Como aplicar a CNV no ambiente de trabalho?

O primeiro passo para aplicar a CNV na sua instituição é treinar suas lideranças para fazerem reuniões, one on ones e feedbacks eficientes. Afinal, é através delas que ensina-se aos colaboradores formas de se comunicar melhor. Assim, haverá também um alinhamento dessa estratégia com a cultura da empresa.
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Como aplicar a CNV no trabalho?

Exemplos de CNV no trabalho
  1. observar sem julgamentos;
  2. identificar e compreender os sentimentos;
  3. identificar e compreender as necessidades;
  4. expresse comunicar de forma clara;
  5. buscar soluções em comum.
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Como a CNV pode nos ajudar no dia a dia e nas relações de trabalho?

Reduz o estresse e a ansiedade: quando os colaboradores se comunicam de forma mais empática e respeitosa, eles se sentem mais seguros e confortáveis no ambiente de trabalho. Melhora a produtividade: ao evitar conflitos e mal-entendidos, a CNV ajuda a manter o foco nas tarefas e objetivos do trabalho.
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Onde a CNV pode ser aplicada?

O método pode ser aplicado em relacionamentos pessoais, familiares, organizacionais, educacionais, em negociações, disputas e conflitos de qualquer natureza.
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Como a CNV pode ser aplicada na gestão de equipes e liderança?

No ambiente corporativo a CNV pode ser usada para ajudar os líderes a comunicar de forma mais clara e efetiva com os funcionários, melhorando a compreensão e a colaboração, Resolução de conflitos: os líderes podem usar técnicas de CNV para ajudar a resolver conflitos entre os funcionários, aumentando a harmonia e a ...
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CNV não é ser bonzinho: veja dois exemplos reais!

Como a CNV ser praticada?

5 dicas práticas para aplicar a CNV dentro dos times:

Foque em entender a perspectiva do outro e suas necessidades. Isso ajuda a criar um ambiente de confiança e empatia. Fale de forma objetiva: ao se comunicar, evite fazer julgamentos ou acusações. Descreva a situação de forma objetiva e sem avaliações subjetivas.
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Quais os benefícios da CNV no ambiente de trabalho?

Quais os benefícios da comunicação não violenta? Por incentivar uma postura empática, a CNV é uma ferramenta certeira para fortalecer vínculos humanos. Afinal, o exercício da empatia nos permite enxergar o mundo a partir da perspectiva da outra pessoa e entender possíveis razões para suas atitudes.
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Quais são os 4 pilares do CNV?

Vamos analisar como os quatro pilares da Comunicação Não Violenta podem ajudar Ana a abordar essa situação de forma eficaz.
  1. Observar sem julgar. ...
  2. Nomear os sentimentos. ...
  3. Identificar e comunicar as necessidades. ...
  4. Pedir, não mandar.
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Como praticar a CNV?

Exercícios de CNV que você pode começar a fazer hoje
  1. O que de fato aconteceu? O que foi feito ou dito?
  2. O que eu estou sentindo?
  3. O que é importante para mim? Quais necessidades estão vivas aqui?
  4. Qual o próximo pequeno passo? Eu tenho um pedido para outra pessoa ou para mim?
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Quando a CNV pode ser usada?

Quando a CNV pode ser usada? Em todas as conversas, discussões, reuniões, até em brigas e nas mais diversas situações. Isso porque quando nos comunicamos, expressamos comportamentos na nossa fala que denunciam as nossas necessidades.
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O que a CNV promove?

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma prática que promove o conhecimento de que você pode se comunicar de uma maneira mais compassiva, que estimula a conciliação entre as pessoas, demonstrando que uma comunicação efetiva é sobre expressar necessidades e emoções humanas universais como ferramenta principal.
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O que é CNV exemplos?

Desenvolvida pelo psicólogo estadunidense Marshall Rosenberg e uma equipe de colegas do ramo, a Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma abordagem que busca superar os desafios causados pela forma com que nos comunicamos ou, ainda, pelo fato de não comunicarmos algo importante por medo do confronto.
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O que a CNV busca evitar?

A comunicação não violenta tem como objetivo incentivar a expressão de sentimentos e necessidades. Ao mesmo tempo, a ideia é ouvir ativamente as perspectivas dos outros. Assim, as empresas procuram estabelecer uma comunicação mais eficaz e colaborativa. Um dos princípios é evitar julgamentos e críticas destrutivas.
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Como a CNV pode nos ajudar no dia a dia e nas relações interpessoais dentro da empresa?

Ela ajuda a reavaliar comportamentos e sentimentos em relação a nós mesmos e aos outros, colocando a empatia em primeiro lugar. O princípio básico da CNV é que a maioria dos conflitos surge de problemas de comunicação, além do uso da linguagem coercitiva e manipuladora.
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Como a prática da CNV pode te ajudar no seu dia a dia para que você tenha uma comunicação mais eficaz?

Aprenda a nomear seus sentimentos

A CNV também propõem um autoconhecimento profundo sobre seus próprios sentimentos, além da consciência sobre os sentimentos alheios. Um bom exercício para desenvolver o lado emocional é começar a nomear seus sentimentos no dia a dia, em vez de apenas expressá-los de forma inconsciente.
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Quais são algumas dicas para praticar a CNV no dia a dia?

Confira, abaixo, algumas dicas para exercer a CNV no seu dia a dia. Evite o pré-julgamento ouvindo o outro com atenção, para entender seu ponto de vista. Não fique tentando responder e, em vez disso, faça perguntas que possam te ajudar a compreender a necessidade do outro.
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O que é CNV e quais os 4 passos?

A Comunicação Não Violenta, também chamada comunicação empática, está alicerçada em 4 pilares: observação, sentimentos, necessidades e pedidos. Essa estrutura foi criada por Marshall Rosenberg para melhorar a qualidade dos relacionamentos.
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Como iniciar uma conversa Segundo a CNV?

  1. - Entenda : uma conversa sensível é sobre duas ou mais almas humanas. ...
  2. - Revele : logo de início, da sua forma, o valor que a relação teve/ou ainda tem para você. ...
  3. - Mostre : a sua intenção e como você se sente com isso. ...
  4. - Sinta : se precisar chorar, chore. ...
  5. - Busque : comunicar suas necessidades. ...
  6. - Escute : escute.
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Como começar uma CNVS?

9 formas de começar uma conversa com qualquer pessoa
  1. 1) Pule a conversa fiada.
  2. 2) Pergunte a opinião das pessoas.
  3. 3) Peça um conselho ou recomendação.
  4. 4) Faça uma pergunta que seja fácil de responder.
  5. 5) Comente sobre o ambiente.
  6. 6) Pergunte por uma atualização.
  7. 7) Faça perguntas que deem espaço para novas perguntas.
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Como aplicar o CNV?

A comunicação não violenta, segundo Rosenberg, necessita de 4 atitudes fundamentais a serem colocadas em prática:
  1. Observar (ouvir) ...
  2. Dar nome aos sentimentos (indagar) ...
  3. Identificar as necessidades (compreender) ...
  4. Pedir ao invés de impor (argumentar) ...
  5. Falar menos e escutar mais. ...
  6. Valorize as soluções e não os problemas.
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Como falar sem atacar?

  1. Observe sem avaliar. ...
  2. Tenha um objetivo claro. ...
  3. Inclua o interlocutor. ...
  4. Mantenha o respeito. ...
  5. Argumente com exemplos. ...
  6. Se necessário, fique em silêncio.
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Qual a importância da CNV no ambiente de trabalho?

A comunicação não violenta é essencial para o bem-estar e convívio entre os colaboradores dentro da instituição. Ela auxilia a criar um clima organizacional positivo e acolhedor, além de desenvolver soft skills importantes para as relações profissionais e pessoais.
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Como se relacionar bem usando a CNV?

Respeitar a si mesmo e emitir suas opiniões sem precisar atacar ninguém. Ser capaz de aceitar críticas sem deixar que elas abalem sua autoestima. Assumir a responsabilidade por seus sentimentos e suas ações. Remover as máscaras que usa para se proteger e esconder suas reais intenções.
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Como identificar a CNV?

Esse processo de CNV pode ser bem compreendido conhecendo as suas quatro áreas:
  1. Observação. Pura observação do fato, sem julgar nem avaliar, evitando falácias (verbos, adjetivos e advérbios: é, legal, certeza, péssimo, muito…). ...
  2. Sentimento. ...
  3. Necessidade. ...
  4. Pedido.
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O que é CNV na empresa?

O conceito de comunicação não-violenta (CNV).

A CNV acaba sendo uma prática consciente, onde refletimos sobre as nossas necessidades e a do outro, identificando o que está por trás de cada mensagem e da forma de falar por meio da empatia.
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