Como descobrir uma concordância nominal?

Na concordância nominal, como regra geral, o substantivo (ou pronome substantivo) concorda em gênero e número com o adjetivo, artigo, numeral, pronome adjetivo ou particípio a ele relacionados. Veja os exemplos: Basquiat era um pintor americano. Basquiat e Warhol eram artistas americanos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Como identificar a concordância nominal?

A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Quais são as 7 regras da concordância nominal?

Confira quais são:
  • Um substantivo + um adjetivo.
  • Mais de um substantivo + um adjetivo.
  • Concordar com o substantivo mais próximo.
  • Concordar com todos os substantivos.
  • Inserir o artigo antes do último adjetivo.
  • Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.imaginie.com.br

Qual é a regra de concordância nominal?

Regra geral de concordância nominal

Artigo, adjetivo, pronome adjetivo e numeral devem concordar em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural) com o substantivo ao qual se referem. Portanto, o substantivo é o núcleo/guia em relação a essas outras palavras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

Como saber se a concordância verbal está correta?

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

CONCORDÂNCIAL NOMINAL | Aprenda Fácil

Quais são os erros de concordância nominal?

Os erros de concordância verbo-nominal são a falta de harmonia entre sujeito e verbo e seus complementos. Por exemplo, se um substantivo está no gênero masculino singular e o adjetivo que o acompanha, seja anteposto ou posposto, não concorda corretamente em gênero e número.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.cria.net.br

Quais são os dois tipos de concordância nominal?

- Concordância nominal - adjetivo com mais de um substantivo: há duas formas de fazer a concordância nominal, com o adjetivo anteposto e posposto. 1. Anteposto: no caso do adjetivo vir antes do substantivo, ele irá concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Qual a regra correta de concordância nominal para pronomes de tratamento?

Os pronomes de tratamento sempre concordam com a 3ª pessoa, no singular ou no plural, mesmo que esteja sendo usado diretamente com o interlocutor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Como não errar concordância verbal?

Dicas para evitar erros na concordância verbal
  1. Leia a frase em voz alta: muitas vezes, o erro fica evidente quando a frase é lida com atenção e em voz alta;
  2. Identifique o sujeito da oração e seu núcleo: saber quem é o sujeito e identificar o seu núcleo ajuda a escolher a conjugação correta;
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aprovatotal.com.br

É proibida concordância nominal?

A expressão “é proibido”, bem como “é preciso”, “é necessário”, “é bom”, “é permitido” permanecem invariáveis em gênero (masculino) e número (singular), quando o artigo “a” não aparecer. Assim, observe os exemplos: A entrada de crianças menores de 6 anos é proibida. É proibido falar ao celular neste local!
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

É correto utilizar na qual?

Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”. Dessa forma, teremos: “na qual”, “da qual”, “nas quais” e “das quais”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blogletraria.net

Não é ou não é?

e) Se houver dois pronomes pessoais, o verbo SER concorda com o primeiro: “Eu não SOU você.” “Ele não É eu.” “Nós não SOMOS vocês.” f) Nas frases interrogativas, o verbo SER concorda com o predicativo: “Quem SÃO os convocados?” “Quem FORAM os responsáveis?” “Que SÃO seis meses?”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

É preciso concordância nominal?

Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufla.br

Como saber se a concordância nominal está correta?

A concordância nominal ocorre quando artigos, adjetivos, pronomes, numerais e outros termos que acompanham o substantivo concordam em gênero e número.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Como explicar a concordância nominal?

Na concordância nominal, como regra geral, o substantivo (ou pronome substantivo) concorda em gênero e número com o adjetivo, artigo, numeral, pronome adjetivo ou particípio a ele relacionados. Veja os exemplos: Basquiat era um pintor americano. Basquiat e Warhol eram artistas americanos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

O que é concordância nominal e dê exemplos?

Por exemplo, em "As casas bonitas", o artigo "as", o substantivo "casas" e o adjetivo "bonitas" estão todos no feminino e no plural, respeitando a concordância nominal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ensinamais.com.br

Como identificar um erro de concordância?

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.imaginie.com.br

É correto dizer que esta maçã está meia podre?

O correto seria “Esta maçã está meio podre.” Neste caso, a palavra MEIO é um advérbio e não um adjetivo, e portanto não se flexiona para concordar em gênero com as palavras (substantivos) relacionadas a ela.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infoescola.com

Quais são os casos especiais de concordância nominal?

Adjetivo posposto a dois substantivos: concordância com ambos ou com o mais próximo, dependendo se os substantivos são de gêneros iguais ou diferentes. Adjetivo anteposto a dois substantivos: concordância com o mais próximo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aprovatotal.com.br

Como identificar uma concordância nominal e verbal?

Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Como saber se é verbal ou nominal?

De acordo com o tipo de núcleo os predicados se classificam em: Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Como não errar na concordância verbal?

Verifique a pessoa e o número do sujeito: Certifique-se de que o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Cuidado com a ordem das palavras: Em sujeitos compostos, a ordem dos elementos pode influenciar a concordância.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em professora.adrianafigueiredocursos.com.br