A arte contemporânea surgiu na metade do século XX, a partir da arte moderna, como um fruto que se separa da árvore. Seus principais artistas criaram um método nunca antes visto na história das artes, baseando-se em uma nova filosofia de vida. Ainda hoje, esse é o estilo que predomina nas academias e curadorias.
A Arte Contemporânea, também conhecida como Arte Pós-moderna, é um estilo artístico que surgiu a partir da segunda metade do século XX, após o término da Segunda Guerra Mundial. Por conta disso, também é chamada de Arte do Pós-guerra, apesar de não ser possível definir um momento exato da sua origem.
Tendência que propõe expressões artísticas originais com técnicas inovadoras. Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.
A Arte Contemporânea abarca alguns movimentos artísticos importantes entre os quais, destacam-se: Pop Art, Arte Conceitual, Arte Digital, Fotografia, Instalação, Arte Urbana, Body Art, Arte povera, Arte de Novas Mídias, Hiperrealismo, Fotorrealismo, Op Art e Arte cinética.
O Que é ARTE CONTEMPORÂNEA e Por Que Ela é Importante?
Como se deu o surgimento da arte?
A arte surgiu nos primórdios da humanidade e encontrou expressão inicial nas pinturas rupestres e esculturas da Pré-História, revelando a capacidade única dos seres humanos de comunicar emoções e experiências por meio de formas simbólicas.
A origem da arte contemporânea esta na obra de Marcel Duchamp, considerado por muitos como o pai da arte contemporânea, acreditava que a arte não deve ser feita pelo artista e sim pensada intelectualmente por ele.
A arte rupestre foi a primeira manifestação artística realizada pelos humanos ainda na Pré-história, demonstrando um grande refinamento de formas e de abstração. Arte rupestre é o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas pelos seres humanos durante a Pré-história.
Pop Art. Surgida no fim da década de 1950, a pop art pode ser definida pelo retrato e interpretação de seus artistas em relação à cultura popular e de massa. ...
Além de produzir impacto em diversas esferas da nossa sociedade. Assim, a importância da arte contemporânea alcança todas essas questões. Pode ser sobre a libertação desse artista, uma maneira de canalizar sua energia, além de trazer críticas aos nossos problemas enquanto sociedade.
Movimento refere-se a uma sensação de deslocamento à medida que o olho é guiado por uma obra de arte. Isso pode ser feito mostrando figuras em movimento ou simplesmente por meio de elementos visuais.
A arte contemporânea emerge após a Segunda Guerra Mundial e é marcada por uma ruptura com as convenções artísticas tradicionais, um questionamento da autoridade e do status quo, e um aumento no uso de novas tecnologias e mídias.
A arte contemporânea surgiu justamente nos anos 60 a 70, é uma forma de arte pós-moderna com tendências espaciais, como as artes 3D, o contexto do surgimento desse tipo de arte foi a viagem do homem ao espaço e a corrida tecnológica da guerra fria.
Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923. 11ª Arte – Arte Digital (integra Artes Gráficas Computadorizadas 2D, 3D e Programação).
Não há um consenso entre os autores sobre o início do período contemporâneo na arte, mas considera-se que a arte contemporânea, em seus estilos, escolas e movimentos, tenha surgido após a Segunda Guerra Mundial, como ação de ruptura com a arte moderna.
8ª Arte - Fotografia (imagem) 9ª Arte - Historia em quadrinhos (cor, palavra, imagem) 10ª Arte - Video Games (integra os elementos de outras artes adicionando a interatividade) 11ª Arte - Arte digital (integra artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação).
A arte contemporânea surgiu na metade do século XX, a partir da arte moderna, como um fruto que se separa da árvore. Seus principais artistas criaram um método nunca antes visto na história das artes, baseando-se em uma nova filosofia de vida. Ainda hoje, esse é o estilo que predomina nas academias e curadorias.
O advento de novos materiais e novas tecnologias, não somente na arquitetura mas também na música, na pintura, na escultura, sempre revolucionou a arte e abriu caminho para novas formas artísticas.
A arte contemporânea desperta no sujeito a percepção de sutilezas dos pequenos detalhes que nos rodeiam diariamente, exercendo, assim, influência sobre nossa mente, no sentido de encaminhar associações no que estamos observando.
A arte contemporânea é o movimento que existe atualmente. Na verdade, ela engloba diferentes expressões criativas, como a grafitagem, videoarte, minimalismo e arte eletrônica.
Damien Hirst é um dos artistas contemporâneos mais reconhecidos mundialmente, e suas obras podem ser encontradas em galerias e museus em todo o mundo. Sua carreira artística começou na década de 1980, e desde então, Hirst tem se destacado por seu trabalho ousado e provocativo.
A arte contemporânea nos leva a viajar através das cores e formas que nos rodeiam, representando a nossa atualidade de forma que o espectador interprete das mais variadas formas, acompanhando o homem e sua história em manifestações que refletem o contexto social do momento em que ele está inserido.