“O jeito ideal de aquecer o motor é dar carga aos poucos. Não é bom aquecer o carro em marcha lenta ou sem carga”, afirma ele. “Carga” significa o quanto o pedal do acelerador é pressionado, isto é, o ideal é ir acelerando aos poucos quando pegar o carro. Além disso, tanto faz o tipo de combustível que o veículo leva.
Diferentes motivos podem fazer com que o motor atinja níveis de calor que ele não foi projetado a suportar, desde problemas no sistema de arrefecimento até a falta de óleo. Independente da causa, lidar com o superaquecimento do motor é um dos pontos mais importantes a se dar atenção em um automóvel.
Regule seu termostato para a temperatura mais baixa possível, aponte o fluxo de ar para o interior da cabine ou a sua parte inferior (jamais para os vidros) e ligue na potência máxima. Essa instrução vale tanto para os carros dotados de ar-condicionado quanto para os que tiverem apenas ventilação.
Por que o motor esquenta tanto? Primeiro, pode ser porque o motorista se esqueceu de verificar o nível de água do radiador e seu volume se reduziu muito. Segundo: problemas mecânicos na válvula termostática, por exemplo, ou no ventilador elétrico, a ventoinha, que não está sendo acionado quando necessário.
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O que faz a temperatura do motor subir?
Causas do superaquecimento do motor
A válvula termostática travar na posição fechada e impedir o fluxo de água fria para resfriar a temperatura do motor. A bomba d'água apresentar vazamentos ou ter uma de suas pás desgastadas e, assim, não conseguir impulsionar a água na velocidade ideal.
Quanto a deixar o motor esquentando por dois ou três minutos, também não é mais necessário. Porém, ainda se recomenda deixá-lo em marcha lenta durante vinte ou trinta segundos, antes de acelerar e sair com o carro.
Assim que perceber o superaquecimento, pare o veículo assim que puder em um local seguro e desligue o motor imediatamente e acione o reboque. Isso vai ajudar o motor a esfriar um pouco mais rápido. Mas não toque no capô caso esteja saindo fumaça (vapores) do local, pois poderá causar queimaduras graves em você.
Quantos minutos demora para esfriar o motor de um carro?
Em média, o motor do carro leva de 30 a 45 minutos para esfriar por completo. Porém, para garantir a sua segurança, é importante não abrir o capô do carro imediatamente após desligar o motor, pois o líquido de arrefecimento ainda estará quente e pode causar queimaduras.
O motor pode estar esquentando por diversos motivos, os principais são os problemas na correia da ventoinha, na bomba de água ou no termostato, panes elétricas ou perda de líquido de arrefecimento - geralmente, é causado por algum vazamento na mangueira ou no radiador. O problema pode, sim, ser do radiador.
Se o sistema de ar condicionado estiver sobrecarregado ou com problemas, pode contribuir para o sobreaquecimento do motor. Problemas no sistema de ignição: uma combustão irregular ou má regulagem do sistema de ignição pode resultar num aumento da temperatura do motor.
Quanto tempo o carro demora para chegar na temperatura ideal?
Na maior parte dos modelos é possível acompanhar a temperatura do motor no mostrador específico no painel de instrumentos. Ele leva em torno de 5 a 10 minutos para atingir a temperatura ideal, sendo mais rápido com o carro em movimento do que parado em marcha lenta.
Ligar o carro e já sair andando não é boa decisão. A temperatura baixa do motor e a falta de lubrificação levam ao desgaste dos componentes. O motor de um carro foi desenvolvido para trabalhar em uma temperatura ideal, que varia entre 80°C a 100°C na maioria dos casos.
Seja como for, especialistas recomendam esperar o motor do carro esquentar antes de sair. Assim, as peças internas vão atingir a temperatura ideal de funcionamento. Se estiver frio, o consumo de combustível, por exemplo, tende a ser maior.
Em motores modernos a lubrificação é basicamente instantânea ao ligar o motor, por isso o importante é só cuidar pra não elevar demais o giro até esquentar. Só em motores muito antigos, com galerias largas e óleos espessos, é que faz sentido esperar 1-2 minutos até sair.
O termostato regula a quantidade de líquido de arrefecimento que circula pelo motor. Se o termostato falhar na posição fechada, o fluxo de refrigeração pode ser reduzido, resultando em superaquecimento. Uma vez identificado esse problema no termostato, ele precisa ser trocado o mais rápido possível.
Após o carro ter sido exposto muito tempo no sol, abra os vidros e espere o bafo quente sair. O ar quente saíra, tornando o trabalho de gelar mais rápido. Espere um ou dois minutos e acione o ar-condicionado. Quanto mais frio o ar, mais gasolina é consumida.
Portanto, o bom e velho balde de água, ou uma mangueira de água de baixa pressão, para molhar sua moto com um spray a 1,2 metro de distância mínima é o ideal. 5 – Sombra e água fresca: não use água quente, assim como jamais lave sua moto com motor quente.
Se a quantidade de água for baixa ou nenhuma, não haverá resfriamento dos componentes e eles passarão a esquentar. Portanto, a peça deve estar sempre em bom estado para que funcione de forma adequada. O líquido refrigerante também chamado de água do radiador é composto por uma mistura de água destilada e aditivo.
“O jeito ideal de aquecer o motor é dar carga aos poucos. Não é bom esquentar o carro em marcha lenta ou sem carga”, afirma. “Carga” significa o quanto o pedal do acelerador é pressionado, ou seja, o ideal é acelerar aos poucos quando pegar o carro. Além disso, tanto faz o tipo de combustível que o veículo leva.
O superaquecimento do motor é geralmente causado por falhas em componentes do sistema de arrefecimento. Alguns problemas comuns incluem: Falhas em mangueiras ou vazamentos no reservatório de água. Quebra da válvula termostática ou da bomba d'água.
Rodar com o motor frio em curtas distâncias acarreta aumento no consumo de combustível e diminuição da vida útil do óleo lubrificante. Você chega na academia, monta a barra com um monte de anilhas, separa os halteres “peso pesados” e parte direto para o treino, sem aquecimento.
"Não vale a pena deixar o motor esquentar, isso só causa desperdício de combustível. Além disso, na fase fria, somente mantendo o motor em marcha lenta, leva muito mais tempo para atingir a temperatura adequada do que rodando normalmente", complementa.
Há automóveis que podem ficar ligados por apenas 10 minutos ou por vinte minutos a cada duas semanas. Essa frequência e esse tempo poderão variar de modelo para modelo, por isso é recomendado conferir o manual do proprietário.