Não é possível cancelar transferência / TED já realizada. Se alguma informação estiver errada, como número de agência e conta ou dados do destinatário, o banco recebedor devolverá a transferência e o valor será creditado automaticamente na sua conta, no mesmo dia.
Tem como recuperar dinheiro que foi transferido para conta errada?
Mas caso esse valor ainda esteja em sua conta, entre em contato com a central de atendimento do banco e deixe o valor disponível em sua conta para que seja estornado. Esse é o problema mais comum, e pode ser resolvido sem qualquer prejuízo, desde que você tome uma atitude rápida quanto ao problema.
Depois que um processo de transferência é finalizado e confirmado, não é possível fazer o seu cancelamento. Neste caso, a dica conferir todos os dados antes de finalizar a transação, entre eles: Nome e número do banco de destino. Número da agência, conta e dígito.
Fiz uma transferência errada (TED/DOC). O quê fazer para recuperar o dinheiro?
Como pedir estorno de transferência bancária?
Para solicitar a devolução de uma TED/DOC, o cliente entra em contato com o seu banco para solicitar a devolução do valor. O banco emissor irá acionar o banco recebedor pedindo a devolução da transferência. A devolução da TED ocorre no mesmo dia do envio.
Você pode entrar em contato com seu banco e solicitar o reembolso, explicando que a transferência foi feita indevidamente. O banco pode analisar o caso e entrar em contato com a instituição bancária que recebeu o valor, verificando se o caso se enquadra no Mecanismo Especial de Devolução.
Se eu digitei errado os dados do beneficiário, quando o recurso é devolvido para minha conta? O recurso deve voltar para sua conta em até 60 (sessenta) minutos após liquidação interbancária, desde que a operação tenha sido feita dentro do horário de funcionamento do sistema de liquidação de transferência de fundos.
Em uma situação como esta, a primeira medida a ser tomada é entrar em contato com a instituição financeira e informar que tal quantia não lhe pertence e que deseja realizar a devolução. O banco terá todo suporte para lhe ajudar.
Entre em contato com a pessoa que recebeu o valor de forma indevida e solicite a devolução. Se a chave Pix for o e-mail ou o telefone, fica mais fácil fazer contato. Se não houver retorno ou se não for possível localizar a pessoa, busque a sua agência para tentar ter o dinheiro de volta.
Quanto tempo demora um estorno de transferência errada?
Geralmente, assim que identifica o erro e visualiza que os dados informados não pertencem a uma conta válida, o banco solicita um prazo de até 5 dias úteis para realizar o estorno. Em poucos casos, a transferência pode ser direcionada para uma outra conta bancária existente e, por isso, o estorno não é feito.
Qual a recomendação neste caso? Constatado os valores a mais na conta, a recomendação é que o consumidor não mexa no dinheiro e avise o banco ou a instituição financeira sobre o erro. Provavelmente será investigado o assunto e, confirmando o depósito por engano, solicitarão a devolução.
Sou obrigado a devolver dinheiro recebido por engano?
#FiqueLigado! Caso perceba que de fato recebeu um valor por erro, a quantia deve ser devolvida na conta de origem, ou seja, de onde a transação errada foi feita. Ainda que a pessoa (conhecida ou não) peça para enviar em outra conta. Isso ajuda no monitoramento da transação e evita problemas.
Se os dados da conta estiverem errados ou se tiver algum problema com a conta de destino, a sua TED será cancelada automaticamente. Mas se os dados estiverem corretos, não é possível fazer o cancelamento, já que nossas transferências entram em andamento bem rápido.
Ou seja, se o pagador faz uma transferência por engano, a única solução é contatar esse recebedor e pedir para ele devolver a quantia. No entanto, em novembro de 2021, um ano depois do lançamento do sistema, o BC criou uma norma que coloca em prática o Mecanismo Especial de Devolução (MED).
Para registrar a contestação, acesse o app BB (smartphone ou desktop), clique em "Extratos", selecione a transação suspeita, clique em "Contestar Lançamento" e efetue os procedimentos de registro. Pela Central de Relacionamento (CRBB), ligue para 4004-0001 (capitais) ou 0800-7290001 (outras localidades).
O que acontece se alguém depositar dinheiro em conta errada?
Diante dessa situação, muitas pessoas nos indagaram se poderiam usar o dinheiro que milagrosamente caiu na sua conta. Vamos direto para a resposta. Não importa se o erro foi do banco, há a obrigação de devolver o dinheiro, sim. Isso está nos artigos 876 e 884 do Código Civil.
É crime usar dinheiro que caiu na conta por engano?
É crime usar dinheiro que caiu na conta por engano, mas, além da apropriação indébita, há também os artigos 876 e 884 do Código Civil. O art. 876 do CC dispõe que toda pessoa que recebe o que não lhe é devido fica obrigada a realizar a restituição.
“No caso das pessoas que fizeram o pagamento, a alternativa é buscar a sua agência bancária para resolver a situação, buscando a pessoa para quem foi realizada a transferência”, explica Afonso Morais, advogado especializado em direito do consumidor, cobranças e fraudes digitais.
Já quando a transferência foi realizada com os dados errados, o processo é bem semelhante ao estorno de TEDs e DOCs. Ou seja, o pagador precisa entrar em contato com a instituição bancária e requisitar o estorno.
Caso tenha sido vítima de um golpe, o primeiro passo é a vítima imediatamente entrar em contato com seu banco para relatar o caso e solicitar a devolução dos valores transferidos para o suposto golpista.
Caso tenha cometido um erro no valor enviado ou não queira mais enviar a transferência, o beneficiário precisará entrar em contato com o banco dele e pedir que rejeite o pagamento.
Tem como recuperar o dinheiro que foi depositado em conta errada?
O Banco Central (BC) informa que não há normas do BC ou Conselho Monetário Nacional (CMN) sobre devoluções em caso de engano ou erro do pagador. O pagador pode tentar entrar em contato com a pessoa, buscando sua agência ou instituição, para tentar ter seu dinheiro de volta.