A bouba aviária é um tipo de verruga que aparece na cabeça e nos olhos das galinhas. Não existe tratamento para a doença, por isso o criador deve separar as aves doentes das demais.
Um problema muito comum que acomete o corpo das aves, é o aparecimento da bouba aviária, ou, como são conhecidas, as verrugas. Para resolver essa doença, basta utilizar Thuya avícola!
Não existe tratamento, por isso o criador deve separar as aves doentes. Como é transmitido por insetos, deve-se fazer o controle na propriedade. Não é adequado consumir os ovos da galinha.
Não existem tratamentos contra a bouba, sendo somente aconselhados os tratamentos de suporte. O controle da enfermidade se dá através de vacinação das aves e controle dos mosquitos, que atuam como transmissores da doença.
COMO CURAR BOUBA AVIÁRIA, GOGO DE CAROÇO, VERRUGA E PIPOCA EM GALINHA
Como eliminar verrugas rapidamente?
O dermatologista pode indicar o uso de alguns cremes ou pomadas à base de ácido salicílico e/ou ácido lático que devem ser aplicadas na verruga e ajudam a eliminar a verruga. Esses remédios podem ser aplicados em casa, pelo menos 2 vezes ao dia ou de acordo com a orientação do dermatologista, ou no consultório médico.
A bouba aviária é altamente contagiosa entre as aves, sendo transmitida principalmente por contato direto com animais doentes e com fômites (objetos que podem transmitir a doença, como agulhas e seringas infectadas), além de mosquitos, piolhos e outros insetos que picam espécimes infectados e depois picam os saudáveis.
A bouba aviária tem a transmissão horizontal e lenta, além disso, essa doença tem o período de incubação relativamente longo, de 4 a 10 dias. Por esse motivo, é comum a indicação para vacinações de lotes que estejam passando por esse desafio.
Adicionar 100 gotas de Thuya Avícola Simões oral, diariamente em cada litro de água dos bebedouros, durante 2 (duas) semanas. Adicionar uma colher de chá (5mL) de Thuya Avícola Simões oral, diariamente em cada litro de água dos bebedouros, durante 2 (duas) semanas.
Uso oral, diluído na água dos bebedouros. Tratamento curativo: adicionar 5 mL diariamente, em cada litro de água do bebedouro, durante 2 semanas. Não atingir os olhos; CONSERVAR A EMBALAGEM BEM FECHADA EM LOCAL SECO, FRESCO E AO ABRIGO DA LUZ SOLAR.
Bejel, bouba (frambesia) e pinta são infecções causadas por Treponemas, que são bactérias em forma de espiral chamadas espiroquetas. Essas infecções disseminam-se por qualquer contato estreito com a pele de uma pessoa infectada – geralmente entre crianças que vivem em más condições de higiene.
Como fazer Colocar 1 gota de creolina para cada 8 litros de água de beber das galinhas. uma mistura não muito úmida. A seguir oferecer para os pintinhos, frangos e galinha comerem.
O Medicamento Thuya para Aves Provets é um produto indicado para o tratamento da bouba (pipoca), verrugas e epitelioma contagioso em aves em geral como galinha, peru, pato, pássaros de gaiola e viveiro.
A bouba é um virus que não chega a causar infecções, por isso o consumo de ovos por exemplo não seria problema, já a carne se a ave estiver com a doença é uma questão do especto visual da ave que não nos dá segurança.
Segundo Benites & Melville (2003) o uso de Thuya Occidentalis 30CH no tratamento de papilomatose em um cão resultou em redução no número de lesões após 15 dias de tratamento e a regressão total das lesões ocorreu somente com 22 dias, após o uso de Nitric acid 30CH.
POXINE® AE é uma vacina viva liofilizada contra a Bouba Aviária e a Encefalomielite Aviária. AE-Poxine é recomendado para a prevenção de encefalomielite aviária e bouba aviária quando administrado em galinhas saudáveis com idade entre 8 semanas e 4 semanas antes do início da produção de ovos.
Terramicina Solução Injetável é indicada para o tratamento de infecções causadas por cepas sensíveis a oxitetraciclina, em bovinos, eqüinos, suínos, ovinos, caprinos, aves, coelhos, cães e gatos. Dosagem: As aplicações devem ser repetidas a cada intervalo de 24 horas, durante 3 dias.
Principais vacinações: Os pintinhos são vacinados no primeiro dia de vida contra as doenças de Marek, Bouba-Aviária (amostra suave) e Gumboro, após deixarem o incubatório. New Castle Vacinar as aves com 10 dias de idade e aos 40 e 90 dias de idade. As aves adultas poedeiras deverão ser revacinadas a cada 120 dias.
A prevenção é a principal medida contra a doença. Os produtores devem manter as aves bem abrigadas e alimentadas, protegidas de frio, chuva, umidade e mosquitos, que contribuem para a transmissão da doença.
O principal método de prevenção da bouba é a manutenção de bons hábitos de higiene e evitar o contato com lesões e objetos de uso pessoal de pessoas infectadas.
Não existe tratamento para a doença, por isso o criador deve separar as aves doentes das demais. Como a bouba é transmitida por insetos, deve-se fazer o controle na propriedade. Também vale frisar que não é adequado consumir os ovos da galinha doente.
“Para o caso da dúvida, a melhor coisa que a ser feita é separar as aves doentes das saudáveis. Depois disso, fortalecer essas aves debilitadas com uma boa nutrição e um ambiente limpo e de água clorada”, diz Bruno Soares médico-veterinário.