Crie uma área de endomarketing. O primeiro passo para implementar o endomarketing na empresa é nomear uma equipe e criar uma área dedicada à função. ...
Endomarketing, ou Marketing Interno, é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Entre elas estão campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores.
Como construir seu Planejamento de Endomarketing do zero?
Quais os 4 fundamentos do Endomarketing?
incentivos ao diálogo e à troca de experiências; eventos corporativos voltados aos colaboradores; valorização do desempenho individual e coletivo; melhorias nos processos de comunicação interna.
Além de comunicar as ações de interesse dos colaboradores como treinamentos, programas de incentivo, novidades internas e campanhas, o endomarketing também tem o papel de divulgar as conquistas do negócio, seus projetos sociais, prêmios, resultados positivos, etc.
Como o próprio nome indica, endomarketing representa qualquer tipo de ação de Marketing que tenha como objetivo passar uma mensagem internamente. Ou seja, campanhas em que o público-alvo são os colaboradores e funcionários da própria organização.
Geralmente as estratégias de endomarketing são traçadas em conjunto pelas equipes de Marketing e Recursos Humanos (RH). Ao unir forças, o departamento de RH procura diagnosticar as necessidades dos colaboradores, elaborar pesquisa de clima organizacional e entender os desafios de interação entre os colaboradores.
Os pilares do endomarketing, são, portanto, as ações estratégicas, ações motivacionais e ações de apoio à gestão. As ações estratégicas são destinadas às metas, isto é, voltadas para toda e qualquer tarefa necessária para o cumprimento dos objetivos da empresa.
São dois os setores responsáveis pelo marketing interno e endomarketing: o de comunicação e o de Recursos Humanos. É muito importante que eles trabalhem em conjunto, sejam próximos, mantenham uma boa comunicação e alinhamento de todas as ações pensadas, para que essas duas práticas funcionem da melhor forma.
Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade).
Qual atividade que mais se relaciona com Endomarketing?
Qual a atividade que mais se relaciona com o endomarketing? Envolvimento dos colaboradores: incentivar a participação dos colaboradores em processos de tomada de decisão, projetos e iniciativas da empresa é uma parte importante do endomarketing.
O endomarketing ou marketing interno é um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável. Trata-se de uma estratégia de marketing institucional que visa melhorar a imagem da empresa entre seus colaboradores, refletindo em mais engajamento, motivação e menor índice de rotatividade.
O endomarketing é usado para engajar os colaboradores e estabelecer uma melhor comunicação com o público interno, pois elas identificam sentimentos e percepções a respeito de como a empresa se comunica com eles e entre eles.
O Marketing tem a função de satisfazer o desejo do seu público alvo (clientes), identificando as suas necessidades. O endomarketing, por outro lado, é uma ação institucional voltada para os colaboradores de uma organização com o intuito de melhorar a sua imagem internamente.
A diferença entre o conceito de endomarketing e comunicação interna é que o primeiro está relacionado a ações de engajamento e incentivo. Já a comunicação interna tem a ver com informação, como a empresa se comunica com seus colaboradores – e o inverso também.
No contexto de Recursos Humanos, o turnover (ou rotatividade de pessoal) é o nome dado ao fluxo de entrada e saída de colaboradores em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novas pessoas colaboradoras em um período de tempo (geralmente anual).
O endomarketing deve ser pensado pelo RH com base no perfil comportamental de cada colaborador. Assim, é possível planejar e implementar ações de maneira direcionada e personalizada, que faça com que os colaboradores vejam mais valor nessas iniciativas.
Qual é a diferença entre comunicação interna e endomarketing?
A comunicação interna tem como objetivo informar o público interno da organização sobre os mais diversos assuntos que contribua com os processos da empresa. Já o endomarketing, busca, por meio de estratégias comunicacionais, fazer com que os colaboradores se sintam engajados e motivados com o seu trabalho.
Co-branding é uma abordagem de marketing estratégico que aproveita a força de duas ou mais marcas para criar um produto, serviço ou até mesmo uma experiência. Envolve o alinhamento dos valores, cultura e posicionamento de marca de ambos os negócios a fim de potencializar os pontos fortes e alcançar o público-alvo.
O marketing de relacionamento é um parâmetro que direciona toda a sua comunicação com seus consumidores, tendo como meta fortalecer o relacionamento e visão deles sobre sua marca, para que se identifiquem cada vez mais e vejam no seu negócio a melhor solução para suas necessidades.
Market share é um indicador de mercado que representa a quota de participação de uma empresa. Para ter a maior fatia é preciso ter as ações certas. Market Share é a participação da empresa no mercado, ou seja, representa a porcentagem do valor de mercado de uma organização perante à concorrência.
Os profissionais que trabalham com a estratégia de Comunicação Interna têm perfis e habilidades bem variadas. Dentro das empresas, normalmente, quem trabalha com CI são profissionais da área de Comunicação Corporativa, Recursos Humanos e Marketing.