Outro item que também te ajuda muito a amaciar a carne é o bicarbonato de sódio. Despeje um pouco na peça que irá para a churrasqueira e deixe descansando por aproximadamente 2 horas. Depois do tempo de descanso lave a carne brevemente em água corrente para tirar o excesso de bicarbonato.
Coloque 2 copos de água e acrescente os cubos sabor carne, dissolva-os. Coloque a peça de cupim inteira, deixe por 1 minuto e vire a peça. Em seguida, coloque água uns 4 dedos acima do cupim.
Para preparar o amaciante de carne caseiro, vamos utilizar o suco de uma fruta muito comum: o abacaxi. Ela ajuda a deixar a carne mais macia porque é rica em bromelina, uma enzima que quebra as proteínas das fibras musculares e do tecido conjuntivo da carne, deixando o alimento mais fácil de mastigar.
Para usar os amaciantes naturais em casa, basta usar as frutas que contêm a enzimas. Por exemplo, dá para fazer um amaciante batendo 1/2 mamão papaia verde com temperos. A mistura vai formar um creme espesso que você aplica em 1 kg de carne de segunda e a deixa marinando por, no máximo, 10 minutos.
Pode colocar bicarbonato na carne para ficar macia?
Outro item que também te ajuda muito a amaciar a carne é o bicarbonato de sódio. Despeje um pouco na peça que irá para a churrasqueira e deixe descansando por aproximadamente 2 horas. Depois do tempo de descanso lave a carne brevemente em água corrente para tirar o excesso de bicarbonato.
O bicarbonato de sódio possui propriedades que desintegram as estruturas fibrosas da carne, deixando-as muito mais macias. Outra vantagem de usar o ingrediente para essa finalidade é que ele retém a umidade da peça, evitando que a carne fique seca depois do cozimento.
Na dúvida, aposte nas branquinhas, que são um curinga para qualquer preparo na cozinha, inclusive para amaciar a carne. Um truque para não errar na escolha, é levar para a panela ou para a churrasqueira o que você também gostaria de beber.
Para amaciar ainda mais o corte e ressaltar todo o sabor do cupim, nossa sugestão é fazê-lo ao forno, marinado na cachaça com especiarias durante 4 horas. A marinada é uma técnica antiga, que era usada especialmente para preservar os alimentos.
Babosa. Você pode moer a aloe vera (babosa) e deixar descansá-la em um recipiente com água. Após alguns minutos, coloque a mistura em um borrifador e espalhe sobre os móveis ou pisos de madeira que tenham cupins. Esta planta é conhecida por ser um poderoso inseticida natural, principalmente contra os cupins.
Outra opção natural para amaciar carnes é o mamão papaia. Assim como o abacaxi, o mamão papaia contém uma enzima chamada papaína, que também quebra as fibras da carne, deixando-a mais macia.
Coloque o pedaço de carne em uma travessa, adicione vinagre de vinho e azeite de oliva, feche com plástico filme e deixe descansar na geladeira por 2h. Depois, é só temperar e cozinhar normalmente. Além de amaciar, o sabor fica incrível!
É composto de fibras musculares entremeadas com gordura, mas possui uma textura rígida, por isso o seu preparo é diferente de outros cortes, como a picanha, e se feito de forma errada, fica duro e seco.
A carne fica com gosto de bicarbonato? É claro que sempre existe a possibilidade de algumas pessoas mais sensíveis sentirem um pouco do sabor do bicarbonato. Nesse caso, o que você pode fazer é usar vinagre também para temperar a carne, porque ele irá atuar neutralizando o sabor.
Para deixar a carne mais macia e suculenta, aposte nos temperos! Faça uma misturinha com ervas aromáticas, alho, óleo, vinagre, sal e especiarias de sua preferência e unte a peça. Deixe a carne descansar por pelo menos 1 hora antes de cozinhá-la de acordo com a receita.
Sim!! O gás carbônico presente na água gaseificada cria um ambiente levemente ácido, o que pode quebrar algumas fibras da carne e deixá-la mais macia. Além disso, o líquido penetra na carne, contribuindo para uma textura mais suculenta.
Frutas como o mamão, abacaxi, laranja – e esse você nem desconfiava, aposto, o kiwi – são muito utilizados pelos churrasqueiros e donos de restaurantes, como amaciante natural de carne.
A primeira dica para deixar a carne mais macia é dar um banho de marinada. Para isso, basta misturar uma quantidade adequada de água, vinagre e/ou suco de limão, azeite, temperos, ervas e especiarias de sua preferência. Deixe a carne descansar no sumo por no mínimo 30 minutos.
O refrigerante deixa a carne bem macia. “Fique tranquilo porque a carne não vai ficar doce. O refrigerante de cola também combina com espetinho de frango”, sugere Edu Guedes.