Quem é o Preto Velho na Igreja Católica? Na Igreja Católica, a figura do Preto Velho é muitas vezes associada a São Benedito, um santo negro venerado por sua humildade e devoção. Sua imagem ressoa na espiritualidade católica, representando a diversidade e a união espiritual.
“O preto-velho é a entidade espiritual da umbanda que mais herdou e carrega elementos católicos, como a cruz, o rosário, os terços e suas orações”, afirma Dias.
Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
São entidades veneradas por sua generosidade, amor e sabedoria, personificando os idosos africanos que enfrentaram as agruras da escravidão e agora orientam os vivos com sua paciência e conhecimento milenar.
Santo Antônio é o santo católico associado a Exu. Eduardo Carvalho (Èṣùgóroyè) nos conta que o sincretismo dos Orixás com os santos católicos se deu por conta da proibição das religiões de matriz africana imposta pela Igreja Católica.
Principalmente nos Estados do Sudeste e do Centro-Oeste, o sincretismo religioso tratou de associar Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, homenageada no feriado de 12 de outubro, a Oxum, o orixá feminino das águas doces, cultuado em religiões afro-brasileiras no dia 8 de dezembro.
Os Pretos-Velhos são muito conhecidos por ajudar em questões de saúde, seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas e repletas de mistérios milenares. Nas consultas, utilizam técnicas de benzimento e sugerem banhos com ervas.
Atua fortemente nos casos de urgência e nos pedidos de saúde e cura para todos aqueles aos quais protege ou por quem seus filhos oram. Essa Preta-Velha é muito atenta aos seus protegidos, não deixando que nenhum mal lhes aconteça, retribuindo a fé a ela destinada com incontáveis milagres.
Na Umbanda, ele é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos. Os Pretos Velhos, são espíritos de antigos africanos que vieram para o Brasil na época da colonização, e que baixam nos Terreiros para orientação e caridade. Os filhos de Ọmọlu são reservados, trabalhadores e práticos.
Descendentes dos africanos traficados e trazidos para o Brasil, a maioria foi escravizada. Após sua morte, os Pretos e Pretas-Velhas se tornaram espíritos evoluídos e hoje voltam para ajudar e orientar todos que a eles recorrerem. A principal lição que nos passam é a sua humildade, simplicidade e generosidade.
Adorei as almas! Frase usada para saudar os Pretos e as Pretas Velhas. Existem algumas histórias da origem desta saudação: "Adorei" ou "adoratio (em latim, Ad oris, para a boca)". É um gesto reverencial de tocar com a mão direita a pessoa ou objeto sagrado e cobrir a boca com a mão esquerda.
Tranca Rua é o nome do conjunto de espíritos, e pode aparecer acompanhado de complementos, como Imbaré, das Almas e da Estrada, que representam segmentos diferentes de atuação das entidades. A figura é a de um homem, que pode ser representado com uma capa e uma cartola, além de portar um tridente e fumar charuto.
O fogo queima as energias negativas e o estalar de dedos movimentam as que estão paradas. Bengala: Para espantar os espíritos sem luz que tentam atrapalhar os rituais, batem sua bengala no chão.
Num dialeto próprio, os pretos-velhos se comunicam num tom gutural com os que o procuram, com palavras que lembram antigos moradores da zona rural, sendo por vezes necessário alguém para interpretar suas palavras. uma série de características que coincidem com traços encontrados em normas vernáculas brasileiras.
E também pelas pretas velhas tem um significado espiritual muito importante! O terço é uma arma espiritual que afugenta as energias negativas... E toda perturbação presente!
Dois Orixás, Nanã Buruquê e Obaluaê, e as Entidades chamadas de Pretos Velhos, são aqueles que melhor representam o Arquétipo do Velho. A própria manifestação corporal de tais energias nos rituais de Umbanda traz, de modo inequívoco, símbolos ligados à velhice.
São figuras ancestrais que trazem as memórias de seres humanos escravizados que, apesar das mazelas da escravidão, viveram até alcançar uma idade avançada. Trazem ensinamentos, conselhos e rituais para quem pede por ajuda.
Conhecidos como uma das entidades mais poderosas na umbanda, os Pretos Velhos carregam consigo uma história de sabedoria, simplicidade e muito sofrimento. Os ensinamentos que eles trazem sobre a vida são frutos de obstáculos superados com bastante fé e perseverança.
O Preto-velho é uma das linhas de trabalho mais poderosas da Umbanda. São espíritos que representam generosidade, amor, humildade e se apresentam sob a imagem de idosos africanos que foram escravizados e morreram de velhice.
Os Pretos Velhos trabalham e atuam nas forças de todos os Orixás, porém estão sob a regência de Obaluaiê e Omolú – os Orixás da cura e transmutação. Então, por isso, assim como essas divindades, o dia da semana dos Pretos Velhos é às segundas-feiras e as suas cores são o preto e o branco.
O evangelho de Jesus Cristo é uma das suas referências morais por meio de valores como caridade e fraternidade – o próprio Cristo é uma figura de destaque na figura do orixá Oxalá. A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais.
É cultuada tanto na umbanda como no candomblé, considerada como a mãe de quase todos os orixás. Ela é sincretizada no catolicismo como Nossa Senhora do Navegantes, Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
São Jorge é considerado pela Igreja Católica padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. As relíquias de São Jorge encontram-se em diversos lugares do mundo. Em Roma, na igreja de São Jorge em Velabro é conservado seu crânio, por orientação do papa Zacarias.