantes façam arranjos e rearranjos de acordo com suas necessidades comunicativas, por isso é fundamental que os diferentes falares sejam considerados como variações, e não como erros.