Como chamar uma criança que tem síndrome de Down?

A Síndrome de Down também pode ser chamada de trissomia do 21 e as pessoas que a possuem de trissômicos . Freqüentemente, a Síndrome de Down é chamada de "mongolismo" e as pessoas que a apresentam de "mongolóides".
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Como chamar a pessoa com síndrome de Down?

O uso da preposição COM é ideal para designar pessoas COM deficiência. Outras opções são as expressões QUE TEM ou QUE NASCEU COM. Exemplos: pessoas COM deficiência; ator QUE NASCEU COM síndrome de Down; menina QUE TEM paralisia cerebral; estudante COM deficiência visual etc.
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Qual o termo correto para síndrome de Down?

TERMOS CORRETOS: pessoa com síndrome de Down; criança com Down; uma criança Down. As palavras “mongol” e “mongolóide” refletem o preconceito racial da comunidade científica do século 19. Em 1959, os franceses descobriram que a síndrome de Down era um acidente genético.
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Como se referir a aluno com síndrome de Down?

Síndrome de Down: use pessoa com síndrome de Down ou pessoa com Down. Nunca use mongol ou mongoloide. Não use também criança ou pessoa excepcional.
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Como descrever uma pessoa com síndrome de Down?

→ Características de uma pessoa com síndrome de Down
  1. Baixa estatura;
  2. Olhos puxados;
  3. Olhos amendoados;
  4. Sobrancelhas unidas;
  5. Face achatada;
  6. Orelhas pequenas e com implantação baixa;
  7. Excesso de pele no pescoço;
  8. Pescoço largo e grosso;
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Como descobri que minha filha teria Síndrome de Down / Down's syndrome

Como chamamos síndrome de Down?

A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três.
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Como descrever um aluno com síndrome de Down?

Lembre-se: alunos com síndrome de Down costumam ser fortes na aprendizagem visual, mas fracos na aprendizagem auditiva. Precisam de apoio visual e concreto, com materiais práticos para reforçar o estímulo auditivo. Muitos alunos com síndrome de Down têm um período de concentração menor e são facilmente distraídos.
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Como dizer que uma criança tem síndrome de Down?

As características físicas e cognitivas associadas à síndrome variam, mas há alguns traços comuns, que incluem olhos amendoados, uma prega palmar única nas mãos, baixo tônus muscular e um perfil facial distinto.
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Como se referir a uma criança especial?

A resposta é muito simples: Pessoa Com Deficiência, que é a forma correta e oficial. O termo Pessoa com Deficiência foi definido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, sendo aprovado em 13 de dezembro de 2006 pela Assembleia Geral da ONU.
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É correto falar aluno especial?

No âmbito da legislação brasileira, o conceito legal pormenorizado encontra-se no Decreto 5.296/2004.” Portanto, não se deve utilizar: - necessidades especiais; - portador ou pessoa portadora; - aluno ou pessoa especial; - deficiente.
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É correto falar portador de transtorno?

O termo “portador”, como se deduz, quer dizer que a pessoa carrega algo consigo. Então, quando se trata de doença, é preciso que haja algo no corpo da pessoa que a esteja dando causa, como por exemplo, algum tipo de vírus, bactéria ou mutação genética. Então, é correto dizer: “André é portador do vírus da AIDS”.
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Quem tem síndrome de Down e PCD?

Sim, a síndrome de Down é uma condição que leva à deficiência intelectual, e as pessoas com síndrome de Down são consideradas PCD (Pessoas com Deficiência).
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Qual é o Cid de síndrome de Down?

Na Classificação Internacional de Doenças (CID-10) a SD recebe o có- digo Q - 90. Por estar classificada no capítulo Q00 - Q99 das malfor- mações, deformidades e anomalias cromossômicas. Dentro deste ca- pítulo se encontra no grupo Q 90 - Q99 das anomalias cromossômicas e na categoria Q90 da Síndrome de Down.
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Qual é o símbolo da síndrome de Down?

O berloque símbolo síndrome de down possui o formato clássico de fita em azul e amarelo, e é ótimo para você usar e demonstrar seu apoio, representando a causa. Confira algumas das características do berloque símbolo síndrome de down e o por quê você deveria usar em suporte pela luta atrás da igualdade.
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Quais são os graus de síndrome de Down?

SÍNDROME DE DOWN TÊM GRAUS? A síndrome de Down não têm graus. O que se pode notar é que, apesar das semelhanças entre pessoas com T21, existem também diferenças nas características físicas e no desenvolvimento físico e mental que são inerentes a todas as pessoas, além dos estímulos que a pessoa com T21 recebe.
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Como se referir a uma pessoa que tem síndrome de Down?

O termo correto é Pessoa com Deficiência. Não se referir a pessoas com deficiência no diminuitivo, ou infantilizar adultos por conta de suas deficiências. Pessoas com deficiência adultas devem ser tratadas como adultas e não com expressões pejorativas e incom- patíveis com a sua idade.
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É certo usar o termo criança especial?

Já na década de 90, uma nova nomenclatura é adotada, a fim de encerrar o estigma, dessa vez surge o termo Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) e seus derivados, como criança especial, aluno especial etc.
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Como falar quando a criança é especial?

Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.
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É normal criança com síndrome de Down?

A síndrome de Down é uma condição genética não rara (presente em 1 a cada 700 bebês nascidos no Brasil segundo a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down), e tem influência no desenvolvimento físico e mental da pessoa.
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Que qualidade tem o aluno com síndrome de Down?

Geralmente, a criança com esta síndrome é bastante sociável e comunicativa. Possui facilidade em estar na convivência com os outros, algo que é essencial para o processo de aprendizagem. No entanto, existem casos de dificuldade de fala, sendo a escola um local importante nesse desenvolvimento dos jovens.
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O que falar sobre a síndrome de Down?

Os indivíduos com Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, como também é conhecida, apresentam características físicas semelhantes, como rosto arredondado, olhos amendoados, deficiência intelectual que varia de pessoa para pessoa e cardiopatia congênita.
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Como falar de síndrome de Down na educação infantil?

Estratégias norteadoras para a inclusão
  1. Adaptação do currículo. Muitas vezes, será necessária uma adaptação no currículo, adequando-o às necessidades da criança de Síndrome de Down. ...
  2. Suporte concreto e visual. ...
  3. Fragmentação de conteúdos. ...
  4. Use uma linguagem clara. ...
  5. Raciocínio abstrato. ...
  6. Repetição. ...
  7. Estratégias de alfabetização.
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Como é o sono de uma criança com síndrome de Down?

Muitas crianças com esse problema dormem em posições incomuns enquanto tentam abrir mais espaço nas vias aéreas para respirar, por exemplo, dormindo com a cabeça inclinada para trás ou dormindo sentadas. De qualquer forma, seu sono é perturbado e isso pode deixá-los irritados ou sonolentos durante o dia.
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Como chamar atenção de uma criança com síndrome de Down?

Brincar de esconder objetos ou a si mesmo para que a criança procure é uma outra alternativa. Também é importante se ela apontar para o local, mesmo sem conseguir visualizar o que foi escondido; Aproveite o momento da leitura para apontar e repetir o nome de objetos e personagens que ele já conhece.
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