Como posso armazenar minhas tâmaras? Muita gente não sabe, mas as tâmaras são frutas frescas e não frutas secas. Por esse motivo, recomendamos sempre que fiquem levemente refrigeradas. Lembre-se que, sob refrigeração intensa, elas tentem a ficar mais ressecadas e voltam à maciez com retorno à temperatura ambiente.
- Dica: Armazenar o produto em recipiente de vidro ou de plástico na geladeira. Evitar exposição ao calor, luz e atmosfera. Assim você conserva o sabor, textura e os nutrientes por mais tempo!
Você pode congelar tanto a Tâmara fresca quanto a Tâmara seca. Sendo que a seca fica melhor ainda devido à quantidade de açúcar presente. Nos dois casos deve-se colocar em recipiente hermético ou saco de congelamento no freezer.
Validade - A partir de 6 meses da data de fabricação. Após aberto consumir o produto em até 30 dias; Armazenamento - Em local limpo, seco e arejado, distante de produtos químicos e livre de sujeiras.
Minha empregada não para de reclamar! Mas percebemos que estavamos passando do limite com ela!
Pode comer o caroço da tâmara?
A Pheonix dactylifera ou comumente conhecida como tamareira ou palmeira, é uma espécie de planta da família das palmeiras, Arecaceae, cultivada por seu fruto doce, comestível e seu caroço (Qadir et al., 2020).
A tâmara é uma excelente fruta para ser ingerida tanto antes quanto após o treino, por ser extremamente energética. Eu, particularmente, gosto de utilizá-la após o treino. Rica em sacarose, frutose e glicose, a tâmara também acaba sendo uma boa opção para ser utilizada como uma substituição ao açúcar.
A tâmara é uma fonte de frutose, um tipo natural de açúcar. Por essa razão, a tâmara é muito doce e têm um sabor sutil semelhante ao de caramelo. Elas são ótimas substitutas para o açúcar branco em receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que fornecem.
Se você tem alergias alimentares conhecidas, é importante evitar o consumo de tâmaras ou procurar orientação médica antes de incluí-las em sua dieta. Devido ao seu alto teor de açúcar natural, as tâmaras podem afetar os níveis de glicose no sangue, o que pode ser uma preocupação para pessoas com diabetes.
Existem algumas formas de desidratar frutas, as que normalmente são encontradas nas lojas de produtos naturais é feita através de um forno especial que fica ligado a uma temperatura média de 40 graus.
Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. A tâmara contém ótimas quantidades de carotenoides, flavonoides e taninos, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que combatem os radicais livres e promovem a saúde das artérias, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
Para se ter ideia dos seus benefícios, uma única tâmara pode ter até três vezes mais potássio do que uma banana. “Por ser considerada uma fonte de energia natural, com baixa frutose e glicose, a tâmara é indicada para pacientes diabéticos, porém, em quantidades pequenas.
Segundo estudos, o fruto é conhecido a pelos 5 mil anos e o seu cultivo teve origem no Golfo Pérsico, embora não seja possível afirmar com precisão em que região germinaram naturalmente. Atualmente, países como Egito, Irã, Arábia Saudita, Paquistão e Iraque são responsáveis conjuntamente por 98% da sua produção.
As tâmaras são consideradas uma alternativa natural para combater a insônia, segundo a medicina chinesa. Rico em triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, o hormônio do sono, esse fruto também possui propriedades relaxantes que promovem bem-estar, conforme explicado pela especialista Patrícia Liu.
Quantos anos leva um pé de tâmara para dar frutos?
A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.
Contém fibras, que ajudam na regularidade intestinal e promovem saciedade. Rica em potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, é ideal para enriquecer receitas ou como um snack doce. Além disso, sua textura macia e sabor doce complementam perfeitamente tanto pratos doces quanto salgados.
"Armazene-as em pote hermético, à temperatura ambiente em um local fresco e seco por até seis meses ou em geladeira por até um ano", aconselha Roberta. "Com o tempo podem-se formar algumas manchinhas brancas na casca da fruta. Elas são cristais de açúcar que podem ser dissolvidos em fogo baixo", explica.
Essa história mostra bem o poder dessa frutinha no nosso organismo. Por isso, a tamareira é considerada uma árvore sagrada e mágica há milhares de anos nas regiões onde é cultivada. Aqui no Brasil, ela se desenvolveu principalmente na região nordeste, por conta do clima quente.
Tamar é nora de Judá, o quarto filho de Jacó com Lia. Ele a escolheu para se casar com Her, seu filho primogênito. Tamar, contudo, fica viúva de Her, mas o texto é estranhamente sucinto para dar uma razão plausível a essa viuvez – limita-se a informar que Her desagradou a Deus, que o fez morrer (Gn 38,7).
Além disso, a tâmara pode ajudar a reduzir os níveis do colesterol ruim no sangue. Uma fruta pode conter até três vezes mais potássio do que uma banana, um nutriente importante que ajuda a controlar a pressão arterial.
Conservar em local fresco, seco e protegido da luz solar direta. A Empório Quatro Estrelas não se responsabiliza por eventuais problemas causados pelo uso do produto.
A principal diferença entre a tâmara seca e a fresca está no teor de água. A Tâmara Fresca possui mais água, sendo mais suculenta e macia, enquanto a tâmara seca é mais concentrada e possui uma textura mais firme.