Assim como o vinagre, o óleo de cravo pode ser bastante eficiente para combater a infestação em estágio inicial. Para isso, é só misturar dez gotas do produto em 100 ml de água e borrifar nas áreas afetadas. Já no piso, pingue o óleo de cravo em um balde com água e passe a mistura no chão após limpá-lo.
Cupim e traça são avessos a substâncias que exalam cheiro forte. Por isso, são indicadas diversas preparações com casca de laranja desidratada, cânfora, cravo da índia, lavanda entre outros.
Vinagre e água: uma mistura poderosa contra os cupins
Mais uma dica incrível de limpeza com vinagre para você utilizar! Essa combinação também deve ser feita ainda quando os focos de cupim ainda estiverem no começo e não for grave. Faça uma mistura com a mesma proporção de vinagre para a de água.
Atratex Mata Cupim é um produto à base de Fipronil e age diretamente no sistema nervoso do inseto de maneira rápida e eficaz. Ao ingerir o produto, Atratex Mata Cupim é levado de boca em boca (trofalaxia) para dentro do cupinzeiro, chegando até a rainha e exterminado toda a colônia.
O processo de tratamento do solo envolve a aplicação de inseticidas específicos na região infestada, a fim de eliminar a colônia de cupins. Esse processo pode ser bastante complexo e exigir múltiplas etapas, dependendo da extensão da infestação.
Assim como o vinagre, o óleo de cravo pode ser bastante eficiente para combater a infestação em estágio inicial. Para isso, é só misturar dez gotas do produto em 100 ml de água e borrifar nas áreas afetadas. Já no piso, pingue o óleo de cravo em um balde com água e passe a mistura no chão após limpá-lo.
Utilize solução de vinagre nas superfícies infestadas pelos cupins. A solução de vinagre e água — 50% de cada produto — é uma medida eficaz para combater o cupim, pois além de eliminar os animais já existentes, impede a formação de novas colônias no mesmo local.
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.
Siga os granulados de pó que ficam espalhados pelo chão e identifique buracos em móveis, pisos, rodapés, e se os materiais estão ocos. 2º Dica: use vinagre puro ou misturado com água. Separe uma garrafa com spray e borrife no local onde os insetos estão instalados.
O uso de armadilhas luminosas, que capturam insetos noturnos, também pode ser útil. Nos casos de infestação comprovada, recorra à descupinização para acabar com cupins. A popular “dedetização de cupim” pode ser feita de duas maneiras: injeção focal e pulverização.
Além do que, segundo Potenza, o querosene não tem efeito residual. Isoladamente, ele é usado como curativo e não como tratamento preventivo contra cupins. É, também, perigoso levar querosene ao fogo, sob risco de explosão.
Além dos prejuízos materiais, os cupins também podem representar riscos para a saúde humana. Apesar de não serem vetores de doenças, a poeira resultante de suas atividades pode desencadear reações alérgicas em algumas pessoas, levando a problemas respiratórios e irritações cutâneas.
Vinagre, naftalina, querosene, etc. Essas são algumas das substâncias que muitos costumam utilizar na tentativa de acabar com os ataques de cupins, tanto em móveis de madeira prontos quanto em peças e materiais em marcenarias.
Óleos lubrificantes ou desengripantes também são ótimos para eliminar o inseto. O ideal é borrifar querosene sobre a madeira ou encharcar toda a peça com uma pequena quantidade do produto. Querosenes e lubrificantes podem ser encontrados em lojas de bricolagem e no setor de autopeças dos supermercados.
Alguns creem que encontrar cupins em sua casa pode significar que há uma ou mais pessoas com raiva pelas suas conquistas, ou seja, com inveja (o que dizem que também pode atrair traças).
Vinagre. Faça uma solução com metade água e metade vinagre. Então, borrife nos móveis, portas ou no solo infestado por cupins e aguarde. Os resultados virão em seguida.
Acúmulo de detritos – O acúmulo de detritos como folhas, gravetos e outras matérias orgânicas ao redor da casa pode atrair cupins. Isso ocorre porque esses materiais podem conter a umidade que os cupins precisam para sobreviver.
Como funciona a descupinização nestes casos? A iscagem é colocada em locais estratégicos quando a espécie encontrada é a do cupim subterrâneo. Já a calda cupinicida funciona tanto para o cupim de madeira seca quanto para o cupim arborícula. O líquido, no primeiro caso, é aplicado no móvel ou objeto infestado.
Em casos de pequenos focos, você pode tentar atraí-los, deixando pedaços de papelão próximos ao local e colocando veneno para cupins quando eles saírem. Essa opção só funciona para pequenas infestações. Você também pode usar um spray para borrifar soluções na madeira para acabar com a presença deles.
Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.
Podem encontrar pequenas rachaduras no concreto dando a eles acesso a casa ou estabelecimento, fazendo dessas rachaduras sua rota para se proteger do sol e predadores. O cimento ou argamassa com o tempo seca e encolhe e nesse processo as pequenas rachaduras aparecem, ficando a disposição para ataque de cupim de parede.
R: Não. Os cupins se alimentam de madeiras e qualquer outro material que contenha celulose, como papel, papelão, tecidos, plantas vivas, etc. Na busca constante da celulose os cupins podem danificar inúmeros objetos e materiais que não contem celulose, na maioria das vezes porque esses materiais estão no seu caminho.
E na temporada de altas temperaturas é quando eles saem de seus esconderijos, fazem a revoada e após o acasalamento perdem suas asas e vão em busca de locais para criar novas colônias. E o atrativo perfeito para eles são estrutura de telhado, pisos, portas, móveis e qualquer item de madeira não tratada corretamente.