Adicionalmente, existem recipientes próprios para o descarte de seringas e agulhas — perfuro cortantes em geral — chamados DESCARPACK. Como já discutimos anteriormente, semelhante aos demais medicamentos e embalagens, esse tipo de material deve ser devolvido às Unidades Básicas de Saúde ou farmácias que os aceitem.
As agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, quando descartáveis, sendo proibido reencapá-las ou proceder a sua retirada manualmente.
Além de possível contaminação biológica ou química, este resíduos podem causar acidentes, portanto, não devem ser descartados no lixo domiciliar. Os usuários destes materiais podem colocá-los em garrafas PET identificadas e entregar nos postos de saúde.
DESCARPACK – agulhas contaminadas ou não, lâminas e lamínula quebradas, lancetas, lâmina de bisturi, escalpe, alfinetes. SACO BRANCO (LIXO BIOLÓGICO) - algodão, gaze, luva ou qualquer outro material que contenha sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgias, moldagens e kits para exames.
Descarte Correto de Materiais Perfurocortantes - Uso correto do Descarpack
Como descartar agulha de insulina em casa?
A ADA, de acordo com Silvia, recomenda que se descartem os resíduos de serviços de saúde em recipientes rígidos e com abertura larga. Os recipientes devem ser feitos de plástico mais rígido que o da garrafa PET, como o de embalagens de amaciante. A medida em grande parte anula os riscos de contaminação.
A caixa coletora de perfuro cortantes ou caixa descarpack é um dispositivo que permite a recolha segura de agulhas e seringas utilizadas em procedimentos médicos. Ela evita que as agulhas e as seringas sejam descartadas nos lixos comuns, onde podem representar um risco para a saúde pública.
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados em recipiente próprio. É vedado o descarte de qualquer material perfuro cortante em recipientes plásticos como potes ou garrafas, garrafas de vidros de qualquer modelo, cofrinhos e recipientes de papelão que não o específico para esta função.
Adicionalmente, existem recipientes próprios para o descarte de seringas e agulhas — perfuro cortantes em geral — chamados DESCARPACK. Como já discutimos anteriormente, semelhante aos demais medicamentos e embalagens, esse tipo de material deve ser devolvido às Unidades Básicas de Saúde ou farmácias que os aceitem.
Como descartar? O descarte dos materiais deve ser realizado dentro do horário de funcionamento das farmácias. As agulhas e seringas enviadas devem ser devidamente embaladas em garrafas plásticas fechadas ou em caixas de papelão tapadas antes de serem encaminhadas, prevenindo acidentes para quem irá manuseá-las.
O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário. Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte.
O melhor local para deixar o descarpack é na parede em cima da bancada onde é preparada medicação (para ser descartado as ampolas e agulhas sem estar contaminado com biológico), o descarpack deve ficar em uma altura adequada para que os funcionários vejam quando estiver na linha de segurança para realizar a troca da ...
Qual deve ser o procedimento correto para descarte de Perfuro-cortantes?
Já os resíduos perfurocortantes com risco químico, como aqueles materiais contaminados por quimioterápicos, antirretrovirais, hormonais dentre outros, são acondicionados em caixas na cor laranja com símbolo de risco tóxico. “Esses são recolhidos da unidade geradora e encaminhados direto para o abrigo final diariamente.
Para descartar as agulhas injetáveis, siga as orientações, como: Coloque as seringas em garrafas-pet ou algum recipiente resistente que possa ser selado; após preencher o recipiente, leve-o até a unidade de saúde mais próxima da sua residência e os mesmos farão o descarte correto.
O descarte correto e seguro das agulhas usadas é uma obrigação legal e uma responsabilidade para com a saúde pública e o meio ambiente. Ele deve seguir as seguintes etapas: Separação: as agulhas usadas devem ser separadas dos demais resíduos no momento da geração, sem contato manual ou reutilização.
- Vidros, ampolas e frascos de medicação também devem ser descartados no Descarpack; - Não jogue no Descarpack: luvas, algodão, papel, embalagens, ou equipos. Para isso, utilize as lixeiras brancas (lixo infectante) ou preta (lixo comum), conforme descrição nas tampas de cada uma.
O que pode ser descartado no Descarpack laranja O que fazer?
Deve ser descartado direto em saco laranja somente materiais sólidos leves não perfurocortantes como: luvas contaminadas, frascos plásticos vazios e papéis contaminados.
O SISTEMA PARA MONITORIZAÇÃO DE GLICEMIA DESCARPACK PLUS mede a corrente gerada e converte esta medição na quantidade de glicose existente no sangue. O resultado da glicemia é exibido na tela LCD do glicosímetro.
Indicado para descarte profissional de materiais perfurocortantes como: agulhas, seringas, scalp, lâmina de bisturi, vidrarias, entre outros, mesmo que esterilizados.
Deve ser descartado em caixa amarela resíduos perfurocortantes contaminados com material biológico como ponteiras, agulhas, seringas, lâminas e lamínulas.
Outros autores recomendam(15) a reutilização por até seis vezes, considerando que acima desta freqüência, as agulhas tornaram-se rombudas e as aplicações de insulina dolorosas.