Elas são muito utilizadas no processo de compostagem pois se alimentam do resíduo orgânico transformando-o em um adubo cheio de nutrientes, conhecido como húmus. A utilização de minhocas na compostagem acelera o processo de decomposição e transformação do lixo orgânico em adubo.
Qual é a importância das minhocas em um sistema de verme compostagem?
As minhocas trituram os resíduos orgânicos, liberando um muco que facilita a decomposição por microorganismos decompositores. Assim o processo de humificação é acelerado. Além disso, promove o desenvolvimento de uma grande população de microorganismos.
Como a compostagem pode ser aplicada na agricultura?
Onde aplicar o composto? Utiliza-se o composto no solo, como corretivo orgânico, principalmente em solos pobres em matéria orgânica como os argilosos e arenosos. O fertilizante orgânico pode ser usado em pomares, hortas, jardins, na agricultura em geral.
Contribuição para a Qualidade do Composto: Além de transformar resíduos em húmus, as minhocas aeram o solo, o que é crucial para o processo de compostagem, e suas fezes (conhecidas como vermicomposto) são um adubo rico em nutrientes, melhorando a qualidade do composto produzido.
A minhocultura é capaz de produzir grande quantidade de biomassa de minhocas, que também pode ser utilizada na complementação da alimentação animal, na pesca esportiva, na venda de matrizes para produtores ou até mesmo na alimentação humana, devido ao elevado teor de proteínas.
Aí vem a pergunta: por que isto acontece? A resposta é simples! Porque as condições de criação não estão satisfatórias às minhocas, conforme deveriam. O substrato para alimentação das minhocas deve passar pelo processo de compostagem.
A compostagem adequada dos resíduos orgânicos que geramos em nossa vida diária - alimentos não comestíveis ou não utilizados - pode reduzir a dependência de fertilizantes químicos, ajudar a recuperar a fertilidade do solo e melhorar a retenção de água e a entrega de nutrientes às plantas.
O processo, como já sabemos, consiste em transformar a matéria orgânica por meio de processos com ou sem a presença de oxigênio e tem como produto final o húmus, caso a compostagem seja feita com minhocas ou em composto orgânico, se este for feito com micro-organismos.
A minhoca californiana (Eisenia fetida) é a principal espécie de minhoca utilizada em composteiras. Também chamadas de minhocas vermelhas da Califórnia, as minhocas californianas são anelídeos do grupo dos oligoquetas que vivem enterradas no solo e se alimentam de detritos.
A gongocompostagem funciona por meio da parceria entre o gongolo e os microrganismos presentes no solo e nos resíduos. Os gongolos trituram os materiais, facilitando a decomposição por esses microrganismos. É por meio desta decomposição que os resíduos são transformados em adubo orgânico.
Muitas pessoas têm a ideia de que as minhocas possam ser bichos peçonhentos, mas é o contrário: são limpas e não transmitem doenças, e ainda podem ser usadas em sua casa sem causar problemas.
O QUE É E PARA QUE SERVE UM MINHOCÁRIO? É um sistema de reciclagem do lixo orgânico caseiro, com minhocas, que transforma restos de alimento em adubo e fertilizantes orgânicos para plantas. Neste processo, ocorre a oxigenação e a oxidação da matéria orgânica.
As minhocas morreram? Primeira coisa que você deve observar é o local de instalação da sua composteira, certifique-se que esteja protegida do sol e da chuva. O calor é o maior inimigo das minhocas, os resíduos ferventam e a temperatura pode chegar a 70° dentro das caixas.
As fases da compostagem estão relacionadas à TEMPERATURA que é resultado da atividade BIOLÓGICA (Figura 3). Fase Inicial ou de aquecimento =1 a 3 dias ▪ Fase Termófila = > 50°C por vários dias ▪ Fase Mesófila = 35 a 40°C por alguns dias Maturação = temperatura ambiente por vários dias.
As desvantagens são: a capacidade de transformar o resíduo em adubo e de armazenagem é reduzida; é necessária a segregação dos resíduos orgânicos antes de enviar para compostagem, pois nem todo resíduo orgânico pode ser compostado.
Quanto tempo leva para uma compostagem ficar pronta?
A compostagem leva de 9 a 16 semanas, dependendo do material orgânico utilizado, das condições ambientais (no verão é mais rápido) e do cuidado no revolvimento constante e uniforme da leira.
Qual a diferença entre uma composteira e um minhocário?
A diferença entre um minhocário e uma composteira é a introdução de minhocas californianas (compradas junto com a composteira), chamando assim de minhocário. O uso do chorume é feito a partir da diluição de 1:10 (1 parte de chorume para 10 partes de água). Uso nas plantas – a cada três meses regue as plantas.
Pode ocorrer de duas formas: seca ou com o uso de minhocas (vermicompostagem). Na compostagem seca, os microrganismos decompõem naturalmente a matéria orgânica, enquanto que na vermicompostagem o processo ocorre com a inserção de minhocas na composteira doméstica. Elas se alimentam dos resíduos e não geram odor.
As leiras de compostagem devem ser formadas, inicialmente, com cerca de 30% de lixo orgânico urbano, logo após a separação do material, 40% de capim e 30% de caroço de açaí triturado, arrumados em camadas. A partir da obtenção de composto orgânico, coloca-se sobra de peneiramento de composto.
- Manter a umidade: nem muita, nem pouca. O material não pode estar muito seco nem encharcado. A solução é regar quando estiver seco e colocar folhas secas e serragem quando estiver molhado demais. Se tiver muito resíduo úmido, não precisa irrigar.
Expostas ao sol por muito tempo, ela morrerá. A umidade é indispensável às minhocas, necessitam de oxigênio em resumo o local deve ser escuro ao abrigo do frio e calor, seco e ventilado. Embora a minhoca seja frágil, ela pode remover terra em quantidade de até 60 vezes o seu próprio peso.
Por estarmos presenciando o processo de decomposição orgânica, é natural que haja um cheiro característico da composteira. Contudo, se a composteira permanecer tampada, se for mantida a saúde das minhocas e se for colocado os resíduos orgânicos corretamente, a composteira não deve feder!