Como chamar a pessoa com síndrome de Down?
O uso da preposição COM é ideal para designar pessoas COM deficiência. Outras opções são as expressões QUE TEM ou QUE NASCEU COM. Exemplos: pessoas COM deficiência; ator QUE NASCEU COM síndrome de Down; menina QUE TEM paralisia cerebral; estudante COM deficiência visual etc.Qual o termo correto para síndrome de Down?
TERMOS CORRETOS: pessoa com síndrome de Down; criança com Down; uma criança Down. As palavras “mongol” e “mongolóide” refletem o preconceito racial da comunidade científica do século 19. Em 1959, os franceses descobriram que a síndrome de Down era um acidente genético.Como se referir a aluno com síndrome de Down?
Síndrome de Down: use pessoa com síndrome de Down ou pessoa com Down. Nunca use mongol ou mongoloide. Não use também criança ou pessoa excepcional.Como descrever uma pessoa com síndrome de Down?
→ Características de uma pessoa com síndrome de Down
- Baixa estatura;
- Olhos puxados;
- Olhos amendoados;
- Sobrancelhas unidas;
- Face achatada;
- Orelhas pequenas e com implantação baixa;
- Excesso de pele no pescoço;
- Pescoço largo e grosso;
Como descobri que minha filha teria Síndrome de Down / Down's syndrome
Como chamamos síndrome de Down?
A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três.Como descrever um aluno com síndrome de Down?
Lembre-se: alunos com síndrome de Down costumam ser fortes na aprendizagem visual, mas fracos na aprendizagem auditiva. Precisam de apoio visual e concreto, com materiais práticos para reforçar o estímulo auditivo. Muitos alunos com síndrome de Down têm um período de concentração menor e são facilmente distraídos.Como dizer que uma criança tem síndrome de Down?
As características físicas e cognitivas associadas à síndrome variam, mas há alguns traços comuns, que incluem olhos amendoados, uma prega palmar única nas mãos, baixo tônus muscular e um perfil facial distinto.Como se referir a uma criança especial?
A resposta é muito simples: Pessoa Com Deficiência, que é a forma correta e oficial. O termo Pessoa com Deficiência foi definido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, sendo aprovado em 13 de dezembro de 2006 pela Assembleia Geral da ONU.É correto falar aluno especial?
No âmbito da legislação brasileira, o conceito legal pormenorizado encontra-se no Decreto 5.296/2004.” Portanto, não se deve utilizar: - necessidades especiais; - portador ou pessoa portadora; - aluno ou pessoa especial; - deficiente.É correto falar portador de transtorno?
O termo “portador”, como se deduz, quer dizer que a pessoa carrega algo consigo. Então, quando se trata de doença, é preciso que haja algo no corpo da pessoa que a esteja dando causa, como por exemplo, algum tipo de vírus, bactéria ou mutação genética. Então, é correto dizer: “André é portador do vírus da AIDS”.Quem tem síndrome de Down e PCD?
Sim, a síndrome de Down é uma condição que leva à deficiência intelectual, e as pessoas com síndrome de Down são consideradas PCD (Pessoas com Deficiência).Qual é o Cid de síndrome de Down?
Na Classificação Internacional de Doenças (CID-10) a SD recebe o có- digo Q - 90. Por estar classificada no capítulo Q00 - Q99 das malfor- mações, deformidades e anomalias cromossômicas. Dentro deste ca- pítulo se encontra no grupo Q 90 - Q99 das anomalias cromossômicas e na categoria Q90 da Síndrome de Down.Qual é o símbolo da síndrome de Down?
O berloque símbolo síndrome de down possui o formato clássico de fita em azul e amarelo, e é ótimo para você usar e demonstrar seu apoio, representando a causa. Confira algumas das características do berloque símbolo síndrome de down e o por quê você deveria usar em suporte pela luta atrás da igualdade.Quais são os graus de síndrome de Down?
SÍNDROME DE DOWN TÊM GRAUS? A síndrome de Down não têm graus. O que se pode notar é que, apesar das semelhanças entre pessoas com T21, existem também diferenças nas características físicas e no desenvolvimento físico e mental que são inerentes a todas as pessoas, além dos estímulos que a pessoa com T21 recebe.Como se referir a uma pessoa que tem síndrome de Down?
O termo correto é Pessoa com Deficiência. Não se referir a pessoas com deficiência no diminuitivo, ou infantilizar adultos por conta de suas deficiências. Pessoas com deficiência adultas devem ser tratadas como adultas e não com expressões pejorativas e incom- patíveis com a sua idade.É certo usar o termo criança especial?
Já na década de 90, uma nova nomenclatura é adotada, a fim de encerrar o estigma, dessa vez surge o termo Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) e seus derivados, como criança especial, aluno especial etc.Como falar quando a criança é especial?
Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.É normal criança com síndrome de Down?
A síndrome de Down é uma condição genética não rara (presente em 1 a cada 700 bebês nascidos no Brasil segundo a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down), e tem influência no desenvolvimento físico e mental da pessoa.Que qualidade tem o aluno com síndrome de Down?
Geralmente, a criança com esta síndrome é bastante sociável e comunicativa. Possui facilidade em estar na convivência com os outros, algo que é essencial para o processo de aprendizagem. No entanto, existem casos de dificuldade de fala, sendo a escola um local importante nesse desenvolvimento dos jovens.O que falar sobre a síndrome de Down?
Os indivíduos com Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, como também é conhecida, apresentam características físicas semelhantes, como rosto arredondado, olhos amendoados, deficiência intelectual que varia de pessoa para pessoa e cardiopatia congênita.Como falar de síndrome de Down na educação infantil?
Estratégias norteadoras para a inclusão
- Adaptação do currículo. Muitas vezes, será necessária uma adaptação no currículo, adequando-o às necessidades da criança de Síndrome de Down. ...
- Suporte concreto e visual. ...
- Fragmentação de conteúdos. ...
- Use uma linguagem clara. ...
- Raciocínio abstrato. ...
- Repetição. ...
- Estratégias de alfabetização.