Desfazer (Ctrl-Z): Desfaz último comando efetuado. Refazer (Shift-Ctrl-Z): Refaz último comando desfeito. Localizar (Ctrl-L): Localiza no texto presente no editor determinada palavra especificada. Substituir (Ctrl-U): Localiza no texto presente no editor determinada palavra especificada, substituindo-a por outra.
A atribuição de valores a variáveis é feita com o operador <-. Do seu lado esquerdo fica a variável à qual está sendo atribuído o valor, e à sua direita pode-se colocar qualquer expressão (constantes, variáveis, expressões numéricas), desde que seu resultado tenha tipo igual ao da variável.
Para variáveis reais, pode-se também especificar o número de casas fracionárias que serão exibidas. Por exemplo, considerando y como uma variável real, o comando escreva(y:6:2) escreve seu valor em 6 espaços colocando 2 casas decimais.
VisuAlg é uma variação da linguagem Portugol (português estruturado), implementada tanto como um aplicação desktop quanto como interpretadores em páginas Web e extensões para o Visual Studio Code, de domínio público e uso gratuito para edição, interpretação e execução de algoritmos.
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O que é <> Em Portugol?
Portugol, uma sigla que representa “Pseudo-código em Português”, é uma linguagem de programação didática destinada ao aprendizado dos fundamentos da programação.
Para tanto, dois métodos podem ser aceitos, conforme o caso: truncamento ou arredondamento. Ou seja, ao truncar um número para que apresente 2 casas decimais, simplesmente devemos ignorar as casas excedentes, independentemente dos valores nelas constantes (sem se preocupar com a precisão que ele representa).
Dica: Pressionando CTRL+J o Visualg mostra uma Lista de funções predefinidas. Basta selecionar a desejada e dar ENTER. Depois é só passar os parâmetros desejados.
Os números decimais podem ser representados também como fração. Para fazer sua representação, colocamos o número decimal no numerador, mas sem a vírgula, e contamos quantos algarismos esse número tinha em sua parte decimal.
No VisuAlg, os símbolos dos operadores relacionais são: =, <>, >, <, >=, <=. Vamos testar esses operadores no Visualg com o algoritmo abaixo que compara dois números com cada um dos operadores e mostra o resultado na tela.
Observando a dificuldade dos estudantes de Computação em entender programação, o ex-aluno do Câmpus Gaspar e professor universitário, Antônio Carlos Nicolodi, criou o Visualg 3.0, um software, gratuito, que permite ao usuário acompanhar, passo a passo, o processo de criação de aplicativos para computadores e outros ...
Para declarar um vetor no VisualG use vet: vetor [1..10] de real . Depois, iterar com ele use vet[1] , por exemplo. Note que o número total de variáveis suportado pelo VisuAlg é 500 e cada elemento de um vetor é contado individualmente.
Para começar a criar com o VisuAlg você precisa ter o programa instalado em seu computador. Então comece baixando o programa no link abaixo e siga os passos de instalação. Após baixar o arquivo execute-o. Vá sempre clicando em Avançar até que apareça a tela com o título Instalação Completa.
Após baixar o arquivo descompacte-o em seu diretório C:/, abra a pasta e execute o arquivo (.exe). A tela em tom madeira que irá abrir é o tema padrão, que aliás é personalizável. Se você deseja mudar o tema, no menu vá em [Manutenção >> Configurações], e na aba [Editor >> Peles] escolha a que mais lhe agrada.
É uma ferramenta na qual pode-se simular pseudocódigos, podemos dizer que é a interpretação de uma linguagem algorítmica, utilizando comandos e instruções em Português para representar as ações dos algoritmos, também conhecida como Portugol ou Português Estruturado.
Para isso precisaremos usar a função RAIZQ do Visualg para calcular a raiz quadrada pra gente. Observe que utilizamos a função RAIZQ para calcular a raiz quadrada do valor que passamos como parâmetro (valor entre parênteses) “b*b + c*c”, o valor retornado por essa função armazenamos na variável “a”.
Exemplo A: 1,666 6 arredondado à primeira decimal temos: 1,7. Exemplo B: 4,850 5 arredondados à primeira decimal temos: 4,9. for 5 seguido de zeros, dever-se-á arredondar o algarismo a ser conservado para o algarismo par mais próximo. Consequentemente, o último a ser retirado, se for ímpar, aumentará uma unidade.
Para arredondar um número, devemos identificar qual é o algarismo posterior à última casa decimal a ser conservada. Se o algarismo for menor que 5, o último algarismo de interesse é mantido. Se o algarismo for maior que 5, o último algarismo de interesse é acrescido em uma unidade.
Quando usamos == ou === e também != Ou !== Temos algumas definições particulares com relação a sua utilização?
== (Igual a ou Equal to) – é usado para comparação entre duas variáveis, independentemente do tipo de dados da variável. === (Valor e Tipo igual) – é usado para a comparação entre duas variáveis, mas isso irá verificar o tipo estrito, o que significa que ele irá verificar o tipo de dados e comparar dois valores.
O tipo do resultado desses operadores é bool . O operador igual a ( == ) retorna true se os dois operandos tiverem o mesmo valor; caso contrário, retorna false . O operador diferente de ( != ) retorna true se os operandos não tiverem o mesmo valor; caso contrário, retorna false .