A partir do conhecimento e da identificação de todos esses gastos da empresa, já é possível calcular o custo de um produto. A operação é simples, conforme abaixo: CD (Custos Diretos) + CI (Custos Indiretos) + CF (Custos Fixos) + CV (Custos Variáveis) = CT (Custo Total).
Para calcular o Custo dos Produtos Vendidos (CPV), você pode utilizar a seguinte fórmula: CPV = Estoque Inicial + (Custos de Insumos + Mão de Obra + Gastos Gerais de Fabricação) – Estoque Final.
Para calcular o preço de custo, basta que o empreendedor some as despesas fixas (Ex.: aluguel), variáveis (Ex: comissão de vendedores) e os impostos que incidem sobre o que é vendido. Feito isso, basta dividir este valor pela quantidade de produtos vendidos ou serviços executados em determinado período.
Passo a passo - Como calcular o custo da @ produzida
O que é o custo de produção?
Custos de produção referem-se a todos os custos relativos à qualquer atividade produtiva que vise ofertar um serviço ou manufaturar um produto. Esses custos podem ser tanto fixos quanto variáveis, a depender do nível de demanda — ou seja, à quantidade de produtos fabricados ou serviços prestados.
Vamos à fórmula para descobrir: CMV = EI + C – EF. (Lembrando que EI = Estoque Inicial, C = Compras realizadas dentro do período analisado e EF = Estoque Final) CMV = 10 + 10 – 5.
Para esse tipo de custo, é mais fácil definir valores sem necessidade de rateios. O cálculo funciona da seguinte forma: você soma os gastos com a mão-de-obra e a matéria-prima e divide o valor pela quantidade de produtos fabricados.
A fórmula utilizada é: valor do produto + lucro da empresa em número real. Então, se você quer obter 100% de lucro em um produto cujo custo de produção é R$ 200, o lucro deverá ser de R$ 200 (100% de 200). Logo, o preço de venda será R$ 400 (200 + 200).
Para saber o Custo de produção de cada produto divide-se o custo de produção mensal pela quantidade de itens produzidos no período. Por exemplo: Custo de produção mensal R$ 19.700 / 2500 (produtos) = R$ 7,88 por item.
Também é possível fazer o cálculo de produtividade de maneira geral, utilizando a fórmula: produtividade = quantidade de produtos ou serviços produzindo / quantidade de recursos utilizados = output / input.
Para calcular o valor do CIF, é necessário considerar o valor do produto, o custo do frete marítimo e o custo do seguro para cobrir os riscos durante o transporte. Basta aplicar a seguinte fórmula: CIF = V + F + I.
Um bom CPV normalmente custa entre 3 e 30 centavos. No entanto, o valor exato depende do tipo de campanha, vertical e audiência. Por outro lado, um CPV ruim seria aquele que extrapola o seu orçamento.
Para calcular o CPV, utilizamos a fórmula: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF. Para o CMV, recorremos à fórmula: CMV = estoque inicial + compras feitas – estoque final.
O cálculo CMV pode considerar um valor por produto unitário, um percentual sobre o faturamento ou mesmo um valor geral a ser apurado a cada mês ou período determinado. Para calcular, você pode seguir esta fórmula: CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final.
Custo dos produtos vendidos, ou CPV, é um indicador que agrupa todos os custos relacionados à produção de um determinado produto. Ele está presente no DRE e serve como base de cálculo para inúmeras outras análises administrativas e financeiras, auxiliando, inclusive, nas estratégias de marketing e promoção.
Calcular o Custo por Visualização é essencial para avaliar a eficiência financeira de campanhas publicitárias. A fórmula básica do CPV é relativamente simples: divide-se o custo total da campanha pelo número total de visualizações do anúncio.
Como apurar o custo direto de um produto? Basicamente, você deve somar o valor do produto ao valor do frete, do seguro, dos gastos alfandegários, despesas de compra e impostos não recuperáveis. Em seguida, deve subtrair o valor do desconto promocional e dos impostos sobre compra recuperáveis.
Qual o CMV ideal? O Custo de Mercadoria Vendida também está relacionado ao tipo de serviço prestado. O CMV ideal gira em torno de 30% a 40%, sendo que abaixo disso está excelente, mas acima torna-se muito perigoso para o negócio.