Não, Social Media não pode ser MEI. Isso porque as CNAEs mais comuns para essa profissão, que são 7311-4/00 – Agências de publicidade ou 7319-0/03 – Marketing direto, não constam na lista de atividades permitidas para o Microempreendedor Individual.
Qual a ocupação principal do MEI para social media?
De acordo com a Receita Federal o CNAE para social media é o 6319-4/00 – Serviços de administração (gestão) de conteúdo relacionado às redes sociais para terceiros.
Infelizmente, a partir de 2023, o Social Media não pode ser enquadrado como MEI. Isso acontece porque a Receita Federal colocou um CNAE específico para essa atividade profissional. Sendo assim, o social media precisa colocar o CNAE correto.
Como vimos anteriormente, o marketing digital não se enquadra mais no modelo MEI. Portanto, para formalizar seu negócio, o primeiro passo é escolher o regime jurídico do seu negócio. As opções são entre Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).
O CNAE de marketing digital para MEI está enquadrado no código 7319-0/03, referente a “Marketing Direto”. Isso inclui atividades como publicidade por mala direta, distribuição de amostras, visitas de representantes, entre outras.
Para a criação do MEI em Marketing Digital ou qualquer outra atividade, o profissional precisa selecionar uma Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) em que os seus serviços se enquadram. A numeração referente ao Marketing Digital foi desenquadrado do regime do MEI, ou seja, não existe mais.
Qual ocupação colocar no MEI para marketing digital 2024?
Para empreendedores digitais, o mais indicado é o 62.0, referente à Consultoria em Tecnologia da Informação. Já para quem trabalha com internet, as opções incluem o 62.0 e o 63.19-4/00, referente à Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.
Um dos maiores problemas dos MEIs é utilizar a conta bancária pessoal para guardar ou movimentar o dinheiro da empresa. É de extrema importância separar, o que é do empreendedor e o que é do negócio. Quando se faz essa separação, abrindo uma conta MEI ou PJ, a gestão dos recursos fica mais eficiente.
Qual ocupação principal colocar no MEI para Designer Gráfico? De todas as atividades do MEI, CLICHERISTA é a que mais se adequa à profissão de Designer Gráfico, em minha opinião, principalmente para os designers que são apaixonados por produção gráfica tradicional.
R: Para abrir uma empresa de marketing digital, você deve escolher o CNAE correto, que é o 7319-0/99 – Outras atividades de publicidade, e realizar o registro do CNPJ da sua empresa.
O registro como MEI é rápido e fácil, basta acessar o Portal do Empreendedor e realizar o cadastro para receber o CNPJ. Mas existem algumas exigências e regras para se encaixar nesta modalidade. Uma delas são rendimentos que o empreendedor terá como freelancer que não pode ultrapassar R$ 81 mil de renda bruta anual.
Marketing pode ser enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI) em algumas situações e áreas de atuação específicas. Os códigos de atividade específicos para ampla atuação com marketing ou publicidade não estão permitidas para formalização como MEI.
Para empreendedores digitais, o mais indicado é o 62.0, referente à Consultoria em Tecnologia da Informação. Já para quem trabalha com internet, as opções incluem o 62.0 e o 63.19-4/00, referente à Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.
O CNAE para influencers é o 7311-4/00 – Agências de Publicidade. No entanto, quando o profissional também vende infoprodutos com expert ou afiliado, por exemplo, outros tipos de código de atividade também precisam constar no CNPJ.
Criadores de Produtos Digitais – Os criadores de produtos digitais, se enquadram no CNAE 8599-6/04, que compreende o desenvolvimento de conteúdo digital para cursos e treinamentos.
Qual código de tributação nacional para Social Media?
Entender o “CNAE para Social Media” é fundamental para você que atua nesse cenário digital em constante evolução. Para que você possa atuar no mundo das mídias sociais, o código CNAE 7319-0/02 é o que geralmente se aplica.
Para isso é necessário fazer um registro no site do Governo Federal, onde será emitido seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A partir do momento em que o MEI é regularizado, você obtém o direito de emitir notas fiscais e contratar até um funcionário, no máximo.