Pode ser consumida como chá ou então em receitas! Coloque 10 a 15g de sementes de urucum (1 colher de sopa) em 1 litro de água fervente por 15 minutos. Coe e consuma de 2 a 3 xícaras por dia. Também é possível consumir o Urucum na culinária!
Para fazer o chá de urucum, deve-se ferver 1 litro de água. Após fervida, tirar do fogo e adicionar as folhas ou as sementes, deixando por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, coar e beber 2 a 3 xícaras por dia.
Já para uso caseiro, é da semente do urucum que são extraídas as substâncias ativas e, desta forma, é possível consumi-lo por meio de chás preparados a partir das folhas secas ou frescas, no óleo para a culinária ou como corante na alimentação.
PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO, ANTIOXIDANTE e Mais! Benefícios do Urucum, Como Usar e Dicas
Que tipo de doença serve o urucum?
Afirma-se que o extrato obtido do urucum também consegue diminuir a proliferação de células cancerígenas, bem como levar à morte celular células de câncer de próstata, pâncreas, fígado e pele, dentre outros tipos de câncer. Em relação aos olhos, por ser rico em carotenoides, o urucum garante melhor saúde aos olhos.
- Coloque as sementes em um copo de água e deixe em imersão por um dia. - Retire as sementes com um coador. A bebida é usada para cicatrização de feridas estomacais e diminuição do colesterol. - Coloque as sementes em uma chaleira com água fervente.
Os sintomas da alergia ao urucum incluem coceira, inchaço, pressão arterial baixa, urticária, dor de estômago e sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII) (confira aqui estudos a respeito: 16, 17).
Forma de uso: a semente de urucum seca e triturada é o tempero que conhecemos como colorau. Ele deve ser adicionado sempre antes ou durante a cocção. Com o que combina: suave e adocicado, ressalta os sabores de carnes, frangos e pescados de todos os tipos, sopas e ensopados.
As pesquisas conduzidas na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas identificaram que o extrato de urucum diminui a inflamação do fígado podendo auxiliar no tratamento para redução de gordura e no controle de colesterol no corpo.
O Urucum, planta tipicamente brasileira, ajuda a reduzir a gordura do fígado. É o que diz uma nova pesquisa realizada pela faculdade de engenharia de alimentos da Universidade de Campinas. Os pesquisadores descobriram que o extrato da semente diminui a inflamação do fígado, e ajuda, inclusive, a controlar o colesterol.
Depois, as cachopas de urucum devem ser acondicionadas sobre uma lona de plástico para facilitar o recolhimento. As cachopas devem ser colocadas para secar, diretamente ao sol, espalhadas sobre uma lona de plástico. Antes de serem debulhadas, elas deverão estar totalmente secas.
O colorau, um popular condimento alimentar, é o pó do urucum, também chamado de colorífico e falso açafrão, especialmente devido à sua forte cor vermelha. Ele é feito a partir das sementes do urucuzeiro – árvore típica das regiões tropicais da América do Sul.
O Colorau (Urucum) é uma especiaria de sabor forte, terroso, delicado e um pouco apimentado, com um toque amargo. Seu aroma é fraco, de floral ou de menta. As partes utilizadas são somente as sementes, inteiras ou moídas.
Ele tem propriedades medicinais, dá cor e sabor na comida e faz parte de rituais da cultura indígena", explica. O fruto é uma importante fonte de vitamina E que ajuda a fortalecer o sistema imune e previne doenças como alzheimer. Ele também possui ações anti-inflamatórias e antioxidantes.
💚💛 Muitas pessoas gostam de temperar o feijão com colorau para que ele fique mais vermelhinho, enquanto outras preferem ele mais branquinho. O colorau é extraído do urucum, que é um fruto com poderosa propriedade antioxidante, que reduz a ação dos radicais livres e combate o surgimento de diversas doenças.
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante.
Quem não pode comer? Na forma de chá, o consumo de urucum não é recomendado para pessoas com pressão baixa ou que usem algum tipo de medicamento para reduzir a pressão. Já como corante, o fruto amazônico não oferece riscos à saúde humana, já que é um pigmento natural, segundo a obra “Urucum”.
O colorau é um condimento feito a base de pimentão ou urucu, mas pode acentuar refluxo gastroesofágico e gastrite caso seja usado em excesso. Melhore o tratamento do Refluxo com outros fitoterápicos, vitaminas, minerais e enzimas, bem como dieta específica.
Além disso, o condimento também tem efeito anti-inflamatório e contém alguns minerais como o cálcio, o magnésio e o fósforo que atuam na regulação da pressão arterial e no fortalecimento ósseo.
Nas condições do Nordeste e do Centro Sul do Brasil, a colheita do urucuzeiro é realizada aproximadamente aos 130 dias após a abertura da flor, quando se verifica ¾ das cápsulas secas.
Para a nutróloga, o urucum melhora os receptores da insulina, o que promove uma baixa da glicose sanguínea e estimula a redução de gordura periférica, favorecendo, assim, o emagrecimento corporal.