Conhecimento é uma consciência dos fatos ou uma habilidade prática. O conhecimento dos fatos, também chamado de conhecimento proposicional, é frequentemente caracterizado como uma crença verdadeira que é distinta da opinião ou suposição em virtude da justificação.
De forma simples, é possível dizer que conhecer é elaborar um modelo de realidade. O conhecimento é, portanto, uma forma de compreender a realidade. Essa representação a realidade fundamenta-se nos sentidos e na percepção, na imaginação ou no intelecto; na ideia de verdade ou de falsidade.
1 Ato ou efeito de conhecer. 2 O ato de conhecer por meio da razão e/ou da experiência; cognição. 3 Processo pelo qual se adquire um saber intelectual. 4 Consciência que cada indivíduo tem da sua própria existência; lucidez.
Conhecimento significa a familiaridade e consciência de uma pessoa, lugar, eventos, idéias, questões, maneiras de fazer as coisas ou qualquer outra coisa, que é reunida através da aprendizagem, percepção ou descoberta.
Esta definição identifica três características essenciais: é (1) uma crença que é (2) verdadeira e (3) justificada. A verdade é uma característica do conhecimento amplamente aceita. Implica que, embora seja possível acreditar em algo falso, não se pode saber algo falso.
Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.
O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas; além disso, ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.
O conhecimento é o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre sujeito que conhece e objeto a ser conhecido. A teoria do conhecimento é uma disciplina filosófica que investiga os problemas decorrentes da relação entre sujeito e objeto do conhecimento, bem como as condições do conhecimento verdadeiro.
O conhecimento é um processo cognitivo complexo, que permite você entender, interpretar e dar sentido a tudo que o rodeia. Em poucas palavras, é tudo que você sabe e a forma como você sabe. O conhecimento é fundamental para tomar decisões, resolver problemas e desenvolver novas habilidades.
De acordo com os dicionários, o conhecimento pode ser definido como “informação ou noção adquiridas através do estudo ou pela experiência”. Na prática, entretanto, há inúmeras outras definições possíveis e igualmente plausíveis de conhecimento.
O verdadeiro conhecimento está em um patamar “acima” do mundo das opiniões e das sensações, e pode ser acessado pelo ser humano através da aplicação de técnicas e do exercício de capacidades e sentidos, que hoje não são comumente conhecidos e desenvolvidos.
Inferimos então que um conhecimento, para ser verdadeiro, dentro desta concepção, deve ser acreditado à luz de algum critério que seja aceito por todos. Dessa forma, sim, segundo Platão, pode-se construir um conhecimento capaz de transcender o particular e o tempo, capaz, finalmente, de alcançar o inteligível.
O conhecimento, como a palavra indica, é tudo aquilo que conhecemos, ou seja, que sabemos. Assim, uma pessoa pode ter conhecimentos sobre diversos temas: culinária, jardinagem, psicologia, arte, mecânica de carros, enfim, qualquer assunto que exista no universo.
Como Definir o Conhecimento? Quando nos referimos ao conhecimento, é preciso ficar claro que ele é um processo que ocorre mediante a relação entre sujeito e objeto. Dessa forma, podemos afirmar que conhecer é a percepção que o sujeito constrói acerca do objeto contemplado.
Portanto o conhecimento exige do sujeito cognoscitivo (*) a capacidade de identificar o que é importante e assim gerar o saber. Se informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada.
A definição de conhecimento. Sabemos já que o conhecimento consiste numa relação que um sujeito estabelece com um objecto e que esse objecto é uma certa proposição.
Ter conhecimento significa possuir informações, enquanto a sabedoria está na habilidade de utilizar esses dados de maneira apropriada e eficaz. A aplicação inteligente do conhecimento é essencial para tomar decisões informadas e resolver problemas de forma eficiente.
A construção do conhecimento se dá a partir da experimentação de uma hipótese, onde a dedicação do pesquisador e a trajetória percorrida, fazem a diferença na conclusão dos resultados. As teorias científicas são obtidas através dos resultados de centenas de experimentos.
Quais são os três elementos básicos do conhecimento?
Nesse sentido, três elementos são necessários para que haja conhecimento: a) O sujeito, que é o ser que conhece; b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer; c) A imagem mental em forma de opinião, idéia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que ...
Chiavenato (2004) descreve o conhecimento em quatro características básicas: a) é tácito; b) é orientado para a ação: c) é sustentado por regras;e d) está em constante mudança Sua função agora é relacionar cada característica básica apresentadas acima com seu respectivo significado.
A teoria do conhecimento busca compreender o modo como conhecemos, como é possível ao ser humano conhecer as coisas e o modo pelo qual podemos atingir o conhecimento verdadeiro.