Quando se fala da existência de coisas inanimadas, utiliza-se ARIMASU, (que também significa haver, existir, estar). A sua forma negativa é ARIMASEN, que significa (não haver, não existir, não estar).
Usa-se essa expressão para chamar a atenção de alguém. Quando você se perde no caminho, você pode dizer SUMIMASEN para alguém que estiver próximo para pedir ajuda. Também podemos usar SUMIMASEN quando pedimos desculpas.
"Hajime (は じ め) é a palavra japonesa que significa" começo "(初 め, 始 め). Nas artes marciais tradicionais japonesas, como karatê, judô, aikido e kendo, é um comando verbal para" começar ".
Para pedir algo a alguém em japonês, usam-se verbos na forma TE seguidos de KUDASAI (por favor). Os verbos conjugados que terminam em TE ou DE são chamados de “verbos na forma TE”.
“Onegai” vem do verbo “negau“, que significa literalmente “orar por (algo)” ou “desejar (algo)”. O “O” no início é o “honroso O” que torna a frase mais “honorífica”. É claro, nós nunca devemos dizer a frase sem esse “O“, (Não confunda esse “O” com o “O” em O-Sensei.
Quando se fala da existência de coisas inanimadas, utiliza-se ARIMASU, (que também significa haver, existir, estar). A sua forma negativa é ARIMASEN, que significa (não haver, não existir, não estar).
福 (fuku): Esta palavra significa “sorte” ou “fortuna”. Exemplo: あなたは福を持っています (Anata wa fuku wo motte imasu) – Você tem sorte. 幸福 (kofuku): Esta palavra significa “felicidade”. Exemplo: あなたは幸福です (Anata wa kofuku desu) – Você é a felicidade.
好き [SUKI] SUKI é um adjetivo, e não um verbo. Portanto, não se usa O, mas sim GA para indicar aquilo de que se gosta. Não se pode dizer SHÔSETSU O SUKI DESU.
Na língua japonesa, há os cumprimentos de quem sai de casa e daqueles que permanecem: “いってきます(ittekimasu)” (que traduzido literalmente significa “Vou e volto”) e “いってらっしゃい(itterasshai)” (que literalmente significa “Vá e volte (estarei esperando)”), respectivamente.
Quando uma pessoa diz ARIGATÔ (obrigado/a), a resposta é DÔITASHIMASHITE (de nada). Memorize as duas expressões em conjunto. HAJIMEMASHITE é uma saudação usada no primeiro encontro com alguém.
Ao final, acrescenta-se SHIMASU (fazer), SHIMASHITA (caso o sujeito seja "eu": fiz) ou SHITAI DESU (querer fazer). Por exemplo, a Anna fez muitas coisas em Shizuoka.
· FUKUGO – disputa em que o mesmo atleta disputa uma rodada kata e na outra kumite. Para competir nesta categoria é necessária grande habilidade, tanto no combate quanto na execução de kata.
YOKATTA é a forma passada do adjetivo II (bom/boa). É usado em conversas informais como entre amigos. A expressão que encerra uma frase de maneira polida, DESU, foi omitida.
Em uma conversa com um amigo próximo, “な る ほ ど” (naruhodo) é usado como um gesto de concordância quando você mostra que concorda com as palavras da outra pessoa.
Em OGENKI DESU KA (Como vai você?), OGENKI é um adjetivo GENKI (bem, animado/a, saudável) que vem acompanhado da partícula honorífica O. Para responder “Eu estou bem” é só dizer HAI, GENKI DESU.
Os sons "fufufu!" e "fufu" são formas de representar risadas ou expressões de riso em alguns contextos. Esses sons são comumente utilizados em quadrinhos, mangás ou em mensagens de texto para transmitir uma ideia de risada ou divertimento.