As kitnets oferecem integração entre cômodos em um espaço reduzido e os lofts trabalham da mesma forma, porém, são espaços mais amplos, com pé-direito alto e, às vezes, mezaninos.
Um loft é um tipo de moradia que se caracteriza por ser um espaço amplo e aberto, com um design arquitetônico único. Essa forma de habitação teve origem no final do século XX, quando antigos armazéns, fábricas e edifícios comerciais foram adaptados para uso residencial.
Embora tenham um espaço reduzido, os lofts costumam ter uma área maior que 50 metros quadrados. Além disso, por conta da origem industrial, possuem o pé-direito alto e muitos incluem um mezanino.
A kitnet costuma ser menor do que o apartamento, tendo, normalmente, cerca de 20 a 40 metros quadrados. Enquanto o apartamento possui cômodos mais delimitados, a kitnet contém um cômodo só e o banheiro. Cada opção apresenta vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá do estilo de vida que você deseja adotar.
Construídas originalmente em galpões industriais desocupados, essas moradias contemporâneas chamam a atenção pelo visual despojado e espaços integrados. Cheias de estilo, com uma atmosfera industrial e ambientes integrados, as casas loft se tornaram verdadeiras tendências de moradia contemporâneas.
TOUR completo na KITNET LOFT de 29 m² | com MEZANINO | Estilo Moderno Industrial
O que vem a ser loft?
O loft é um estilo de disposição de ambientes moderno e prático, que vem ganhando cada vez mais espaço nos apartamentos do mundo inteiro. Com alto potencial decorativo e boa sensação de espaço, eles são sinônimos de personalidade e praticidade.
O loft é um tipo de imóvel residencial com características próprias e especiais, como pé-direito alto, janelas grandes, sem divisórias fixas entre os cômodos, ideal para estilo de vida minimalista. Geralmente, esses imóveis são localizados em regiões centrais, o que facilita a locomoção e o acesso a diversos serviços.
O loft e a kitnet são bem parecidos, ambos tem um espaço único, com apenas o banheiro separado, mas o loft tem mais do que 50 metros quadrados. Eles viraram tendência nos Estados Unidos entre as décadas de 60 e 70 quando espaços de fábricas começaram a ser utilizados para moradia.
A palavra kitnet tem origem no inglês kitchenett, ou “pequena cozinha”. Isso porque a proposta do kitnet é um espaço totalmente integrado, normalmente com três ambientes: uma “sala-quarto”, uma cozinha com área de serviço e um banheiro. Outros sinônimos são kitnete, kitinete e quitinete.
Esses serviços exclusivos, fazem com que os flats tenham um valor mais elevado de aluguel e compra, em comparação com os kitnets. Entretanto, ainda é uma opção mais acessível do que um apartamento convencional.
O que a Loft faz? A Loft é uma startup que facilita a compra de apartamentos por meio de uma experiência digital, com preços e informações verificados.
Os lofts são projetados para serem espaços flexíveis, permitindo que os proprietários personalizem o espaço para atender às suas necessidades e estilos de vida. Então, se você é uma pessoa que está em busca de uma moradia que pode ser personalizada conforme o seu gosto e personalidade, o loft é ideal!
Isto é, não há paredes dividindo os cômodos, tornando um espaço, embora não muito grande, com um aspecto mais amplo. Além disso, se destaca a altura do apartamento, pois outra característica presente nos apartamentos lofts é o pé direito duplo de, pelo menos, 3,20 metros.
Em prédios residenciais ou lofts, recomenda-se que o pavimento tenha 2,10 metros de altura, sendo essa medida a mínima exigida para realizar a construção da plataforma intermediária. Para isso, a medida total do ambiente deve ser entre 4 e 4,30m de altura.
O preço para construir um loft gira em torno de R$ 2.100 por m². Peça um orçamento para construtoras de casas e receba valores compatíveis com sua região.
O loft é o modelo de apartamento moderno preferido dos solteiros ou dos casais sem filhos. Devido à ausência de paredes, ele é ideal para quem busca apartamentos totalmente integrados, símbolo de modernidade e estilo.
É um tipo de apartamento sem paredes e tudo nele é integrado, com exceção do banheiro. A área é maior do que 50 m². O loft é mais moderno, prático e industrial.
Imóveis com poucas divisórias ou nenhuma, espaço interno “aberto” e pé direito duplo, com estética mais industrial, um loft costuma ter em média 50 m².
A diferença entre o flat e o loft é sua caracterização geral. O flat é mais compacto e funciona como uma pousada, conhecido também como apart-hotel. Já o loft tem a planta livre com os detalhes que você já viu. O flat é um espaço menor com serviço de quarto, lavanderia e refeição.
Também conhecido como apart-hotel, o flat é um tipo de apartamento pequeno e mobiliado, pronto para morar. No entanto, o prédio oferece serviços de hotelaria, o que aumenta a atratividade, principalmente para quem não vai se mudar de forma definitiva.
O apartamento mobiliado já vem com todos os móveis e eletrodomésticos que os locatários usarão no dia a dia. Ou seja, o imóvel pode ter sofá, cama, mesa, cadeiras, cortinas, espelhos, geladeira, fogão e o que mais o proprietário oferecer.
A principal característica de um loft é não apresentar divisória entre os cômodos, com exceção do banheiro. Sendo assim, esse tipo de imóvel é ideal para quem gosta dos ambientes integrados.
As kitnets e lofts são projetados com um banheiro e um cômodo que integra o quarto, a sala e uma cozinha compacta. Em contrapartida, os flats têm marcações que separam quartos, sala, cozinha, varanda etc.